Cadela volta para dar adeus aos filhotes e desejar uma vida melhor

Uma cachorra de rua voltou para dar mais uma olhada e despedir-se dos seus filhotes.

Um vídeo publicado no Youtube está viralizando. Ele mostra uma cachorra de rua com dois filhotes. A mãezinha parece estar aliviada com o resgate dos bebês. Ela observa à distância a ação dos socorristas, certifica-se de que os cãezinhos serão bem tratados e, no último minuto, volta para um último adeus.

As imagens são emocionantes. O autor do vídeo é o canal Love Furry Friends, um canal que conta com mais de 241 mil inscritos. Trata-se de um grupo baseado na Ucrânia, que promove resgates e arrecadações para entidades de socorro e abrigo a cães e gatos de rua.

cachorra-da-um-ultimo-adeus-aos-filhotes

A monetização da página – os valores obtidos com os anúncios personalizados inseridos nos vídeos – também é integralmente para atividades promotoras do bem-estar dos animais, além, claro, de custear a produção dos clipes veiculados.

Cachorros de rua

Milhões de cães abandonados vivem nas ruas de pequenas e grandes cidades no mundo inteiro – alguns nascem, crescem, se reproduzem e morrem sem ter direito a um lar e a uma família responsável e amorosa.

Este vídeo mostra um destes animais: uma cachorra que deu à luz dois lindos filhotes na rua, sem nenhum tipo de assistência humana. Talvez ela já fosse uma cadela de rua; talvez tenha sido expulsa de casa quando tutores irresponsáveis, que não providenciaram a esterilização, descobriram a gravidez.

cachorra-da-um-ultimo-adeus-aos-filhotes

Seja como for, a cachorra conseguiu se adaptar, sobrevivendo com restos de alimentos e abrigando-se em casas abandonadas ou debaixo de viadutos e pontes. Esta mãezinha provavelmente gostava da vida que levava, até que se tornou responsável por outros seres, além dela mesma.

A vida nas ruas é sempre difícil, mas é ainda mais perigosa para os cães e gatos que vivem em países de clima temperado. A Ucrânia é um país da Europa Oriental. No inverno, as temperaturas ficam negativas na maioria das noites e madrugadas.

A cachorra de rua conseguiu manter a saúde e a resistência, apesar dos obstáculos que surgiram no seu caminho. Ela amamentou e protegeu os dois filhotes, mas talvez sonhasse com um futuro menos sombrio para eles.

cachorra-da-um-ultimo-adeus-aos-filhotes

O último adeus

Para os filhotes, a mãe certamente era o centro do universo. Ela provia alimento, agasalho e proteção. Também dava carinho e estava atento a qualquer movimento que pudesse resultar em um ferimento, ou mesmo em apenas um desconforto.

A cachorra, instintivamente consciente das suas responsabilidades, encontrou um local relativamente protegido para manter os filhotes. A área em que a família foi encontrada tinha sombra, água e um anteparo natural que protegia contra o vento.

Certo dia, os apelos da cachorra foram finalmente ouvidos. Um grupo de humanos gentis, provavelmente alertados por moradores da região, identificou os três animais. Eles levaram ração e água fresca, para atrair os peludos.

cachorra-da-um-ultimo-adeus-aos-filhotes

Ainda sem terem noção completa dos perigos que rondam a vida, os dois filhotes se aproximaram rapidamente. Eles adoraram os petiscos e principalmente o carinho dispensado – era a primeira vez que humanos agiam daquela forma.

A cachorra ficou observando a alguma distância. Ela quis se certificar de que os filhotes estariam a salvo com aqueles humanos que ofereceram alguma espécie de conforto. Apesar dos chamados, a mãezinha manteve um espaço seguro.

cachorra-da-um-ultimo-adeus-aos-filhotes

No último instante, no entanto, quando os resgatadores se preparavam para embarcar os cachorrinhos no carro e levá-los para o abrigo, a cachorra decidiu dar um último adeus. Pela última vez, ela cheirou e lambeu os filhotes.

Infelizmente, os humanos são incapazes de entender todas as formas que os cães usam para se comunicar. Do contrário, nós saberíamos quais foram as últimas carícias e conselhos desta mãe aos filhotes, que ela estava vendo, sentindo e cheirando pela última vez.

O desprendimento desta cachorra dificilmente poderá ser esquecido por quantos virem este vídeo. É lamentável que a mãezinha também não tenha sido acolhida e levada a um lugar seguro, mas os filhotes estão a salvo.

Os filhotes foram levados imediatamente a um consultório veterinário. Eles estavam repletos de pulgas, mas o exame clínico mostrou que estavam saudáveis e bem nutridos – a mãezinha tinha desempenhado o seu papel com excelência e maestria.

O pessoal do Love Furry Friends tirou dezenas de fotos dos cachorrinhos. Eles não apresentavam falhas na pelagem e, depois do banho, mostraram um “casaco” brilhante e sedoso. Os voluntários esperam encontrar um lar definitivo para os dois filhotes.

A adoção deve acontecer em breve: são dois filhotes saudáveis, de grande porte, que podem atuar como cães de guarda ou de companhia. Esperamos que a mãezinha também encontre quem olhe por ela.

Veja o vídeo do momento do resgate:

Postagens Relacionadas