De acordo com a lei de número 9493/99 é obrigatório o uso de focinheira em cães com mais de 20 quilos que estejam em vias públicas. Dentre as raças inclusas na lei estão Rottweiler, Mastim Napolitano, Bull Terrier, Fila Brasileiro, Pit Bull, Dobermann, Pastor Alemão, American Sttaforshire e todas as outras que estejam com o peso igual ou acima de 20 quilos. Se você é dono de uma destas raças ou se o seu cão pesa mais de 20 quilos, com certeza você nunca se esquece da focinheira na hora de preparar seu cão para o passeio. Mas será que o acessório que você coloca em seu animal de estimação é realmente o ideal?

Existem basicamente dois tipos de focinheira, as de contenção e as de passeio. As primeiras são aquelas usadas por um curto período, principalmente em clínicas veterinárias na hora de vacinas, corte de unhas e outros procedimentos. Este tipo de focinheira mantém a boca do cão totalmente fechada.

Já as focinheiras de passeio, como o próprio nome já diz, são as indicadas para a hora das caminhadas. Em comparação com as focinheiras de contenção, as focinheiras de passeio permitem que o animal fique de boca aberta de maneira totalmente