Como Domar Cães Agressivos

Por: em

Receber carinho é fundamental para qualquer animal. No caso de cães com tendências para comportamento mais agressivo, o afeto é super importante, pois o relacionamento entre o cachorro e as pessoas que convivem com ele influencia bastante o seu temperamento. Sendo assim, quem costuma agir de forma agressiva tende a estimular esse tipo de comportamento em seus animais, mesmo que não intencionalmente.

Como domar cães agressivos

Para domar cães agressivos, é preciso que eles tenham noções claras dos limites de suas ações. Desde filhotes, os cães devem aprender que são os donos quem estão no comando e algumas atitudes são inaceitáveis. Logo, não tolere manifestações de agressividade, mostrando para o cachorro que ele não será recompensado quando fizer algo errado. Tente também ensinar alguns comandos básicos, como sentar e deitar, o que vai ajudar a estabelecer a hierarquia na casa e ainda ajudará a controlar o animal em determinadas situações.

Como domar cães agressivos

Sempre que o cão atender uma ordem corretamente, ofereça algum prêmio para que ele saiba que fez o certo. Essa recompensa pode ser desde um petisco até um simples afago. Entretanto, nos casos em que o cachorro não se comportar, você deve manter a calma na hora de repreendê-lo, pois não adianta nada partir para a agressividade se a sua intenção é justamente acabar com esse tipo de comportamento. A melhor coisa a se fazer é falar uma palavra específica de repreensão exatamente no momento em que o cachorro fizer algo errado. No máximo, deixe o animal de castigo por alguns momentos no cantinho dele, sem nunca bater ou maltratar qualquer bicho.

Como domar cães agressivos

Outro cuidado essencial para quem deseja domar cães agressivos é fazer com que eles tenham um bom convívio com outros cães e com pessoas de todas as idades. Assim, o risco de incidentes envolvendo atitudes agressivas será menor. Se você não conseguir controlar o seu cachorro, contrate o serviço de um profissional para treinar o cão de forma rápida e efetiva.

E você, já teve cães que morderam pessoas ou foram agressivos de outra maneira?