InícioHistórias FelizesCâmera flagra mulher dando seu cachecol a um cachorro de rua em...

Câmera flagra mulher dando seu cachecol a um cachorro de rua em um dia frio

A mulher queria amenizar o frio que o cachorro sentia e, por isso, ofereceu o próprio cachecol.

Os cidadãos da Turquia são conhecidos pelo carinho e cuidado com os animais de estimação e esta mulher é mais uma prova dessa hospitalidade: ao observar um cachorro tremendo de frio, na rua, ela ofereceu o próprio lenço para aquecê-lo.

As imagens foram flagradas pela câmera de segurança de um restaurante local e a mulher não fazia ideia de que estava sendo filmada. Isto torna o gesto espontâneo ainda mais generoso e amável, digno de ser imitado em qualquer lugar.

mulher-oferece-o-proprio-lenco-para-um-cachorro

Cães de rua

A benfeitora desta história se chama Duygu Elma, uma mulher residente em Samandagi, no sul da Turquia, cidade conhecida pelas belas praias e por ser um local de desova das tartarugas marinhas que colonizam o mar Mediterrâneo.

A Turquia é um país que adotou uma política contra o extermínio e o recolhimento de cães de rua. Apesar de ser um problema sério no país – apenas em Istambul, estima-se que haja entre 400 mil e 600 mil cachorros e gatos sem-teto – os programas adotados no país concentram-se na captura, esterilização, vacinação e devolução às ruas.

mulher-oferece-o-proprio-lenco-para-um-cachorro

No longo prazo, políticas como a adotada na Turquia tendem a dar bons resultados: os cães de rua não se reproduzem e, portanto, a população tende a diminuir. Mas os programas foram adotados nacionalmente apenas em 2015 – e ainda não tiveram tempo para reduzir o número de animais abandonados.

Por isso, observar cães e gatos vadios no país é um fato bastante comum. Na maioria das cidades turcas, moradores e comerciantes instalam comedouros e bebedouros para os pets, para atenuar o desconforto das ruas.

Especificamente em Samandagi, no entanto, os cães tendem a invadir as praias, escavar os ninhos e devorar os ovos das tartarugas marinhas. Eles estão famintos e não sabem que os répteis estão correndo risco de extinção, mas a “caça” não é bem aceita na cidade.

O gesto de Duygu

Nas filmagens, é possível observar uma mulher saindo de um restaurante. Na calçada, ela se deparou com um cachorro deitado no chão frio. O dia estava chuvoso e o animal não contava com nenhum tipo de proteção.

Gentilmente, a mulher ajoelhou-se no chão, tirou o lenço da cabeça e aconchegou o peludo, que estava tremendo de frio. A mulher seguiu seu caminho, mas não sem antes certificar-se de que o cachorro estava bem coberto e protegido.

mulher-oferece-o-proprio-lenco-para-um-cachorro

O vídeo foi postado nas redes sociais pela primeira vez em 2020, quando se tornou viral. Diversos internautas curtiram as imagens e muitos se perguntaram quem seria a heroína anônima que havia oferecido proteção e conforto para o cachorro sem-teto.

Ninguém conseguiu identificar a benfeitora, até que as imagens voltaram a circular na internet, em agosto de 2021. O material foi compartilhado por Susanta Nanda, um oficial do Serviço Florestal da Índia (há milhares de quilômetros da Turquia).

Nanda legendou o vídeo com a seguinte mensagem: “Deus não olha para o que você tem, mas para o seu coração e as suas ações”. Acreditando ou não em Deus, é efetivamente certo que as pessoas são descritas pelas ações que praticam e não pelos valores que ostentam nos extratos bancários.

mulher-oferece-o-proprio-lenco-para-um-cachorro

E, como a rede mundial de computadores não tem fronteiras, as imagens percorreram milhares de quilômetros – de volta à Turquia. Moradores de Samandagi reconheceram Duygu Elma, uma dona de casa da cidade.

Uma internauta comentou: “Esta é a verdadeira ajuda – uma ajuda sem qualquer expectativa. Isso é o que se chama humanidade. Que esta imagem inspire um milhão. há uma grande escassez de humanidade no mundo moderno”.

Duygu não pretendia expor-se, granjear amizades nem demonstrar uma grandeza que não possui. Ela simplesmente viu um cachorro de rua em apuros e decidiu ajudá-lo como podia naquele momento, sem pensar muito sobre o assunto.

Ela deixou a calçada em seguida, sem fazer ideia de que o gesto teria uma repercussão tão intensa. Um ano depois da ajuda prestada ao cachorro, as imagens viajaram pelo mundo e retornaram à autora do gesto de amizade, carinho e respeito.

Duygu se tornou uma celebridade instantânea. Todos na cidade comentam o gesto solidário e espontâneo. Em alguns dias, a internet terá se esquecido desta jovem turca, mas esperemos que o seu exemplo permaneça em qualquer lugar onde haja alguém necessitado – canino, felino ou humano.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações