Câmera mostra mulher demonstrando que cachorros na rua merecem carinhos e cuidados

As imagens da câmera demonstram que os cachorros de rua também são importantes.

As câmeras de segurança são importantes auxiliares na vigilância do patrimônio. Diversos casos de invasões e assaltos foram solucionados graças às imagens filmadas. Esta câmera, no entanto, flagrou um momento de cuidado e de amor. As cenas mostram uma mulher mostrando que os cachorros de rua também são importantes.

A câmera está instalada em frente a um prédio comercial em Tbilisi, a capital da Geórgia, país da Europa Oriental que integrou a União Soviética. Desta vez, em lugar de evitar crimes – ou ajudar a resolvê-los –, as imagens mostram um quadro bem diferente.

camera-mostra-cuidados-com-cachorros-de-rua

Uma boa ação – ou uma história de amor

A câmera instalada em Tbilisi registrou uma cena de amor em sua forma de amor: o amor desinteressado, que não espera recompensa. Esta rua do centro de uma metrópole (Tbilisi possui mais de 1,2 milhão de habitantes), além de ser percorrida por milhares de pessoas sempre atarefadas diariamente, também é o lar de um grupo de cachorros de rua.

Em todas as partes do mundo, é possível encontrar ruas, becos e praças repletos de animais abandonados. A diferença desta rua é que os peludos têm um bom motivo para ter escolhido o local para “fixar moradia”.

Este bom motivo responde pelo nome de Nino Tabatadze, uma jovem advogada georgiana. Desde que começou a trabalhar na região, há alguns anos, a jovem assumiu a responsabilidade de alimentar os cachorros.

camera-mostra-cuidados-com-cachorros-de-rua
NINO TABATADZE

Um dos responsáveis pelos equipamentos de segurança assistiu às imagens gravadas e ficou surpreso com a atitude de Nino – afinal, cachorros de rua são quase invisíveis, eles não costumam atrair a atenção dos transeuntes.

As imagens foram postadas nas redes sociais e viralizaram rapidamente. Durante algumas semanas, os cuidados de Nino com os cachorros estiveram entre os assuntos mais comentados entre os internautas da Geórgia.

A imprensa logo se interessou pela atitude de Nino em relação aos peludos. Ainda sem a identidade da benfeitora confirmada, os vídeos foram retransmitidos na TV e em diversos sites ao redor do mundo.

Cuidados básicos

Nino oferece água e comida, mas, bem mais do que isso, dedica alguns minutos para conversar e brincar com os peludos. Desde que a advogada começou a tratar, o número de cachorros vadios tem aumentado consideravelmente.

Os peludos já se acostumaram. Todos os dias, pela manhã, eles se reúnem a poucos metros da entrada do edifício, à espera da amiga e benfeitora. A advogada usa o transporte público de casa para o trabalho e percorre um trecho a pé. Os cachorros conseguem avistá-la a algumas quadras de distância.

Os cachorros permanecem ainda alguns minutos rodeando Nino, até que ela entra no edifício para trabalhar. No final do dia, eles voltam a se reunir, mesmo que a advogada, nesses momentos, não tenha nada para oferecer – além da companhia e dos agrados.

camera-mostra-cuidados-com-cachorros-de-rua
NINO TABATADZE

Esta jovem advogada conseguiu demonstrar que os cachorros de rua, assim como qualquer outra forma de vida, são importantes. Cães e gatos não escolhem morar na rua: eles são abandonados por humanos irresponsáveis e precisam encontrar meios de subsistência. Boa parte deles não consegue.

O vídeo é apenas um pequeno registro de uma amizade que se estabeleceu ao longo dos anos, tornando-se mais forte e intensa à medida que os cachorros perceberam que a jovem realmente gostava deles e se preocupava com o seu bem-estar.

Os cachorros criaram um vínculo com a advogada. Eles também organizaram uma rotina: esperam a amiga todas as manhãs e acompanham-na no final do dia, quando ela volta para casa. E a rotina é muito importante para os cães manterem o equilíbrio emocional.

Pequenos gestos como os de Nino certamente nunca poderão resolver o problema dos animais abandonados, que é muito mais amplo e tem diversas consequências e desdobramentos. Mas isso não é o ponto principal.

O que realmente importa é que os cachorros estabeleceram uma amizade sólida, conquistaram a possibilidade de uma refeição diária e recebem parte dos carinhos e do afeto a que eles têm direito.

Por outro lado, é muito provável que Nino também seja beneficiada com esta ajuda despretensiosa. As manhãs desta advogada são repletas de amizade e muito amor. Qualquer um que se preocupe com um cachorro ou gato torna-se, a cada dia, uma pessoa melhor.

Veja o vídeo:

Postagens Relacionadas