Um cão afetuoso, companheiro e tem excelente habilidade para a guarda. Mais comum em Portugal, essa raça destaca-se pela inteligência.

O Cão da Serra de Ares tem a sua origem portuguesa, sendo oriundo da Serra de Aires, Alentejo. A história da raça não é muito conhecida, mas uma teoria sugere que devido à semelhança entre essa raça e o pastor de Pirinéus podem ser variante que se fixou nesta região de Portugal.

Cão da Serra de Aires - Características, histórias e curiosidades

Essa raça era utilizada para a condução de diferentes tipos de animais como ovelhas, porcos, cabras e cavalos. O Cão da Serra de Ares é bem adaptável a climas frios, por isso, tornou-se companhias de pastores na região. Além disso, ele exercia a função de guarda das propriedade, devido a sua capacidade e habilidade de vigilância.

O Cão da Serra de Ares é bem popular em Portugal, mas no resto do mundo ainda é pouca conhecida, inclusive no Brasil.

Características da raça

O Cão da Serra de Ares tem o porte médio e possui os pelos com a aparência de embolados. A cabeça é larga e os olhos possuem uma expressão viva e muito doce. As orelhas são pendentes e a sobrancelha é bem marcante. A pelagem varia bastante podendo ser comprida e lisa, ou um pouco embolada. As cores e tons podem mudar, mas os principais são: amarelo, castanho, cinza, fulvo e lobeiro.

Temperamento do Cão da Serra de Ares

O Cão da Serra de Ares é um dos mais dóceis e fieis que existe, sendo, extremamente, afetuoso. Ele é muito paciente e tolerável com as crianças e gosta de estar na companhia de toda a família. Ele é um excelente cão de guarda, devido ao seu instinto protetor.

Os cães desta raça são inteligentes, teimosos e podem ser difícil de treiná-los. Eles são bem sociáveis com outros animais, porém, os machos podem mostrar algum tipo de dominância em relação a outros cães da mesma raça.

Eles adoram passeios longos no dia a dia, por isso, os donos devem leva-los para se exercitar com frequência. Precisam de espaço e, por isso, não são indicados para viver em apartamentos.

Dicas da raça Cão da Serra de Ares

Os pelos do Cão da Serra de Ares precisam ser escovados com frequência, para evitar a formação de pelos, que depois são difíceis de retirar e podem causar dor para o animal. Porém, as escovagens devem ser moderadas para que não alterem a textura dos pelos. Os banhos também deve ser moderados, porque eles podem danificar a camada oleosa presente na pele destes cães. Assim, os donos devem levar estes cães ao veterinário para conhecer os cuidados específicos desta raça.

Fotos do Cão da Serra de Ares

Vídeo do Cão da Serra de Ares


4 COMENTÁRIOS

  1. Exmos. Srs.

    Tenho consultado o vosso site, que acho muito interessante. Ao consultar algumas raças, verifiquei que existe uma incorreção no nome do “Cão da Serra de Ares”.

    Sugiro uma correção do nome para “Cão da Serra de AIRES”, pois o nome deriva da zona de onde é oriundo (SERRA DE AIRES) região do Alentejo em Portugal..

    Grato pela Vossa atenção.

    Melhores cumprimentos.

    Carlos Ochoa Correia

  2. Bom dia, nem o nome da serra é ares, nem fica no alentejo, o nome correcto é serra de aires e fica na frenteira do RIBATEJO, com a beira litoral, sugiro correccao, obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui