Um dos cães mais raros do mundo e pouco conhecido no Brasil. O Cão de Lontra é amigo, companheiro e muito afetuoso. Saiba mais sobre essa raça.

O Cão de Lontra também é conhecido como Otterhound e não existe uma teoria específica sobre a sua origem. Entre as hipóteses aceitas, uma delas sugere que a linhagem veio de um cão de matilha antiga, por volta de 1000 anos D.C. Outra teoria diz que a raça é descendente do Southern Hound e do Griffon Francês. No passado, ele era utilizado para a caça da lontra, com a finalidade de proteger as populações dos rios. Ele possui uma habilidade incrível para nadar e um excelente faro, tornando-se muito famoso.

Cão de Lontra - Características, histórias e curiosidades

Atualmente, o Cão de Lontra é um bom cão de companhia, sendo famoso em várias regiões como na Inglaterra, Holanda, Suiça, Alemanha, Canadá e Nova Zelândia.

Características da raça

O Cão de Lontra possui a pelagem densa e os membros retos e fortes. Os subpelos estão presentes na raça, sendo essenciais. Os olhos são expressivos e as orelhas são caídas e pendentes e, além disso, contam coma presença de muito pelo e franja. A boca possui mandíbula forte, larga, com dentes bem implantados.

As patas do Cão de Lontra são fortes, arredondadas e a pelagem é longa, podendo atingir entre 4 a 8 cm. Os pelos podem apresentar diferentes cores como cinza, areia, ruivo, trigueiro azul, entre outras. Os cães brancos podem ter uma coloração bem suave de limão, também. Os pelos podem ter vários aspectos como grosso, impermeável, duro e ondulado. O subpelo é lanoso e oleoso.

Os machos podem medir 67 cm e as fêmeas, geralmente, medem, aproximadamente, 60 cm. O Cão de Lontra pode pesar até 32 kg, aproximadamente. Devido a grande quantidade de pelos, eles devem ser escovados, pelo menos, uma vez na semana.

Temperamento do Cão de Lontra

O Otterhound é um cão que se destaca pela coragem e pela teimosia. Ele é pouco sensível ao frio e adora estar na água, sendo considerado um nadador exemplar. É um cachorro muito dócil, afetuoso, brincalhão e um bom companheiro para todas as horas. Muito inteligente, ele aprende as coisas com facilidade.

O Cão de Lontra é alegre e gostar de ao lado do dono e da família. O temperamento é bem equilibrado e gentil. São cães que adoram brincar e passear com as pessoas que o ama.

Curiosidades da raça Cão de Lontra

Durante o século XIX o Cão de Lontra tornou-se muito popular quando as matilhas inteiras eram usadas para encurralar as lontras, inclusive sobre a água. Entretanto, a partir de 1970, houve restrições à temporada da caça à lontra na Inglaterra e, por isso, a raça ficou cada vez menos conhecida.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui