O Cão Serra da Estrela é uma raça muito rara e pouco difundida, sendo um dos cães mais antigos da Peninsúla Ibérica. Eles foram introduzidos de forma lenta e gradual em várias partes da Europa. A função do Cão Serra da Estrela era guardar e acompanhar os pastores e rebanhos nas migrações anuais, para defendê-los. A raça é originada de Portugal, de uma região montanhosa que tem o mesmo nome.

cao-serra-da-estrela

Características da raça

São cães de grande porte e possuem uma aparência mais rústica. A pelagem do Cão Serra da Estrela é grossa, abundante, mas ele também possui um subpelo que é fino e mais curto, sendo comumente mais claro que a pelagem da cobertura. Os pelos podem apresentar com várias tonalidades de cores diferentes como: sólido (formado por amarelo, fulvo e qualquer tom de cinza), cinza lobo (formado por fulvo com tons de amarelo e cinza) e o tigrado (composto por cor básica fulvo, amarelo ou cinza com listras pretas). Além disso, os cães desta raça podem apresentar tanto pelos mais longos, quanto curtos. Os pelos são ásperos para suportar os invernos rigorosos.

O Cão Serra da Estrela pode medir entre 65 a 73 cm – machos- e 62 a 69 cm – fêmeas-. O peso pode variar, em média, 35 a 60 Kg.

Temperamento do Cão Serra da Estrela

Eles são excelentes cães de guarda e um pouco dependentes do dono. O Cão Serra da Estrela é sociável e adora estar na companhia do dono e dos familiares. São tolerantes com as crianças e muito inteligentes, por isso, aprendem as coisas com facilidade.

Devido ao tamanho, precisam de espaço para correr e brincar, e não se adaptam a vida em apartamentos. A raça, também, é resistente e consegue enfrentar com facilidade as mudanças climáticas.

Ao lado de estranhos, este cão é muito reservado e desconfiado. Os machos não toleram outros cães do mesmo sexo, e as fêmeas, geralmente, são mais receptivas. Sempre em alerta, estes cães defendem seu território com muita segurança.

Saúde do Cão

O Cão Serra da Estrela precisa de uma alimentação equilibrada e saudável, e o peso deve ser controlado para evitar à obesidade. Além disso, o pelo deve ser escovado com muita frequência.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui