Cão sonolento luta para se manter acordado em vídeo divertido

Por: em

O vídeo mostra um cachorro lutando para ficar de olhos abertos, apesar do sono. Assista. 

Apresentamos mais um vídeo do @Buitengebieden, um perfil holandês no Twitter que está se especializando em vídeos fofos e divertidos em que animais – domésticos e de estimação – são os protagonistas. 

Seguir Cães Online no Facebook

Desta vez, um cão – aparentemente, um weimaraner – luta para se manter acordado, apesar de estar com muito, muito sono. Postado em 19.08.21, o vídeo já recebeu mais de 230 mil interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Os internautas se divertem, mas a maioria pede para deixar o cachorro tirar uma merecida soneca. 

Cao-sonolento-luta-para-se-manter-acordado

O cachorro está acomodado no banco do passageiro de um carro. Sentado, ele tenta manter os olhos abertos, mas o sono é mais forte e ele não para de piscar e de balançar a cabeça para baixo. A legenda é sugestiva: “Não, eu não estou dormindo”

Comportamento comum 

Os cachorros fazem questão de acompanhar os tutores em qualquer situação. Quem vive com um peludo sabe que eles não se incomodam de se levantar de madrugada e acompanhar a família, quando alguém vai ao banheiro ou à cozinha, mesmo que estejam caindo de sono. 

Cao-sonolento-luta-para-se-manter-acordado

Por que eles fazem isso? Porque eles são companheiros. E, além de questões relacionadas a lealdade e fidelidade, os cachorros encaram os tutores como os líderes do grupo – os “alfa” da matilha. Desta forma, eles intuem que o melhor a fazer quando o “chefe” sai da cama é segui-lo, mesmo que tenham de sacrificar alguns minutos do descanso. 

Um cachorro adulto saudável dorme de 12 a 14 horas por dia (os filhotes e os velhinhos dormem mais). Mas o sono dos cães é intermitente. Por mais regalados que eles estejam, é fundamental manter algum nível de consciência, para o caso de ataques de predadores. 

É virtualmente impossível que um lobo, uma onça ou um tigre invada a nossa casa, especialmente durante a noite, quando está tudo trancado e seguro. Mas os cachorros não sabem disso: eles podem aprender a fechar portas e apagar as luzes, mas continuam acreditando que o vento, a chuva ou algum intruso podem derrubar as nossas “cavernas”. 

De qualquer forma, é importante deixar os cachorros descansarem. Mesmo em um apartamento, em um andar alto, os peludos mantêm-se vigilantes, para o caso de uma invasão ou acidente natural. Uma dica: se o seu companheiro dorme até sonhar – eles ressonam, soltam uivos e ganidos, distendem e contraem os músculos – é porque ele se sente seguro ao seu lado! 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News

Veja o vídeo: