A linda amizade do cãozinho que não pode andar e o pombo que não pode voar

Os dois são portadores de deficiências. Cachorro e pombo desenvolveram uma bela amizade.

Herman é um pombo que não consegue voar. Lundy, um cachorro da raça chihuahua que não consegue andar. Os animais, no entanto, sempre conseguem surpreender de maneira positiva. O cachorro e o pombo, depois de se conhecerem, estabeleceram uma bela amizade.

Os dois animais passam a maior parte do tempo juntos. Certamente, esta é uma amizade bastante improvável, mas o cachorro e o pombo acabaram se tornando fundamentais um para o outro. A interação e as brincadeiras são o objetivo de vida deles.

amizade-entre-um-cachorro-e-um-pombo

A fundação

Lundy é um chihuahua que, com dois meses de vida, foi acolhido pela Mia Foundation, uma instituição em Rochester (Nova York, noroeste dos EUA) especializada no resgate, acolhimento e tratamento de animais portadores de deficiências físicas.

Mia, a inspiradora da fundação, é uma cachorrinha nascida em 2010, com fenda palatina (abertura na parte superior do céu da boca que causa anomalias internas e externas no focinho e na boca).

amizade-entre-um-cachorro-e-um-pombo

Foi sugerida a eutanásia da cachorra, mas um grupo de ativistas dos direitos dos animais resolveu dar uma oportunidade para ela. Ela foi alimentada com fórmulas especiais, precisou passar por diversas cirurgias corretivas e sofreu com diversas pneumonias por aspiração.

Mia sobreviveu. Ela passou os primeiros meses sendo alimentada através de sonda nasogástrica, o que aumentava os riscos das infecções respiratórias. Ela acabou se tornando o símbolo da fundação.

A amizade

O chihuahua foi rejeitado pelos tutores e entregue aos cuidados da Fundação Mia quando ainda era um. Ele tinha problemas congênitos na medula espinal, o que o impossibilitava de andar normalmente.

A fundação especializou-se em tratar animais de estimação deficientes. A maioria dos residentes é composta por cães e gatos. Muitos moradores de Nova York, no entanto, encaminham animais de outras espécies, como esquilos e aves.

amizade-entre-um-cachorro-e-um-pombo

Foi desta forma que Herman chegou à fundação, alguns meses antes de Lundy. A ave perdeu a capacidade de voo e, sem ela, as chances de se abrigar e se alimentar foram drasticamente reduzidas. Se o pombo não tivesse sido levado ao abrigo, teria morrido em um parque de Rochester.

Foi Herman quem recepcionou Lundy no seu ingresso. O cachorrinho estava apavorado, sem entender nada, mas o pombo garantiu uma boa acolhida. Sue Rogers, fundadora e proprietária da fundação, percebeu a aproximação dos dois animais.

Herman e Lundy se tornaram amigos quase instantaneamente. Rogers instalou a cama do chihuahua ao lado da gaiola do pombo, que permanece aberta durante boa parte do dia. Em poucos dias, os animais não apenas brincavam juntos, mas passaram a dividir a mesma cama para os momentos de descanso.

amizade-entre-um-cachorro-e-um-pombo

A fundadora afirmou que não é incomum que animais com limitações ou deficiências se aproximem. Eles parecem perceber quando outros animais também apresentam dificuldades. Mas foi a primeira vez que Rogers viu uma ave ajudando um cachorro.

Os chihuahuas são sempre pequenos, e Lundy era ainda menor, uma vez que não pôde contar com a amamentação materna. Quando chegou à fundação, o cachorrinho pesava apenas meio quilo. A amizade com o pombo acabou se tornando a motivação para Lundy tentar encontrar outros meios para se deslocar.

Meses depois, o cachorro recebeu a primeira cadeira de rodas e, com isso, muito mais autonomia. Mas Lundy não quis se afastar de Herman, que “escala” as costas do amigo e viaja de carona pelas dependências da fundação.

amizade-entre-um-cachorro-e-um-pombo

O cachorrinho não foi admitido imediatamente ao contato com os outros animais. Ele dependia de mamadeiras e fraldas. Além disso, era muito pequeno e frágil. Durante semanas, a única companhia de Lundy foi justamente a mais improvável.

Herman e Lundy continuam curtindo a companhia um do outro. O chihuahua foi disponibilizado para adoção, mas ainda não apareceram interessados. O certo é que, se houver algum candidato, ele terá de levar também um pombo para casa.

A amizade entre espécies mostra que a inteligência dos animais vai além dos puros instintos. Os cachorros são animais predadores e diversas raças foram desenvolvidas especificamente para a caça de aves pequenas, como os cocker spaniels. Mesmo assim, Lundy protege Herman, como se ele fosse mais do que um amigo.

Lundy e Herman estão contrariando as leis da natureza. Ou então, nós ainda não conseguimos entender quase nada sobre essas mesmas leis.

Postagens Relacionadas