InícioHistórias FelizesUma cidade inteira se junta para comemorar o retorno de um cachorrinho...

Uma cidade inteira se junta para comemorar o retorno de um cachorrinho desaparecido

O cachorro, mascote de uma cidade colombiana, voltou com festas da população. Veja os vídeos…

Beethoven, um cachorro mestiço de pitbull e buldogue inglês, é uma espécie de mascote oficial da pequena cidade colombiana de Santa Bárbara, em Antioquia, distante 50 km de Medellín, a capital do departamento. Ele havia sido convencido por um casal de migrantes a segui-los e, ao voltar, foi recebido com festas pela população de 22 mil habitantes.

O cachorro branco de oito anos estava desaparecido desde o início de outubro de 2021. O sumiço causou comoção em Santa Bárbara, mobilizou a população nas redes sociais e até mesmo uma recompensa de 500 mil pesos (pouco mais de R$ 735, pela cotação atual) foi oferecida a quem o encontrasse.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

O sumiço de Beethoven

Os moradores de Santa Bárbara se deram conta de que o cachorro mestiço havia desaparecido na manhã de 01.10.21. Algumas informações davam conta de que Beethoven havia acompanhado um casal de fora da cidade, que seguia em direção ao sul do país.

Uma cidade inteira se junta para comemorar o retorno de um cachorrinho desaparecido

Jaime León López, diretor da Fundación de Ayuda Animal Amores Callejeros, mobilizou a ONG para tentar localizar o animal. Ele e a equipe publicaram informações sobre Beethoven nas redes sociais e espalharam cartazes pela cidade, no melhor estilo “Procura-se”.

López chegou a viajar para La Pintada, também em Antioquia, onde o cachorro teria sido avistado. Um comerciante local confirmou ter visto Beethoven (que inclusive teria recusado a comida oferecida). Mas o animal teria seguido viagem: o périplo do benfeitor estava apenas começando.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

De La Pintada, López se deslocou para o Concelho de Supla e, em seguida, para Manizales, onde um policial rodoviário confirmou ter visto o cachorro na companhia de um casal, embarcando em uma carreta, provavelmente de carona.

Os oficiais da polícia de Manizales entraram em contato com os colegas de outras cidades da região, até obter notícias de que Beethoven havia sido identificado em Tuluá, no Departamento de Valle del Cauca, ao sul de Antioquia. Outro motorista de caminhão havia informado a Polícia de Valle.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

Enquanto o fundador da Amores Callejeros continuava a viagem para Tuluá, Beethoven foi finalmente resgatado por policiais do departamento vizinho. Eles retiveram o cachorro no município de Genebra e providenciaram cuidados veterinários, enquanto López seguia para a cidade, também com a ajuda da polícia.

López e Beethoven se reuniram pouco depois em Genebra. O cachorro ainda inspirava cuidados: nas longas caminhadas que fez, ele acabou machucando as pernas, que chegaram a sangrar. Mas o ativista dos direitos animais estava eufórico com o reencontro e o estado geral de saúde do cachorro era bom.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

A volta de Beethoven

Por telefone, López informou aos moradores de Santa Bárbara que havia encontrado o cachorro sumido e a dupla estava retornando para a cidade. A volta triunfal de Beethoven ocorreu na noite de 09.10.21, nove dias depois do desaparecimento.

Na entrada da cidade, o cachorro mestiço foi recebido por uma barulhenta caravana de motocicletas. Beethoven foi escoltado até o Parque Central de Santa Bárbara, onde a maioria dos habitantes estava aguardando o retorno da mascote.

Na chegada do cachorro, houve uma explosão de música e de aplausos. A ausência de Beethoven realmente comoveu a cidade. O peludo foi carregado no colo por um representante da Defesa Civil de Santa Bárbara e a festa do reencontro se estendeu por toda a noite. Todos queriam cumprimentar o “cidadão ilustre”. O “bom filho que retornava à casa”.

A história

Beethoven não é um cachorro de rua. Ele vive na praça principal de Santa Bárbara, onde os moradores se revezam para alimentá-lo, brincar com ele e há também os responsáveis por garantir que a vacinação e vermifugação estejam em dia.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

Agora, uma clínica veterinária local ofereceu-se para implantar um chip de localização no animal. Os tutores comunitários de Santa Bárbara querem garantir que ele nunca mais seja levado para fora da cidade.

Desde o retorno, o cachorro comunitário está sendo convencido a passar as noites em algumas casas da região central da cidade. Ele não gosta muito, mas isto impede que pessoas estranhas tentem se apropriar dele, levando-o para longe – mesmo que tenham boas intenções.

cidade-colombiana-faz-festa-para-comemorar-o-retorno-de-cachorro

Moradores contam que, há oito anos, o peludo foi abandonado: um carro passou pela praça e o motorista simplesmente atirou o filhote para fora. Desde então, Beethoven passa o tempo brincando com as crianças de Santa Bárbara e, apesar de não ter uma “casa oficial”, até o sequestro, ele dormia nos bancos da praça.

Anos atrás, um morador da região tentou adotá-lo. Beethoven chegou a ser acolhido em uma fazenda na zona rural, mas ele ficou tão deprimido que teve de ser levado de volta à praça. Ele é amado por todas as pessoas e, ao entardecer, acompanha os moradores até a porta das casas.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações