Cimarrón Uruguayo – origem, característica e temperamento

Por

Uma raça pouco conhecida no mundo e que conta com grande habilidade de caça e guarda. Conheça mais!

O Cimarrón Uruguayo é uma raça muito rara e pouco conhecida no Brasil. Como o próprio nome já diz, ela é oriunda do Uruguai, e suas origens são incertas e desconhecidas. Porém, sabe-se que ela pode ser descendente de algumas raças espanholas e portuguesas, que foram abandonadas na colônia.

Cimarrón Uruguayo - origem, característica e temperamento

O nome Cimarrón significa qualquer tipo de planta ou animal que tenha sido domesticado e depois voltado para o estado “selvagem”. Desta forma, a raça surgiu devido ao cruzamento entre os cães espanhóis e portugueses e depois começou a ter uma enorme reprodução destes cães nas matas do país

Características da raça Cimarrón Uruguayo

O Cimarrón Uruguayo é um cão de médio porte, elegante, robusto e dotado de muita força. A raça é usada tanto para cão de pastoreio, quanto para guarda. Além disso, no Uruguai estes cães são muito conhecidos pela sua habilidade de caça e agilidade, sendo corajosos e determinados.

O focinho do Cimarrón Uruguayo é um pouco largo, os olhos são expressivos e arredondados de cor escura e tamanho mediano. As orelhas apresentam-se caídas, de formato triangular e são de tamanho médio.

Os cães desta raça têm pelos curtos e lisos, e possuem, também, sub-pelos. A tonalidade é bem distinta podendo ser tigrado ou baio, ou ter também algumas manchas presentes, como, por exemplo, manchas brancas no focinho, na parte inferior do pescoço, antepeito, peito, região ventral e parte inferior dos ombros.

O Cimarrón Uruguayo tem porte médio, sendo que as fêmeas podem atingir, em média, 55 a 58 cm e os machos já podem chegar a 58 e 61 cm. Os pesos, também, variam bastante sendo 27 a 36 Kg para as fêmeas e 34 a 54 Kg para os machos.

Temperamento do cão Cimarrón Uruguayo

Os cães desta raça são tranquilos, leais e muito apegados a toda a família. Desempenham com muita finalidade a função de guarda e são bem criteriosos, ou seja, o Cimarrón Uruguayo só vai latir se, realmente, houver necessidade. Além disso, são muito inteligentes e conseguem aprender as coisas com facilidade.

O temperamento é muito equilibrado, além de ter características marcantes como a coragem e a determinação. O Cimarrón Uruguayo tem muito costuma ter muito ciúme da sua residência e tende a ser sociável com crianças, buscando sempre protege-las.

Cuidados do Cimarrón Uruguayo

Precisam ser criados em locais que tenha espaço, para correr e brincar. Devido ao pelo curto, a escovação pode ser feita ocasionalmente. Assim, os cuidados são bem simples e fáceis.

Curiosidades

O Cimarrón Uruguayo fora do Uruguai e do sul do Brasil é muito pouco conhecido e o reconhecimento internacional da raça ainda está em processo de finalização.