Uma raça pouco conhecida no mundo e que conta com grande habilidade de caça e guarda. Conheça mais!

O Cimarrón Uruguayo é uma raça muito rara e pouco conhecida no Brasil. Como o próprio nome já diz, ela é oriunda do Uruguai, e suas origens são incertas e desconhecidas. Porém, sabe-se que ela pode ser descendente de algumas raças espanholas e portuguesas, que foram abandonadas na colônia.

Cimarrón Uruguayo - origem, característica e temperamento

O nome Cimarrón significa qualquer tipo de planta ou animal que tenha sido domesticado e depois voltado para o estado “selvagem”. Desta forma, a raça surgiu devido ao cruzamento entre os cães espanhóis e portugueses e depois começou a ter uma enorme reprodução destes cães nas matas do país

Características da raça Cimarrón Uruguayo

O Cimarrón Uruguayo é um cão de médio porte, elegante, robusto e dotado de muita força. A raça é usada tanto para cão de pastoreio, quanto para guarda. Além disso, no Uruguai estes cães são muito conhecidos pela sua habilidade de caça e agilidade, sendo corajosos e determinados.

O focinho do Cimarrón Uruguayo é um pouco largo, os olhos são expressivos e arredondados de cor escura e tamanho mediano. As orelhas apresentam-se caídas, de formato triangular e são de tamanho médio.

Os cães desta raça têm pelos curtos e lisos, e possuem, também, sub-pelos. A tonalidade é bem distinta podendo ser tigrado ou baio, ou ter também algumas manchas presentes, como, por exemplo, manchas brancas no focinho, na parte inferior do pescoço, antepeito, peito, região ventral e parte inferior dos ombros.

O Cimarrón Uruguayo tem porte médio, sendo que as fêmeas podem atingir, em média, 55 a 58 cm e os machos já podem chegar a 58 e 61 cm. Os pesos, também, variam bastante sendo 27 a 36 Kg para as fêmeas e 34 a 54 Kg para os machos.

Temperamento do cão Cimarrón Uruguayo

Os cães desta raça são tranquilos, leais e muito apegados a toda a família. Desempenham com muita finalidade a função de guarda e são bem criteriosos, ou seja, o Cimarrón Uruguayo só vai latir se, realmente, houver necessidade. Além disso, são muito inteligentes e conseguem aprender as coisas com facilidade.

O temperamento é muito equilibrado, além de ter características marcantes como a coragem e a determinação. O Cimarrón Uruguayo tem muito costuma ter muito ciúme da sua residência e tende a ser sociável com crianças, buscando sempre protege-las.

Cuidados do Cimarrón Uruguayo

Precisam ser criados em locais que tenha espaço, para correr e brincar. Devido ao pelo curto, a escovação pode ser feita ocasionalmente. Assim, os cuidados são bem simples e fáceis.

Curiosidades

O Cimarrón Uruguayo fora do Uruguai e do sul do Brasil é muito pouco conhecido e o reconhecimento internacional da raça ainda está em processo de finalização.


10 COMENTÁRIOS

  1. Este exemplar que aparece na foto é Carobá de Los Nogales, propriedade do meu amigo Rodrigo Brum. Recentemente cruzamos nossa cadela com esse perro, um excelente animal.

  2. Nada de incerto e desconhecido na história do cimarron, tem origens de Fila de San Miguel, que foi para o Uruguai junto com as colônias espanholas, com a partida da Colônia ficou alguns animais e passaram por uma seleção natural. Ai surge o cachorro é o nome cimarron ficou ficou conhecido por Simon bolivar, que afirmava que se não houvesse mais soldados para a guerra ele iria apenas com o cimarron, “CI” vem de Simon bolivar e marron pela cor do pelo o motivo da mudança “CI”pra “SI” eu não sei, Mais a origem é está, crio essa raça a anos

    • so um apontamento. É fila de são Miguel originário dos Açores Ilha São Miguel Portugal. E por acaso é muito parecido se não visse o artigo pensaria tratar se de um exemplar da raça portuguesa ate o corte das orelhas é parecido

    • Cimarrón é qualquer tipo de animal ou planta que, depois de domesticado, volta pro estado selvagem. Assim como tem o cachorro cimarrón também tem o borrego cimarrón, conhecido como carneiro-bighorn. Portanto nada a ver com Simon Bolívar ou pela pelagem marrom. Outra coisa a frase “Cuando me quede sin soldados, pelearé con perros cimarrones” foi dita por José Gervásio Artigas (General Artigas), herói nacional do Uruguai.

  3. Gostei das caracteristicas do cão cimarron,gostaria de adquir um casal para começar na pratica a vivenciar suas habilidades. Onde vou conseguir um casal de filhotes. Morro em Joinville Santa Catarina. Peço que me ajudem a realizar meu sonho,sem gastar uma fortuna.

    • Amigos, resolvi estudar a raça quando acordei cedo pela manhã num domingo, onde passou uma reportagem sobre o cimarron, cachorro crioulo, “chimarrão“, tive uma vida inteira projetando um dia ter um exemplar da raça, até que no dia em que tive condições fui atrás de quem criasse a raça, exportar do uruguay requer ir até lá, onde no vale de tacaimbó ainda existem criadores dos melhores padrões, mas para relatar que achei um ótimo criador aqui próximo, canil Vento Crioulo, adquiri um exemplar, uma linda cadela, e simplesmente, me apaixonei quando pus os olhos, vi ali eu realizando um sonho, isto foi em 2011. e domingo dia 02.08.2018 minha filha partiu inesperadamente, minha melhor cia, um sofrimento infinito, mas para resumir, estou indo em busca novamente pois quem ja teve sempre terá e quem nunca teve não sabe o que perde, simplesmente são os melhores cães do mundo, por sua historia,por suas virtudes, por ser crioulo, guapo, melhor cão de cia e guarda, vale cada centavo pago, recomendo! Estou indo em busca de algo que me conforte a perda que tive, não vou tela novamente mas preciso chegar o mais proximo, buenas meus amigos, estudem a raça, para criação afim de tirar proveito com crias, não recomendo… pois reduz a qualidade de vida do animal, com o tempo iram constatar que não se trata de um cão e sim membro da familia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui