Este é um cumprimento elegante e atraente. Veja como ensinar o cachorro a curvar-se.
Como ensinar o cachorro a se curvar? Curvar-se para a frente, fazendo uma reverência, é um cumprimento muito elegante, que fará todos os visitantes da casa apaixonarem-se imediatamente pelo cachorro: ninguém resiste a um pet bem educado. A boa notícia é que é muito fácil ensinar o truque.
Esta habilidade também pode ser a finalização de um espetáculo doméstico, em que a estrela é o nosso melhor amigo. Depois de executar alguns comandos, o cachorro pode encerrar a apresentação “agradecendo a atenção”, ao curvar-se respeitosamente para a plateia.
O material necessário
O cachorro pode executar o comando “cumprimenta”, curvando o tronco e apoiando-se sobre os cotovelos, apenas com gestos e ordens verbais, sem necessidade de nenhum objeto. Para tornar a apresentação mais impactante, o tutor pode introduzir uma “varinha mágica”, a ser movimentada antes que o peludo demonstre as habilidades.
Se for este o caso, o aluno precisa ser exercitado a obedecer aos comandos de acordo com os movimentos da varinha. A técnica recebe o nome de “luring” (do inglês “lure”, atrair) e consiste em concentrar a atenção do cachorro.
Inicialmente, o aluno se concentra na recompensa material (um petisco, que precisa estar disponível em todas as aulas). Na etapa seguinte, quando os prêmios podem ser dispensados, o luring é executado com a mão ou com um objeto qualquer – no caso, a varinha de condão.
Os pré-requisitos
Antes de aprender a curvar-se (que pode ser executado a partir do comando “cumprimenta” ou “agradece”), o cachorro deve ter assimilado os comandos básicos, como “vem”, “fica”, “sobe”, “desce”, “junto”, etc., além dos primeiros sinais: “sim” e “não”.
Além disso, o aluno já deve ter compreendido o significado do “fica em pé” (em pé sobre as quatro patas) e do parado (quando os movimentos do cachorro precisam ser interrompidos, na medida do possível).
O passo a passo para ensinar o cachorro a se curvar
O truque de curvar-se consiste em ficar sobre as quatro patas e lentamente dobrar as pernas dianteiras, apoiando os cotovelos e a caixa torácica no chão. Neste movimento, a garupa permanece erguida e o cachorro pode balançar o rabo para finalizar a apresentação, agradecendo aos assistentes.
1) Enuncie os comandos “em pé” (ou “fica em pé”) e “parado” – o cachorro já deve ter assimilado o significado das duas ordens.
2) Segure o prêmio na altura do focinho do cachorro, a alguns centímetros de distância. Lentamente, abaixe o nível do petisco, indicando que o peludo precisa acompanhar o movimento.
3) Assim que ele apoiar os cotovelos no chão, dê umas pancadinhas nas laterais da garupa – quase todos os cães começam a abanar o rabo quando sentem a pressão da mão do tutor na garupa.
4) Diga o comando “cumprimenta” (ou “agradeça”) enquanto o cachorro assume a posição desejada. Pode ser necessário repetir a estratégia algumas vezes antes que o aluno assimile o movimento que deve ser executado.
5) Mantenha a reverência por alguns segundos antes de oferecer a recompensa. Enquanto o cachorro estiver na posição ensinada, continue repetindo o comando de agradecimento.
6) Para encerrar, enuncie o comando “em pé”: é o sinal para o cachorro voltar à posição normal e dê o petisco.
7) Para a mesura ficar ainda mais completa, o cachorro pode aprender a curvar as patas dianteiras. Antes de oferecer a recompensa, leve o petisco até uma das patas (usando o “não” para evitar avanços indesejados).
8) Em seguida, mova o petisco em direção à outra pata – se necessário, segure uma das patas com o petisco e posicione-a cruzada sobre a outra.
9) Repita a operação várias vezes, tendo o cuidado de mover sempre apenas uma das patas (se o treinamento começar com a esquerda, é sempre esta que deverá se sobrepor à outra).
10) O cachorro consegue entender com facilidade que deve cruzar as patas. Ao fazer o movimento espontaneamente, ele deve ser recompensado.
Observações
Alguns cachorros sentem dificuldade para entender o que se espera deles – muitos apenas deitam-se, flexionando as quatro patas. Para que eles consigam compreender o novo truque, o tutor pode inicialmente colocar a mão no abdômen, mantendo as patas traseiras levantadas enquanto a cabeça e o peito se inclinam na reverência.
Poucos cães aprendem a fazer reverência e curvar o corpo logo nas primeiras lições. É muito importante ser paciente e persistente, repetindo os comandos quatro ou cinco vezes antes de encerrar a aula.
Podem ser necessárias várias sessões para ensinar o cachorro a curvar-se. À medida que o cachorro assimila o novo truque, o tutor pode ampliar o tempo em que ele fica fazendo a reverência – obviamente, sem exageros.
Caso ele apresente dificuldade para curvar-se e cruzar as patas, cada habilidade pode ser trabalhada separadamente, unindo os gestos somente depois que o cachorro tiver entendido completamente que deve executar os dois movimentos.
Com o aprendizado fixado, os petiscos podem ser dispensados, mas os estímulos verbais e os afagos devem acompanhar todos os movimentos e acertos dos cachorros.
É importante lembrar que, nas primeiras apresentações, os cachorros podem se distrair com a assistência e esquecer o que é preciso fazer. Recomenda-se executar o truque em casa, para os familiares, antes das demonstrações para os visitantes.
Uma vez que o cachorro tenha introjetado o novo comando, no entanto, ele pode ser executado a qualquer hora, em qualquer lugar, até mesmo durante as caminhadas diárias, para cumprimentar conhecidos e desconhecidos nas ruas.
Todo ensino de um truque novo precisa ser agradável e divertido para os cachorros. Do contrário, eles desistirão com muita facilidade. Enquanto o comando está sendo praticado, o adestrador pode estimular o aluno com elogios e carinhos.