Seu melhor amigo tem o hábito de se alimentar das próprias necessidades?Veja como fazer ele parar!

O seu cachorro tem a mania de comer fezes? Os cães têm o hábito de comer muitas coisas diferentes, e as fezes é uma delas. Além das próprias fezes, muitas vezes eles podem se alimentar das fezes de outros animais. Mas, você sabe por que isso ocorre? Veja algumas dicas para fazer o seu cachorro para de comer as próprias fezes.

como-fazer-para-cachorro-parar-de-comer-fezes

Este comportamento tem um nome específico: copofragia, do grego kopros (estrume) e fagos, que significa aquele que come. Um nome bem diferente, né? Todavia, muitas vezes este comportamento é considerado absolutamente normal e natural. Por exemplo, os cães filhotes, ou seja, os recém-nascidos, como não conseguem fazer as necessidades sozinhos, a mãe tem o costume de lamber com o intuito de estimular a eliminação da urina e das fezes. Desta forma, é feita a higiene nos filhotes.

Porém, quando os cães adultos têm o hábito de comer as próprias fezes, isso pode indicar problema. No filhote conforme explicado, pode ser considerado um costume natural, mas no cão adulto o pensamento deve ser diferente. Geralmente, isso pode indicar um sinal de solidão e tédio, ou seja, quando o cachorro fica muito tempo afastado do dono ou está entediado, ele pode acabar se alimentando das próprias necessidades.

Entre outros fatores, o hábito de comer fezes pode ser resultado de um adestramento ruim. Como o cão tem medo de levar bronca, ele come as fezes. Desta forma, os cachorros associam a presença das fezes com a punição, e, consequentemente, acabam se alimentando das necessidades.

Este hábito, geralmente, não apresenta nenhum risco para o animal, a não ser que as fezes estejam contaminadas com ovos de parasitas, porque vai causar a contaminação no cachorro. Mas, como evitar este tipo de comportamento e o que fazer?

Uma das maneiras é quebrar o tédio com brincadeiras novas e divertidas. Assim, não deixe seu melhor amigo por muito tempo sozinho, leve-o para passear e se exercitar e alterne os tipos de brincadeiras. Além disso, você pode, também, é dar comida mais de uma vez ao dia.

Mas, ao notar este tipo de comportamento, é imprescindível que você leve o seu melhor amigo ao veterinário, para que ele possa averiguar a causa e dar as orientações necessárias. Porque, a coprofagia, também, pode ter outros tipos de causas como, por exemplo, a presença de vermes ou outros tipos de parasitas, a deficiência de nutrientes, entre outros fatores.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui