Poucas coisas neste mundo são mais fofinhas e meigas que os filhotes de cachorros. E assim como acontece com os bebês, quando um novo aprendizado acontece é sinônimo de festa: o primeiro truque, as primeiras necessidades no lugar certo, o primeiro passeio de carro… Porém nem tudo é curtição e festa na vida dos filhotes, que precisam de cuidados e atenção como qualquer ser vivo que acabou de chegar ao mundo.

Cuidados com os filhotes

O primeiro cuidado que se deve ter com o filhote de cachorro tem relação com o dia em que ele será levado para casa. Por mais que toda a família esteja ansiosa com a chegada do novo membro é bom não apressar as coisas, principalmente se o cão ainda não tiver desmamado. Neste caso, o período ideal para que ele ser levado para o novo lar é entre 45 a 65 dias de vida, e somente após o desmame, afinal, o contato com a mãe e o leite materno são essenciais nesta fase da vida.

Assim que chegar em casa o cãozinho pode ser higienizado com um banho com água morna, shampoo neutro específico para cães ou sabonete de coco. Caso o filhote esteja com pulgas é possível banhá-lo com sabonete de enxofre e nunca com produtos que contenham inseticidas, o que pode ser prejudicial nestes primeiros meses de vida.

Todos provavelmente irão querer mostrar o filhote de cachorro para que os vizinhos e amigos vejam o quanto ele é lindo. No entanto, passeios estão proibidos até que todas as vacinas tenham sido dadas. As doses e alguns tipos de vacinas ficam a critério do veterinário, porém as vacinas contra raiva e a múltipla são obrigatórias. Com relação à alimentação, o cão deve ingerir apenas rações próprias para filhotes, que podem ser pastosas ou mais secas. É indicado que antes de comprá-la, o veterinário indique o tipo mais recomendado.

Cuidados com os filhotes

E se por acaso o animal se sentir muito sozinho nos primeiros dias e começar a chorar pela falta da mãe, é possível colocar abaixo da caminha um rádio AM em volume baixo ou músicas clássicas, sem que o animal veja. Isto poderá distraí-lo e fazer com que fique mais calmo. Bolsas de água quente não são indicadas, pois esfriam um tempo depois e então não surtem mais efeito. É importante também respeitar o sono do cãozinho nos primeiros meses, sem que seja constantemente acordado para brincadeiras ou carinhos.


3 COMENTÁRIOS

  1. adorei .pois adoro animais .posso dar uma ideia a vcs???????????????
    por que vcs nao criam um blog de animais de estimaçao e contao um pouco deles
    peguem cachorros abandnados e vendam assim todos vao ter um lar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui