Um ótimo cão de guarda e de companhia, o Dogo Canário chama a atenção pelo porte e elegância. Saiba mais sobre essa raça!

O Dogo Canário, também, conhecido como Cão de Presa Canário é originado das Ilhas Canárias e o desenvolvimento da raça foi feito com diversos cruzamentos, sendo o principal deles de um cão comum das Ilhas Canárias denominado Perro de Ganado Majoreiro. A raça Dogo Canário desenvolveu-se de forma isolada durante muito tempo na ilha.

Dogo Canário - Histórias, característica da raça e curiosidades

Até o momento, o Dogo Canário ainda não foi incluído entre as raças raras pelo American Kennel Club, mas existem criadores espalhados por todo o mundo. No Brasil, a raça chegou ao fim de 2002. Ele é um excelente cão de guarda e companhia.

Características Físicas da raça Dogo Canário

O Dogo Canário tem o porte médio, robusto e elegante, Os machos podem pesar 50 Kg, enquanto as fêmeas pesam, aproximadamente, 40 kg. A altura é variável sendo 60 a 65 cm para os machos e as fêmeas oscilam entre 56 a 61 cm.

Dogo Canário - Histórias, característica da raça e curiosidades

O corpo deste cão é bem musculoso com peitoral bem definido, alinhado, além de pernas fortes. A cauda é grossa e a pelagem é curta e áspera. O tom dos pelos pode mudar bastante, como, por exemplo, tons de areia e acinzentado.

Temperamento do Dogo Canário

O Dogo Canário é um excelente cão de guarda, sendo devoto e leal ao dono e a toda a família. Em relação às pessoas estranhas, ele é muito desconfiado e bravo, por isso, o dono deve ter atenção. O temperamento é forte e ele é muito territorialista, mas também tem uma personalidade muito equilibrada e aprende as coisas com facilidade, porque é muito inteligente.

Dogo Canário - Histórias, característica da raça e curiosidades

Ele tem um porte nobre, sendo muito protetor e dócil. O Dogo Canário é muito independente, mas obediente ao dono e aos comandos que aprende.

Quando filhote deve ter uma alimentação saudável e bem equilibrada, sobretudo rica em proteína durante o primeiro ano de vida. Exercícios também devem ser feitos, mas de forma moderada e muito regular para não cansar o cão.

Cuidados com a raça

O Dogue Canário tem o porte médio e precisa de lugares espaçosos para gastar energia, por isso, não devem viver em apartamentos. Mesmo tendo pelos curtos, eles precisam de escovação regular, para quem fiquem limpos.

Dogo Canário - Histórias, característica da raça e curiosidades

Os principais problemas de saúde desta raça são relacionados à articulação, principalmente, displasia canina e problemas de pele. Portanto, o dono deve sempre leva-lo ao veterinário para fazer exames de rotina e prevenir qualquer tipo de problema que o cão possa ter.


2 COMENTÁRIOS

    • Se nao tem como comprar ,adote um ! Tem cães maravilhosos precisando de um dono…Mas antes de adotar ,pense bem ,pois se não tem dinheiro para comprar,talvez não tenha dinheiro para cuidar, pois são dispendiosos e as vezes para trata-los , acaba gastando mais do que ele custa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui