É legal deixar o cachorro para o lado de fora na hora das compras?

Por

Veja os riscos que ele corre e pondere antes de tomar essa decisão.

Em um mundo perfeito as lojas iriam permitir a entrada de nossos animais de estimação, mas infelizmente, essa não é a realidade. Será que amarrar nosso melhor amigo do lado de fora, mesmo que por uns minutos, é legal? Não será mais adequado passear com o cão, levá-lo para casa, e depois retornar?

caes-amarrados-compras-1

Vamos ser honestos: Eles ficam para o lado de fora, esperando no sol ou no frio, correndo perigo de serem levados por uma pessoa mal intencionada, ou sabe Deus o que poderá acontecer. Algumas pessoas acham que isso é paranoia. Há quem ache que o cão será roubado, outros acreditam que possam envenená-lo. De fato, o risco existe, pois eles estão a exposição de estranhos.

Claro que a decisão final será do dono do animal, mas muitos acreditam que o cão fica vulnerável a coisas ruins, inclusive a fugas. Há uma linha tênue entre ser negligente ou conveniente. Em uma situação de emergência não pode ser descartada a necessidade de ter de deixá-lo para o lado de fora, mas para isso você precisa ter algumas coisas em mente.

Você pode ver que seu cão de dentro da loja?

Certifique-se de que você poderá vigiar o cão de dentro da loja. Deixar o cachorro em áreas que ninguém possa avistá-lo o deixará mais vulnerável e suscetível a roubos. Evite também áreas de tráfego intenso ou locais escuros.

caes-amarrados-compras-2

Faça isso rápido

Quanto mais tempo o cachorro fica sozinho, maiores são as chances de algo ruim acontecer. Faça suas compras o mais rápido possível. Se o dia estiver muito quente ou muito frio, pense duas vezes antes de deixá-lo para o lado de fora sozinho.

caes-amarrados-compras-3

Coloque um microchip no seu cão

Você deve fazer isso de qualquer maneira, mas é particularmente importante caso seu cão escape. Plaquinha com nome do proprietário e telefone também é fundamental.

Em todos os casos, seja empático, e se coloque no lugar do cão. Você gostaria de ficar sozinho, amarrado em um poste, debaixo do sol ou chuva, sem proteção? O mesmo vale para pessoas que deixam o cão trancados dentro do carro. Sabemos que há casos que não há opção, e temos que nos afastar dele temporariamente. Por isso, procure lojas que tenham um local adequado para que ele fique aguardando na sombra. Leve água e petiscos para que ele se recomponha da caminhada, garantindo a sua segurança e bem-estar.