Empresa cria a Mopet, scooter elétrica para facilitar o passeio com cães e gatos

Uma invenção japonesa está facilitando o transporte de cães: a mopet.

Cachorros precisam passear diariamente – e o ideal é que eles caminhem pelas ruas e parques, conduzidos pelos tutores; afinal, trata-se de um exercício físico. Esta invenção japonesa, no entanto, pode facilitar muito o transporte dos cães e outros animais de estimação, principalmente nos deslocamentos rápidos: é a mopet.

A mopet é uma scooter elétrica (e-scooter, na linguagem técnica). Ela traz algumas vantagens importantes: não emite gases poluidores da atmosfera, não é barulhenta, proporciona agilidade nas viagens e é muito econômica – o condutor só gasta com a manutenção e limpeza.

As motocicletas vêm se tornando cada vez mais populares, em função não apenas da praticidade e economia, mas também da facilidade de atingir qualquer ponto da cidade em pouco tempo. Levar o cachorro até um local especial se torna bem mais fácil a bordo de uma mopet.

A mopet

Os brasileiros devem ser seduzidos rapidamente pela mopet, quando ela chegar ao país. Uma pesquisa da Webmotors, revista online sobre meios de transporte individuais, mostrou que 87% dos condutores querem adquirir um veículo elétrico nos próximos anos.

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

As desvantagens da mopet são o preço (cerca de 30% mais caro do que o das scooters tradicionais), a baixa velocidade (máximo de 30 km/h) e a autonomia limitada da bateria (por enquanto, é preciso recarregar a scooter a cada 60 km).

Mesmo assim, a nova scooter japonesa é superior a diversos modelos atualmente comercializados, cuja autonomia é de apenas 35 a 40 km/h. Com relação à velocidade, 30 km/h é uma velocidade aceitável, especialmente nas cidades congestionadas.

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

Para um passeio com o cachorro, no entanto, a mopet é uma excelente opção. Levar o animal de estimação ao veterinário, por exemplo, fica bem mais fácil a bordo de uma scooter. Além disso, no país, não é preciso ter habilitação para pilotar um destes veículos.

O espaço destinado aos cães e gatos é todo gradeado e fica embaixo do banco do motorista. É possível transportar cachorros de pequeno e médio porte com bastante conforto e segurança – não existe possibilidade de os peludos pularem para a rua, nem de atrapalharem o piloto na condução da scooter. Para o transporte de gatos, pode ser necessário telar o habitáculo.

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

A acomodação embaixo do banco garante que o motorista não precise se desviar durante os trajetos. O cachorro fica acomodado no corpo da scooter, sem nenhum risco adicional de sofrer acidentes, além dos perigos inerentes à pilotagem de motocicletas.

A mopet é ideal também para os passeios de cães idosos, convalescentes ou mesmo dos peludos mais preguiçosos e apavorados com o movimento da rua (sim, existem cachorros que têm medo de caminhar pela cidade).

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

Na frente do banco da abertura, a mopet apresenta uma pequena abertura, suficiente para os cachorros passarem a cabeça e observarem o trânsito, enquanto são transportados com todo o conforto. Não há espaço para um salto, apenas para olhar e curtir o passeio.

A scooter elétrica também é indicada para os dias de calor forte, em que fica difícil caminhar nas calçadas aquecidas pelo sol – a maioria dos dias brasileiros. Os cachorros podem ser levados até um parque ou outro local ajardinado, sem nenhum risco de sofrer queimaduras nas patas.

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

O veículo de transporte é dobrável e pesa apenas 25 kg. Ele pode ser guardado no porta-malas de um automóvel ou mesmo em um cantinho da casa. A mopet é ainda equipada com faróis de LED de alto brilho, para garantir a visibilidade ao motorista, mesmo no escuro.

Estas lanternas também são úteis para que os pilotos sejam visualizados entre os carros, mesmo durante dia claro. O design da mopet ainda precisa ser melhorado, mas o veículo não faz feio no dia a dia – especialmente para os orgulhosos tutores de cães e gatos.

mopet-a-scooter-eletrica-para-passear-com-caes
Foto: mopet.ebike

Quando os cachorros não estão passeando, o espaço embaixo do banco pode ser usado para transportar compras, encomendas e pequenas bagagens. A ideia dos japoneses é realmente muito criativa.

Para os interessados, é preciso lembrar mais uma vez: os cachorros precisam passear diariamente, para fortalecer o corpo e equilibrar a mente. A mopet é um auxiliar nos deslocamentos que facilita bastante o cotidiano, mas ela não deve ser encarada como um substituto para as caminhadas.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas