InícioHistórias Felizes Homem põe em risco a própria vida para salvar cachorro levado...

[VÍDEO] Homem põe em risco a própria vida para salvar cachorro levado pela correnteza

Um jardineiro sul-africano é o herói do momento, por salvar um cãozinho do afogamento.

Esta história tem uma vítima – o cachorro Scamp – e um herói – o jardineiro Amos Nvodlu. O cenário é a Província de KwaZulu Natal, no oeste da África do Sul. O animal caiu na água, ao tentar atravessar uma ponte, e Amos pôs em risco a própria vida para evitar o afogamento do cãozinho.

Scamp estava seguindo o tutor e tentou alcançá-lo cruzando uma ponte. A província, habitada pelo povo Zulu, é conhecida pelas praias, montanhas e savanas – habitat de grandes animais, como leões, girafas e rinocerontes. Apesar do cenário paradisíaco, o cachorrinho logo se viu em maus lençóis.

O acidente ocorreu na Represa Bell Park, formada nas montanhas Drakensberg, entre os picos Cathkin e Champagne Castle. O local é muito procurado por ecoturistas, ideal para trilhas a pé e de bicicleta, com alguns pontos de escalada. Mas Scamp resolveu passear no local mais perigoso: o ponto em que as águas represadas escoam para o vale.

O salvamento

Amos Nvodlu, um jardineiro de 35 anos, foi testemunha do acidente envolvendo Scamp. O cãozinho caiu na água e foi arrastado pela correnteza, mas conseguiu se apoiar em uma rocha. O jardineiro imediatamente se ofereceu para salvar o animal.

homem-poe-em-risco-a-propria-vida-para-salvar-cachorro

Nvodlu amarrou uma corda em torno da cintura e decidiu entrar na água, que corre forte em direção às planícies costeiras da província. O local do acidente é uma represa e Scamp decidiu explorar as novidades justamente no ponto mais próximo do sangradouro do reservatório de água.

Ele estava tentando acompanhar o tutor, que havia passado para a outra margem. Com alto grau de dificuldade, o trecho pode ser vencido por um homem em pé, mas certamente é fatal para um cachorro.

Nvodlu, que estava aparando a grama da margem, aliou a decisão à ação, prendeu-se a uma corda e enfrentou a correnteza. Amos havia sido alertado por um morador da região, vizinho da casa em que o jardineiro presta serviços.

James Stewart, o vizinho, e a mulher Stella observaram o drama desde o início. Eles estavam junto à cerca e observaram os movimentos do cachorrinho curioso, tentando a todo custo alcançar o tutor.

Foi o próprio Stewart quem ofereceu a corda para Nvodlu, como um equipamento de proteção. O herói do dia enfrentou a água sem refletir por muito tempo, porque Scamp, apoiado em uma rocha e equilibrando-se a muito custo, não resistiria à situação, nem teria como nadar para a margem.

A passagem por onde o tutor de Scamp atravessou se abre para o sangradouro da represa, uma espécie de escorregador que desemboca algumas centenas de metros abaixo. Se o cachorro se soltasse da rocha, a morte seria certa.

homem-poe-em-risco-a-propria-vida-para-salvar-cachorro

Sem hesitar, Nvodlu enfrentou a água gelada e seguiu em direção a Scamp. A vizinha Stella aproveitou para registrar o salvamento com o seu celular. Trata-se de um vídeo de cinco minutos, que se tornou viral nas redes sociais.

Nas imagens, é possível observar que o jardineiro consegue chegar ao ponto em que o cãozinho estava isolado, cheio de pedras escorregadias e pontiagudas. O animal, porém, estava tremendo de frio e de medo.

Bastaram algumas palavras de Amos, no entanto, para Scamp ficar mais tranquilo. De alguma forma, o animal sabia que o desconhecido estava tentando ajudar – e ele realmente estava precisando de muita ajuda naquele momento.

Nvodlu conseguiu pegar o cachorrinho no colo e refez o trajeto de volta à margem. Os riscos eram imensos: além das pedras cortantes, o jardineiro também começou a sentir os efeitos da água gelada, que começava a adormecer as suas pernas.

Ao correspondente do jornal londrino Daily Mail, o casal Stewart contou que ficou com o coração aos pulos enquanto o salvamento ocorria. Stella afirmou que conhece bem a região e diz que bastaria um escorregão para causar a morte do herói e da vítima.

Por fim, Nvodlu entregou o cachorro para James e rapidamente subiu para a margem do lago da represa, que está mais cheio do que o comum em função das fortes chuvas que atingiram a região. A barragem da represa rompeu pela primeira vez em muitos anos.

O tutor de Scamp é um passeador de cães que costuma caminhar com os animais no entorno da represa. No momento de atravessar o sangradouro, ele estava com quatro cachorros e decidiu transportá-los no colo. Mas Scamp não quis esperar a vez.

Milhares de internautas acessaram o vídeo feito por Stella. Surgiram muitos comentários sobre a bravura e o desprendimento de Nvodlu, um herói que aceitou arriscar a própria vida para salvar Scamp e, depois do resgate, ainda minimizou o ato de coragem para os repórteres.

Agora, está sendo realizada uma campanha para que o jardineiro receba um prêmio da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA), entidade internacional que zela pelos direitos dos animais.

Veja o vídeo do resgate:

Cães Online
Cães Online tem por objetivo trazer informações confiáveis sobre os melhores amigos dos humanos. Nosso contato: [email protected]
RELACIONADOS

Últimas Publicações