InícioHistórias FelizesHomem se aproxima de cachorra de rua e a agasalha para protegê-la...

Homem se aproxima de cachorra de rua e a agasalha para protegê-la do frio com roupa de varal solidário

Uma jovem do interior paulista flagrou um morador de rua cuidando de uma cachorra sem-teto.

Uma jovem do interior paulista flagrou um morador de rua cuidando de uma cachorra sem-teto.

Clicada em um dia frio e úmido, esta cena serve para aquecer corações e mentes. Uma jovem moradora de Serrana (noroeste do Estado de São Paulo) registrou imagens em que um morador de rua, que ganha a vida coletando materiais recicláveis, aproveitou algumas roupas para vestir a cachorra que provavelmente o acompanha.

O homem adaptou algumas roupas para humanos que conseguiu encontrar – as peças usadas são roupas infantis. Mais preocupado com o bem-estar do que com o próprio, o catador apressou-se em vestir a cachorra, para reduzir o desconforto que só quem vive na rua pode testemunhar.

morador-de-rua-cuida-de-cachorra-sem-teto

O vídeo

Flaviane Meira Garcia, que se descreve como “fotógrafa e mãe em período integral”, compartilhou as imagens emocionantes em suas redes sociais. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, a história é a seguinte:

“Em frente ao salão de beleza em que eu arrumo meu cabelo, foi instalado um varal comunitário. Hoje de manhã, vimos a cena mais linda do dia. Este senhor, que trabalha com recicláveis, escolheu uma das peças do varal para o seu fiel companheiro e carinhosamente o vestiu.”

Flaviane encerra o post dizendo que não conhece o catador de materiais recicláveis, mas garante que ele tem “todo o meu respeito e admiração”. E finaliza: “Obrigada por isso, que Deus ilumine o seu caminho”.

O vídeo mostra um homem vestindo uma camiseta em uma cachorra – ambos são moradores de rua. Devia ser uma manhã bem fria, diferente das mais comuns na região, porque o próprio benfeitor da história está agasalhado com gorro de lã e casaco.

morador-de-rua-cuida-de-cachorra-sem-teto

As imagens viralizaram e a história se tornou a notícia do momento em Serrana. Uma mulher, que se identificou como pregadora de uma igreja evangélica na região, afirmou que o homem é seu pai e que “Deus está fazendo uma grande obra na vida dele”.

Dezenas de internautas publicaram comentários elogiando a atitude do coletor de recicláveis. Um deles identificou o homem, que se abriga em um beco da cidade, próximo à avenida em que as imagens foram registradas.

Na atualização da postagem, Flaviane afirmou que decidiu publicar o vídeo, porque a cena a deixou feliz, “com o coração quentinho”. Para a fotógrafa, as imagens mostram que nem tudo está perdido e pessoas de bom coração “ainda existem neste mundo”.

morador-de-rua-cuida-de-cachorra-sem-teto

As respostas foram as mais variadas. Muitas pessoas se emocionaram com o vídeo, fazendo votos de que haja mais humanos com corações grandes e muito amor aos animais. Uma comerciante local está tentando encontrar o tutor, para entregar algumas roupas para a cachorra: ela produz e comercializa itens para pets.

As cenas deste coletor de recicláveis, procurando de alguma forma atenuar o frio que a cachorra está sentindo, são um belo exemplo de que uma imagem vale mais do que mil palavras. O vídeo é realmente emocionante.

A própria ideia do varal comunitário – que foi instalado pela dona do salão de beleza frequentado por Flaviane, para que moradores de rua possam encontrar peças para vestir sem a necessidade de ter de pedir – é uma excelente forma de solidariedade. O varal está na rua mais movimentada de Serrana.

Serrana é um município de pouco mais de 45 mil habitantes, na região metropolitana de Ribeirão Preto, região noroeste de São Paulo. A cidade foi escolhida, em 2020, para sediar um experimento de vacinação em massa contra a Covid-19, que avaliou a eficácia na redução de casos e no controle da pandemia.

Esta cidade, no entanto, parece adquirir uma importância ainda maior, por ser uma sede de empatia e solidariedade. Tanto pelo homem de rua que agasalhou a cachorra, quanto pela fotógrafa que captou as imagens e publicou-as nas redes sociais.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações