InícioCuriosidadesJiff, o cachorrinho famoso que corre com duas patas e já quebrou...

Jiff, o cachorrinho famoso que corre com duas patas e já quebrou dois recordes mundiais

Ele faz comerciais, aparece em vídeos e fotos. Conheça Jiff, o cachorro mais famoso da internet.

Jiff é um spitz alemão anão – raça mais conhecida como lulu da Pomerânia – extremamente famoso no mundo inteiro. Ele tem milhões de seguidores nas redes sociais e detém dois recordes mundiais, registrados no Guinness Book of Records: em 2015, ele foi considerado o cachorro mais rápido do mundo a andar sobre duas patas.

Conhecido como Jiff Pom nos EUA (ele nasceu em Chicago, Illinois, em 2010, mas atualmente vive em Los Angeles, na Califórnia), este spitz já participou de dezenas de campanhas publicitárias e participou do videoclipe Dark Horse, de Katy Perry, em 2013.

Jiff-o-cachorro-mais-famoso-das-redes-sociais

Os recordes

Nos vídeos oficiais, o lulu da Pomerânia caminha dez metros com as patas traseiras em apenas 6,56 segundos. Apoiado nas patas dianteiras, ele percorreu cinco metros em 7,76 segundos. Mas Jiff faz sucesso também por outros motivos.

De acordo com Craig Glenday, editor chefe do Guinness, o cachorro impressiona pela personalidade e a riqueza de talentos que Jiff possui não pode ser colocada em dúvida. Ele tem a aparência de um bichinho de pelúcia vivo, mas é extremamente versátil. O spitz foi a mascote oficial nos eventos que marcaram os 60 anos do Livro dos Recordes.

Além de caminhar a toda velocidade apenas com as pernas traseiras ou dianteiras, Jiff também atraiu a atenção do Guinness por suas atuações: ele anda de skate, presta continência, aperta mãos e até mesmo usa um carimbo com a própria pata para dar autógrafos.

Jiff-o-cachorro-mais-famoso-das-redes-sociais

A vida de Jiff

O lulu da Pomerânia deixou a terra natal quando os tutores perceberam que tinham um grande talento em casa e Los Angeles ofereceria melhores condições para Jiff. Não se trata de exploração do cachorrinho: ele trabalha apenas uma hora em cada atividade e passa a maior parte do tempo como um cachorro normal.

Os tutores acompanham a carreira do cachorrinho há 11 anos, mas conseguiram se manter no anonimato até hoje. Eles não aparecem nas campanhas, nem em entrevistas. A estrela é Jiff e a família humana segue cuidando de outros assuntos.

Jiff-o-cachorro-mais-famoso-das-redes-sociais

Em setembro de 2021, Jiff contava com milhões de seguidores nas redes sociais. Ele faz vídeos curtos, postados pelos tutores e curtidos e compartilhados por internautas. O fã-clube de Jiff é composto por:

  • 10 milhões de seguidores no Instagram;
  • 20,8 milhões de seguidores no Tik Tok;
  • 1,3 milhão de seguidores no Facebook;
  • 258 mil assinantes no Youtube;
  • 90 mil seguidores no Twitter.

O cachorro superstar atua como “influenciador digital”, dando opiniões sobre assuntos diversos. Ele posta fotos com celebridades da música e do cinema – e muitos famosos fazem de tudo para aparecer nas páginas de Jiff.

Ele também faz presença vip em eventos corporativos de várias empresas. Jiff é assessorado pela A3 Artists Agency, produtora com sedes em Los Angeles, Nova York e Londres que cuida das carreiras de Alec Baldwin, Sandra Bullock e Nicole Kidman, para citar alguns exemplos.

Jiff-o-cachorro-mais-famoso-das-redes-sociais

O lulu da Pomerânia já apareceu em propagandas da Cover Girl, Target e Banana Republic, entre outras marcas. Em 2017, Jiff viajou para a Alemanha, para promover o game Sims 4: Cats and Dogs. No ano seguinte, ele fez uma aparição em uma conferência do Facebook, para ajudar a demonstrar os efeitos da câmera AR do Instagram.

A Made In Network cria conteúdos para o canal de Jeff no Youtube. O lulu da Pomerânia apresenta dois programas digitais: Jiff Pom Quiz Show e Jiff Pom Unboxing. Ele também tem diversas aparições no cinema: a mais famosa é o personagem Felix, de “As Aventuras de Bailey: Uma Noite em Cowtown”.

O cachorro também é conhecido por ser protagonista do livro “I Am Jiff Pom” (publicado em 2017) e, desde 2020, fotos de Jiff decoram calendários de parede. Nas redes sociais, é possível baixar emojis especiais do cachorro – os jiffmojis.

Jiff tem um dia próprio em Los Angeles. O calendário oficial da cidade homenageia estrelas de Hollywood. O dia 20 de agosto é o Jiff Pom Day. Ele já recebeu diversos prêmios, como o Kids Choice Awards, People’s Choice Awards e Shortly Awards.

Este lulu da Pomerânia não é apenas o animal mais famoso nas redes sociais. Com um currículo como este, ele pode ser considerado uma grande celebridade mundial. Socialites e participantes de reality shows ainda estão muito atrás de Jiff.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações