Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Jogadores do América entraram em campo com cachorros impactados pela tragédia de Brumadinho.

Em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro de Futebol 2022, os jogadores do América marcaram um golaço antes mesmo de a bola rolar. Eles entraram em campo acompanhados por cachorros impactados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa, em conjunto com a Vale e ONGs que cuidam de animais abandonados na região da capital mineira, quer dar visibilidade a outro aspecto da tragédia: o dos animais, que também foram seriamente afetados. Muitos deles ainda estão procurando uma família, para refazer a história de vida.

Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

O acidente

O rompimento da barragem ocorreu há três anos, em 25.01.19, e é considerado o maior acidente de trabalho no Brasil em perdas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Foram 264 vítimas humanas fatais e milhares entre cachorros e gatos.

Desde 2019, diversas ONGs de Minas Gerais abrigam e procuram encaminhar os animais desabrigados. Apenas na Fazenda Abrigo da Fauna, 230 cachorros e 40 gatos esperam por uma nova família. A boa notícia é que, no ano passado, 95 animais foram adotados.

O jogo

Antes mesmo de os cachorros entrarem em campo, o site do América fez um teaser sobre a ação promocional. Na apresentação da escalação, em lugar dos jogadores, foram postadas 11 fotos de cachorros, como Roliço, Sossego e Miudinha, apresentados como atletas da “Seleção Me Adote Futebol Clube”.

jogadores-entram-em-campo-com-cachorros-desabrigados

Na noite de sábado, 05.02.22, no Estádio Raimundo Sampaio (Arena Independência), em Belo Horizonte, no início do jogo entre América e Athletic, os jogadores do “Coelho” entraram em campo com 11 cachorros resgatados após o rompimento da barragem.

A ação de saúde pública visa dar publicidade e sensibilizar interessados em adotar os animais desabrigados. No total, 299 cães e 53 gatos estão disponíveis para adoção, entre os socorridos nos dias seguintes à tragédia.

Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

A seleção canina entrou em campo com a seguinte escalação: Beca no gol, os laterais Dudu e José e os zagueiros Arlete e Fred. Mickey, Miudinha e Roliço formaram o meio de campo e, no ataque, foram apresentados Sossego, Jade e Tequila.

Os cachorros, acompanhados pelos jogadores “humanos”, esbanjaram descontração, fofura e alegria – aparentemente, eles nasceram para desfilar pelos campos de futebol. Os torcedores foram orientados a não disparar fogos sonoros durante a apresentação.

Antes do jogo, os torcedores que compareceram à Arena Independência puderam conhecer e interagir com os cachorros selecionados para a apresentação, que ficaram à disposição nas dependências do estádio, junto a um dos portões de acesso.

Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Durante a partida, que terminou num empate de 1×1 entre América e Athletic, todos os protocolos sanitários foram cumpridos à risca. E, além das medidas para conter a pandemia, o jogo contou também com protocolos ambientais, para não expor os cachorros desabrigados a nenhum risco.

Quem se interessou pela adoção pôde passar por uma pré-seleção antes do jogo. A iniciativa, no entanto, não foi encerrada com a apresentação no gramado. Os candidatos à adoção podem procurar a Fazenda Abrigo da Fauna, atualmente responsável pelos peludos.

Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Magda Castro, supervisora da ONG, comemorou a iniciativa do América. Depois do impacto inicial do acidente, quando as notícias começaram a rarear, as possibilidades de adoção também sofreram um declínio.

A supervisora diz que, no começo do ano, as adoções são naturalmente reduzidas, principalmente em função do período das férias escolares. Ironicamente, janeiro e fevereiro são também os meses que registram os maiores totais de abandonos.

Por isso, a iniciativa do clube foi muito bem-vinda. O desfile e apresentação dos cachorros em um jogo de futebol – uma paixão nacional – tende a despertar o interesse pelos animais de estimação. “A ação realizada pelo América traz esperança de que estes animais encontrem um novo lar. Todos nós batemos um bolão hoje”, brincou Magda.

Jogadores de futebol entram em campo com cachorros desabrigados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Os interessados em adotar um cachorro ou gato podem se inscrever pela internet. Basta acessar a página Me Leva para Casa. Veterinários da equipe estão capacitados para realizar entrevistas online e ajudar a escolher o melhor companheiro, de acordo com as vontades e condições de cada adotante.

A empresa Vale, responsável pelo acidente em Brumadinho, mantém, por determinação judicial, abrigos temporários de animais de estimação, domésticos e silvestres afetados pelo rompimento da barragem. É o caso do Abrigo da Fauna.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas