Jovem faz sessão de fotos de formatura com cachorro que a ajudou a se formar

Por: em

O cachorro participou das fotos da formatura de uma jovem enfermeira. Entenda os motivos.

A situação pode parecer inusitada, mas uma estudante de enfermagem posou para as fotos da formatura ao lado de um cachorrinho. A maioria dos estudantes faz álbuns com os pais, parentes e amigos que ajudaram na jornada universitária, mas a jovem decidiu prestar uma homenagem ao grande amigo de quatro patas.

Amee Nepomuceno é uma jovem enfermeira, graduada em 2021 pela West Coast University, de Irvine (Califórnia, costa oeste dos EUA). E, como muitos estudantes nos últimos semestres, ela teve de adaptar a rotina em função da pandemia. Não foi nada fácil, mas ela teve o apoio incondicional de seu cachorro.

Jovem faz sessão de fotos de formatura com cachorro que a ajudou a se formar
Imagem/ Amee Nepomuceno

Amme e Spex

A estudante passou metade do período da graduação nestes novos tempos de pandemia. Com a chegada da Covid-19, a maioria das atividades presenciais dos cursos universitários foi suspensa, e Amee Nepomuceno teve que se adaptar a uma rotina diferente.

Além disso, o isolamento social impossibilitou Amee de manter uma vida social – e estudantes universitários americanos desenvolvem as mais diversas atividades em paralelo às tarefas acadêmicas. A estudante permaneceu praticamente apenas com a convivência do fiel cachorrinho.

Jovem faz sessão de fotos de formatura com cachorro que a ajudou a se formar
Imagem/ Amee Nepomuceno

É aí que entra a atuação decisiva de Spex, um simpático corgi galês. Para treinar as habilidades de enfermagem, na falta de modelos humanos reais, Amme fazia avaliações anatômicas e fisiológicas no cachorro.

Além disso, Spex estava sempre à disposição quando Amee se sentia sozinha, ansiosa ou estressada. O cachorro garantia a motivação necessária para os estudos e para manter uma rotina em meio ao isolamento e à falta de perspectivas de novos contatos.

Spex garantiu uma mão amiga para Amee – ou melhor, uma “pata amiga”. Ele permaneceu com a estudante em todos os momentos. Enquanto ela estudava, o cachorro permanecia ao lado, dando apoio moral. Quando ela se sentia sozinha, Spex agitava o pequeno apartamento, oferecendo alguma distração.

As fotos

É tradição nos EUA que os estudantes universitários, na graduação, façam um álbum de fotos. Quase sempre, são as poses clássicas, ao lado dos colegas e professores. Em 2021, no entanto, a West Coast não realizou eventos oficiais de formatura.

cachorro-ajuda-jovem-a-se-formar-1
Imagem/ Amee Nepomuceno

Os estudantes foram clicados separadamente em um estúdio fotográfico e as imagens foram postadas em um álbum virtual, para alcançar o maior número possível de pessoas – afinal, é importante registrar os momentos especiais – e a graduação é certamente um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

Amee decidiu posar para o álbum da turma, devidamente paramentada com capelo, estola e beca, na companhia de Spex. Mas o figurino ainda não estava completo. A jovem enfermeira providenciou também um echarpe e um chapéu para o cachorro.

Para agradecer pelo apoio durante todo o período difícil dos estudos, ainda mais complicado em meio a uma pandemia, Amee registrou a presença do seu fiel companheiro. Spex foi reconhecido como o grande responsável pela nova vitória alcançada.

Spex comportou-se muito bem durante a sessão de fotos. Ele parecia estar compenetrado da importância do momento para a tutora. E, de acordo com Amee, o cachorrinho aprovou as imagens capturadas pelo fotógrafo. Agora, a dupla segue em busca de novas conquistas pessoais e profissionais.