InícioHistórias FelizesMãe pitbull se aproxima das pessoas e implora para ajudar a salvar...

Mãe pitbull se aproxima das pessoas e implora para ajudar a salvar seus filhotes

Ela estava aflita para salvar os filhotes. Conheça a história desta incrível cadela pitbull.

Ela estava aflita para salvar os filhotes. Conheça a história desta incrível cadela pitbull.

Muitos animais de estimação são abandonados todos os dias, no mundo todo. No Brasil, estima-se que haja 20 milhões de cachorros nas ruas. Nos EUA, o número é menor, mas bastante expressivo: quatro milhões de cães são deixados na rua todos os anos – e um terço deles é sacrificado.

O extermínio é amparado na política de saúde pública vigente na maioria dos Estados. Na maior parte dos abrigos americanos, os cachorros recolhidos nas ruas, caso não sejam encontrados os tutores, ou um novo lar adotivo, são sacrificados 72 horas depois do resgate. Algumas organizações não governamentais acolhem os peludos, para minimizar as consequências desta política de abate.

cadela-pitbull-pede-ajuda-para-salvar-os-filhotes

Um abrigo americano tenta atenuar esta situação: o Villalobos Rescue Center, sediado em Agua Dulce, Califórnia (mas com abrigos em diversos outros Estados), especializado na reabilitação de cães da raça pitbull que foram abandonados, abusados ou negligenciados pelos seus tutores.

O trabalho do Villalobos, o maior centro de resgate de pitbulls dos EUA, é objeto de um reality show no país, exibido pela Animal Planet TV: “Pit Bulls and Parolees” (pitbulls e condenados, em tradução livre). O programa conta histórias do dia a dia do abrigo fundado por Tia Maria Torres, que conta com o apoio de ex-presidiários para resgatar, acolher e tratar os cachorros.

Um dos episódios do reality show, no ar desde 2009 nos EUA, contou a história de Mama Pitbull, uma cadela que foi avistada vagando pelas ruas de Nova Orleans, na Louisiana. Moradores da região entraram em contato com o Villalobos, que acionou uma equipe de resgate.

cadela-pitbull-pede-ajuda-para-salvar-os-filhotes

Mama Pitbull

O centro de resgate foi alertado que uma cachorra pitbull, com uma ninhada de recém-nascidos (ou prestes a dar à luz), estava rondando uma área de galpões na cidade. Como se tratava de um pitbull, ninguém teve coragem de se aproximar para saber o que estava realmente acontecendo.

Uma equipe se deslocou até a área informada e começou a procurar a cachorra. Não foi necessário investigar muito: em poucos minutos, uma cadela em muito mau estado observou os voluntários e ela própria se aproximou. Ninguém na região sabia dizer se o animal tinha uma família.

A aparência das tetas da cachorra demonstrava que ela tinha dado cria há três ou quatro dias. Ela estava farta de leite, mas muito maltratada e descuidada. Mas o mais impressionante é que a cachorra, que recebeu o nome de Mama (mamãe), pediu ajuda para os resgatadores.

cadela-pitbull-pede-ajuda-para-salvar-os-filhotes

Os voluntários da equipe não sabiam o que esperar. Pelo estado em que encontraram a cadela pitbull, eles temiam pelo que poderia estar acontecendo com as crias. Mas não sabiam por onde começar a procurar.

Mas a cachorra precisava salvar os filhotes. Os membros da equipe de resgate colocaram uma coleira em Mama, que os guiou por alguns metros até o local em que ela morava. Não se pode dizer que o lugar tinha uma aparência acolhedora.

Um dos resgatadores, identificado como Matt, bateu à porta da residência. Um homem atendeu e, ao ver Mama com o grupo, disse que ela era a cachorra do colega com quem dividia a casa, mas ele estava preso naquele momento.

cadela-pitbull-pede-ajuda-para-salvar-os-filhotes

O homem não se mostrou muito colaborativo. Disse apenas que precisava se livrar da cachorra, e que os filhotes deveriam estar “em algum lugar por ali”, mas não permitiu que o grupo entrasse na casa.

Apenas algumas horas mais tarde, já de posse de um mandado de segurança, os resgatadores do Villalobos conseguiram entrar na casa. Depois do trabalho burocrático, eles finalmente conseguiram reunir a mãezinha com os cinco adoráveis filhotes.

A cachorra se mostrou imensamente agradecida aos resgatadores. Quando ela finalmente conseguiu chegar perto dos filhotes, não sabia se os alimentava, se os mostrava para a equipe ou se lambia as mãos dos voluntários em agradecimento.

Apesar dos maus tratos e da negligência, Mama finalmente foi levada a um abrigo, onde ficou em segurança com os filhotes, que estavam com a saúde bastante fragilizada, mas conseguiram se recuperar em alguns dias de alimento, atenção e conforto.

O episódio de “Pit Bulls and Parolees” termina informando que a cadela e os cinco cachorrinhos estão passando bem, recuperando-se do trauma da desnutrição e do abuso. Mama será esterilizada assim que encerrar o período de amamentação. Todos deverão ser colocados para adoção, aos cuidados do Villalobos.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações