Morador de rua comemora aniversário e divide o bolo com seus cachorros

Um transeunte filmou um morador de rua comemorando aniversário com os cachorros.

Imagens obtidas com um smartphone captaram um raro momento que demonstra a amizade entre cachorros e humanos: um morador de rua fez uma festa de aniversário com eles, ali mesmo na calçada. Depois do “Parabéns a Você”, ele dividiu o bolo com os cachorros que o acompanham.

O caso aconteceu em Bucaramanga, capital do Estado de Santander, na Colômbia. A cena comovente foi protagonizada pelo morador de rua José Luís Matos, conhecido pelos moradores da cidade como Choco.

Parabéns a Você

O vídeo mostra Choco se aproximando do “acampamento”, que divide com dois cachorros na região central de Bucaramanga. Ele abre um pacote e apresenta um bolo de chocolate para os peludos. Em seguida, depois de cantar e bater palmas, o doce é repartido entre os três sem teto.

morador-de-rua-faz-festa-de-aniversario-com-os-cachorros

As cenas foram postadas nas redes sociais e viralizaram rapidamente. As imagens chegaram a diversos países, inclusive à TV aberta brasileira, sendo reproduzidas em diversos canais de televisão do país.

A festa atraiu a atenção da imprensa local. Aos repórteres da revista “Semana”, que circula em Santander, Choco contou que vive na rua com os dois cães, Nena e Shaggy, com quem divide o agasalho e alimento que consegue arrecadar. O nome do cachorro foi inspirado no personagem Shaggy, tutor do Scooby-Doo, do desenho animado.

Choco disse que pretendia comemorar o aniversário do cachorro macho, Shaggy, mas não tinha nada para dar de presente ao peludo. Na última hora, o morador de rua conseguiu organizar uma festinha.

A festa

O relato de José Luís consegue ser ainda mais comovente do que as cenas gravadas:

“Eu estava chateado, porque o meu cachorro estava fazendo aniversário e eu queria dar um pedaço de frango para ele, mas não tinha condições para isso. No fim da tarde, encontrei uma senhora que ia jogar um bolo inteiro no lixo, e pedir para ela dar para mim.”

morador-de-rua-faz-festa-de-aniversario-com-os-cachorros

A mulher doou o bolo para Choco, acreditando que ele poderia aproveitar o doce melhor do que ela. Em seguida, o morador de rua foi até uma loja e pediu ao balconista que vendesse algumas velas por 500 pesos, o único dinheiro que tinha. O valor corresponde a R$ 0,70.

O tutor de Shaggy ainda gastou um tempinho para encontrar um lugar especial para a festa. Por fim, ele escolheu uma escadaria junto a uma praça do centro de Bucaramanga, quase deserta àquela hora.

Com tudo organizado, o morador de rua reuniu os dois amigos de quatro patas em torno do bolo enfeitado com velas. Ele também tinha chapéus de festa, dois pratos e uma faca de plástico, para decorar a “mesa de doces” da comemoração.

A repercussão

Camilo Cárdenas, um transeunte que passava no local, observou o momento curioso e decidiu registrá-lo. O internauta, que atua como comunicador em Bucaramanga, postou o vídeo no Twitter. A postagem já recebeu mais de 20 mil interações.

O gesto espontâneo de Choco comoveu muitas pessoas, que curtiram, comentaram e compartilharam as imagens da festa. Um morador da cidade procurou o sem teto para mostrar o vídeo e também a reação dos internautas.

A respeito da repercussão, José Luís disse: “Me mostraram o vídeo e disseram que eu tinha ficado famoso. Agora, quando eu acordo, tem sempre muita gente ao meu redor. Eu pensei que tinha feito alguma coisa, mas ainda não tinha feito nada. Minha vida mudou graças à pessoa que gravou e eu espero poder fazer muito mais pelos animais de rua”.

Algumas pessoas têm procurado Choco, oferecendo mantimentos e roupas. Outros apenas levam os seus pets para conhecer o morador de rua, com os seus amigos inseparáveis: Shaggy e Nena.

Foi criado um perfil no Instagram para Choco, que já conta com mais de 160 mil seguidores. O morador de rua já postou imagens de pessoas trazendo doações, chegando para uma visita e até as sessões gratuitas no dentista que ofereceu um tratamento para o morador de rua.

Com mais recursos, José Luís pode experimentar um novo começo. Ele já viveu em várias cidades da Colômbia e diz ser grato por tudo que aprendeu nas ruas. As oportunidades estão surgindo porque este homem demonstrou ter um grande coração. Ele é responsável e amoroso. Merece, portanto, tudo de melhor que puder encontrar na vida.

Postagens Relacionadas