Mulher doa ração para abrigo e ganha abraço de um dos cachorros

Os animais estavam sem comida; este cachorro pulou na doadora e deu um forte abraço.

Estas fotos estão fazendo muito sucesso nas redes sociais. Nelas, é possível ver um cachorro de porte médio para grande dando um abraço na mulher que decidiu fazer a sua parte e doou ração para um abrigo.

A entidade está sediada em Arroio dos Ratos, uma pequena cidade no leste do Rio Grande do Sul, a 55 km de Porto Alegre. O abraço teve um motivo especial: a mulher estava entregando dezenas de sacos de ração – uma necessidade urgente do abrigo.

A doação

A benfeitora se chama Ana Lúcia Leituga, moradora de Arroio dos Ratos. Ela é uma doadora regular, mas o que está emocionando os internautas é que um dos cachorros beneficiados decidiu agradecer pessoalmente.

Em um gesto espontâneo, o animal correu para Ana Lúcia, pulou sobre ela e deu um forte abraço. Ele parecia perceber que a doadora estava salvando as vidas – dele e de seus colegas – que precisam de doações para sobreviver enquanto esperam pela oportunidade de um lar definitivo.

mulher-doa-racao-para-abrigo-e-ganha-abraco-de-um-dos-cachorros

A ONG não conta com apoios oficiais – o abrigo vive de doações de alimentos, medicamentos, agasalhos e também da oferta de trabalho voluntários de veterinários e tratadores. Durante a pandemia de Covid-19, as doações se tornaram mais raras e os animais abrigados estão vivendo sem saber se conseguirão se alimentar no dia seguinte.

Por isso, o cachorro das fotos acabou se tornando um belo exemplo. As pessoas ajudam como podem, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Em troca, doadores com Ana Lúcia e alguns outros recebem o carinho dos peludos.

As imagens foram postadas nas redes sociais e atraíram a atenção de milhares de internautas, inclusive fora do Brasil. Depois da contribuição de Ana Lúcia, o abrigo recebeu outros donativos e os cachorros e gatos abrigados no local estão mais tranquilos.

O gesto de Ana Lúcia merece os aplausos de todos – mesmo dos que não são amantes dos animais. Quando a doadora saiu de casa para entregar a ração no abrigo, no entanto, provavelmente ela não fazia ideia de que receberia uma recompensa tão efusiva.

Com certeza, o prêmio por fazer caridade é a própria satisfação que é gerada pelo gesto – mesmo que ninguém saiba, há uma alegria íntima que não pode ser destruída. Mesmo assim, receber o abraço do cachorro melhorou ainda mais o dia – e a vida – de Ana Lúcia.

A importância das doações

No mundo inteiro, organizações não governamentais recolhem, abrigam, tratam e encaminham cães e gatos abandonados nas ruas ou vítimas de maus tratos e negligência por parte de tutores irresponsáveis.

Estas entidades impedem muitas agressões, brigas e mortes. Estima-se que o Brasil tenha 30 milhões de animais vivendo nas ruas. Os abrigos resgatam a dignidade desses peludos, além de contribuir para amenizar as infecções por zoonoses.

mulher-doa-racao-para-abrigo-e-ganha-abraco-de-um-dos-cachorros

As doações são sempre importantes – para asilos, orfanatos, organizações que apoiam pessoas carentes e também para os abrigos de cachorros e gatos. Um cobertor rasgado ao meio, ou um tapete puído, pode se transformar em uma cama quentinha, nas mãos de quem sabe aproveitar de tudo.

Quem tem condições financeiras pode fazer doações diretamente, através de transferências bancárias automáticas, ou comprar rações, medicamentos e artigos de higiene, levando-os aos canis e gatis espalhados pelas cidades.

Levar as doações diretamente ao local em que elas serão aproveitadas, aliás, é um momento de lazer, alegria e descontração. Os animais de abrigo não recebem muitas visitas e não costumam brincar muito.

mulher-doa-racao-para-abrigo-e-ganha-abraco-de-um-dos-cachorros

Por isso, quem dispõe de um tempinho na semana, também pode simplesmente visitar os peludos. A maioria das ONGs de apoio aos animais aceita e estimula a presença de voluntários para passear e brincar com os abrigados. O gesto não custa nada e ajuda muito.

Mas nós sabemos que a vida é corrida e muitas vezes falta tempo para tudo. Mas, mesmo assim, é possível fazer alguma coisa em favor dos animais abandonados. Quem não tem tempo nem dinheiro pode compartilhar imagens e informações sobre as ONGs, aumentando as chances de recebimento das doações.

Atualmente, a maioria das pessoas passa parte do tempo navegando nas redes sociais. Dedicando apenas alguns minutos, é possível curtir, comentar e compartilhar os posts dos abrigos, ampliando o alcance das diversas ações em favor dos animais.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas