Usando sacos plásticos e criatividade, esta mulher protege o cachorro com capas de chuva.
Ao lado do prazer e da alegria de conviver com um cachorro, muitas tarefas são necessárias para que um tutor garanta a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos animais de estimação. Esta mulher dá um bom exemplo: ela faz capas com sacos plásticos, para oferecer proteção ao pet, mesmo nas caminhadas debaixo de chuva.
Ela estava passeando com o peludo, quando um aguaceiro os atingiu. Foi necessário improvisar: a mulher pegou alguns sacos plásticos que levava na bolsa e, com um pouco de criatividade, garantiu que o cachorro não ficasse molhado nem sofresse com o frio.
A proteção
Não se sabe quem filmou a cena, mas ela foi publicada nas redes sociais e rapidamente conquistou corações e mentes de internautas. Provavelmente, um transeunte observou a dedicação da mulher e resolveu que aquele momento merecia ser compartilhado.
A atitude da mulher parece ser um gesto simples, mas ela evitou o desconforto para o cachorro. Possivelmente, a dupla saiu de casa para alguma tarefa imediata – uma compra ou pagamento, por exemplo –, mas foi colhida pela chuva.
A chuva
Geralmente, um banho de chuva não é prejudicial para os cachorros – nem para os humanos. Brincar no quintal enquanto está chovendo pode ser uma atividade divertida, especialmente para animais adultos e saudáveis.
De qualquer maneira, os tutores precisam ficar atentos, para que os peludos não sofram com algumas doenças oportunistas. Da mesma forma que ocorre com os humanos, a alteração súbita da temperatura corporal facilita a ação de alguns vírus, como os rinovírus, que causam resfriados. A situação pode se agravar com gripes e pneumonias.
O problema mais frequente depois de um banho de chuva, especialmente quando isso ocorre com muita frequência, é o surgimento de dermatites. As doenças de pele costumam surgir quando os cachorros ficam com o pelo molhado por muito tempo.
Alguns cães apresentam subpelo denso, que pode ficar úmido mesmo que a pelagem de cobertura pareça seca. E, como o subpelo permanece mais próximo à pele, é mais frequente o surgimento de problemas.
As doenças de pele geram desconforto e coceira e o cachorro, ao se coçar, pode facilitar a ação de micro-organismos, especialmente se a pele estiver ferida. Portanto, o melhor é secar muito bem o cachorro depois de um banho de chuva – ou usar uma capa, para minimizar o problema.
Evidentemente, os filhotes e os cachorros idosos não devem ser expostos à chuva ou ao frio, assim como animais que estejam convalescendo de doenças e traumas. O sistema imunológico, nesses casos, é deficiente (por ainda não estar plenamente desenvolvido ou por desgaste natural).
Como fazer
No mercado para pets, existem diversos artigos para proteger os cachorros da chuva, com preços e estilos diferentes. Mas, com alguma habilidade manual, é possível fazer o acessório em casa. A tarefa é divertida e a capa se torna exclusiva, feita sob medida para o peludo.
• O primeiro passo é tirar as medidas do cachorro. Meça o contorno do pescoço e do peito na parte mais larga, para evitar que a roupa fique justa e prejudique os movimentos.
• Meça o comprimento do corpo, do pescoço à raiz da cauda. Alguns cães são mais quadrados (como o schnauzer), enquanto outros são mais espichados (como o dachshund).
• Se você pretende fazer calças ou mangas de camisa, meça também o comprimento e o diâmetro das pernas. O ideal é que a capa não fique muito justa, nem muito larga.
• Faça um molde em papel, que pode ser reutilizado para outras capas. Marque o comprimento do corpo, o contorno do pescoço e do peito – metade para cada lado: os dois pedaços irão envolver o corpo do peludo.
• Se for fazer mangas e calças, meça exatamente onde é a inserção das pernas no tronco. Estas partes podem ser feitas separadamente e costuradas ao “corpo” da capa, ou desenhadas no molde.
• Coloque o molde sobre o material da capa (plástico, TNT, vinil, náilon, etc.) e recorte o tecido com alguma folga para a costura. Depois disso, é só unir as peças com uma costura resistente.
Está pronta a capa exclusiva para o seu peludo, resistente e durável. Ele poderá aproveitá-la em muitas caminhadas, especialmente nas tardes de verão, que são sempre chuvosas.