InícioHistórias FelizesMulher leva cachorro com a coluna fraturada para casa para dar amor...

Mulher leva cachorro com a coluna fraturada para casa para dar amor e dias melhores para ele

Ela encontrou o peludo durante as férias. A coluna estava fraturada, mas a mulher tratou dele.

Uma holandesa, em viagem de férias para a Grécia, encontrou um cachorro com a coluna fraturada. Durante vários dias, ela ofereceu água e comida, mas ele precisava de cuidados. No momento da despedida, a mulher não resistiu e levou o peludo para casa.

Kiara Ijzendoorn, que estuda Educação Física no Albeda College, de Roterdã, estava visitando as ilhas gregas. Ao desembarcar em Creta, berço da civilização minoica, ela encontrou algo mais que ruínas milenares.

mulher-leva-cachorro-com-a-coluna-fraturada-para-casa

Uma criatura brilhante

Caminhando pelas ruas de Creta, Kiara encontrou uma confusa bola de pelos. O cachorro, que recebeu o nome de Fos (“brilhante”, em grego), caminhava com a garupa baixa, com muita dificuldade, exibindo sinais evidentes de dor.

O cachorro estava sozinho. Kiara não sabe dizer se ele vivia na rua ou se sofreu uma queda ou trauma e foi abandonado por causa do estado lamentável em que se encontrava. O animal estava doente, raquítico, faminto.

mulher-leva-cachorro-com-a-coluna-fraturada-para-casa

Durante a estadia em Creta, Kiara voltou diversas vezes ao local em que encontrou o peludo. Ela sentiu muita pena do cachorro e passou a alimentá-lo e distraí-lo. Naturalmente, Fos se apegou à cuidadora improvisada.

Quando faltavam poucos dias para seguir viagem, Kiara procurou uma entidade protetora dos animais. Inicialmente, ela pretendia apenas que ele fosse amparado quando ela fosse embora, mas o cachorro havia conquistado o coração da jovem holandesa.

Talvez em um gesto impulsivo, Kiara decidiu adotar o cachorro abandonado e traumatizado. No abrigo de cães abandonados, ela organizou a papelada, assinou o termo de posse e tornou-se oficialmente a tutora de Fos.

mulher-leva-cachorro-com-a-coluna-fraturada-para-casa

O cachorro recebeu talas e faixas, para imobilizar a coluna lombar, que parecia mais severamente prejudicada pelo trauma. Kiara teve de carregar Fos no colo durante todo o restante da viagem.

Restava a tarefa de levar o animal, ferido e debilitado, para casa. Kiara conseguiu o transporte aéreo através de uma associação holandesa de defesa dos animais – ela não poderia despachar Fos em um voo comercial.

A adoção

Finalmente, o cachorro grego chegou à Holanda. Kiara levou-o ao veterinário, que identificou vários ossos fraturados, inclusive algumas vértebras – os ossos que formam a coluna vertebral. Ele foi submetido a diversos procedimentos cirúrgicos. A decisão da jovem holandesa foi fundamental na vida de Fos.

O animal provavelmente foi atropelado em Creta – e o motorista não parou para prestar socorro. Ele deve ter se escondido durante alguns dias, até encontrar Kiara. Com as fraturas, ele não teria tido condições de procurar alimento.

mulher-leva-cachorro-com-a-coluna-fraturada-para-casa

Além disso, os ferimentos na pele estavam infeccionados. Sem um tratamento adequado, o quadro clínico de Fos caminharia rapidamente para uma sepse. A morte ocorreria em poucos dias, se os caminhos de Fos e Kiara não tivessem se cruzado.

Assim que chegou ao novo lar, Fos passou a revelar a personalidade, que já havia conquistado o coração de Kiara. O peludo começou a demonstrar medo de gatos e de homens mais velhos. Provavelmente, ele sofreu maus tratos que voltam à memória quando esses “inimigos” se aproximam.

Fos continua em tratamento médico, mas a recuperação é visível. Ele está vivendo com a tutora em Hoogvliet, um bairro de Roterdã bastante conhecido por causa das moradias estudantis. Ainda convalescente, o cachorro grego está se adaptando aos novos ares, mas está perfeitamente integrado ao carinho que Kiara e os amigos dedicam a ele.

Fraturas na coluna

Cães com fraturas na coluna vertebral são pacientes relativamente frequentes nos hospitais veterinários. A maioria foi vítima de atropelamentos e quedas. Enquanto os impactos na coluna cervical são quase sempre fatais, as lesões torácicas e lombares normalmente são curáveis e, felizmente, também são mais comuns.

A cirurgia é indicada na maioria dos casos. Mesmo assim, os cuidados não se encerram aí. Depois desses traumas, os cachorros precisam enfrentar longos e delicados tratamentos de reabilitação.

mulher-leva-cachorro-com-a-coluna-fraturada-para-casa

Ao mesmo tempo, os animais precisam receber analgésicos, para amenizar as dores e, nos casos como o de Fos, também são indicados antibióticos, para eliminar as infecções primárias e secundárias.

A boa notícia é que mesmo os cães que sofreram ruptura completa da medula espinal (um feixe de nervos que corre pelo interior das vértebras) possuem grandes chances de voltar a andar, desde que recebam o acompanhamento pós-cirúrgico necessário.

Com todos os problemas que poderiam acontecer, pode-se dizer que Kiara foi um anjo que resolveu roçar as asas nas costas feridas e cansadas de Fos, o cão brilhante.

Veja o vídeo:

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações