Uma raça extremamente rara no mundo, que consegue escalar montanhas com firmeza e tem grandes habilidades de caça.

O Norsk Lundehund é um cão originário da Noruega. Inicialmente, essa raça, que é muito pouco conhecida no Brasil, foi desenvolvida para caçar animais nos ninhos.

norsk-lndehund-1

O nome Norsk Lundehund quer dizer “cão de papagaio-do-mar”. Essa raça é considerada muito rara e difícil de ser encontrada. Os cães desta raça também são excelentes nadadores e conseguem escalar montanhas com muita facilidade. Infelizmente, o Norsk Lundehund apresenta um problema genético conhecido como gastroenteropatia dos Lundehund, que é uma doença que visa impedir que o cachorro extraia proteína dos alimentos. Em 1963 existiam apenas 6 cães desta raça, mas devido à criação e ao emprenho de alguns cuidadores, hoje em dia, estimam-se que existam, pelo menos, 1500.

Características do Norsk Lundehund

Uma das principais características desta raça, é que os cães contam com pelo menos seis duplos ou triplos dedos em cada pé e possui um pescoço que é muito bem articulado, porque os cães conseguem com facilidade girar a cabeça para trás – quase completa- e para baixo.

As orelhas do Norsk Lundehund são eretas, mas elas podem ser dobradas com facilidade para proteção. Além disso, os cães desta raça possuem coxins das patas maiores e a presença dos dedos extras é para dar maior firmeza. Eles têm o porte pequeno e podem pesar, aproximadamente, 6,5 Kg. O adestramento do Norsk Lundehund é considerado moderado e ele pode medir de 30 a 40 cm.

O Norsk Lundehund pode apresentar os seguintes tipos de cores: castanho-avermelhado com mais ou menos pontas de pelo preto ou cinza, e todos devem ter marcas brancas ou branco com manchas escuras.

Saúde do cão Norsk Lundehund

A expectativa medida de vida do Norsk Lundehund é de 12 anos. Os cães desta raça têm uma doença genética denominada gastroenteropatia dos Lundehund.

Temperamento do Norsk Lundehund

O Norsk Lundehund são alegres, curiosos, alertas e também muito inteligente. Ele consegue aprender as coisas com facilidade e são excelentes companheiros, em desenvolvem uma amizade leal e carinhosa com o dono.

Mas, os cães desta raça são também muito teimosos e desconfiados, principalmente, com estranhos. No geral, não são muito agressivos e têm personalidade muito independente. O Norsk Lundehund são bem divertidos, alegres e adoram brincar com o dono e a família. Leais e inteligentes são sociáveis, também, com crianças e outros animais. O Norsk Lundehund é um cão muito raro no mundo, e pouco conhecido, inclusive no Brasil.

Fotos do Norsk Lundehund


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui