O que significa sonhar com cachorro mordendo

Por

Os sonhos podem revelar o futuro? Veja o que significa sonhar com cachorro mordendo.

Sonhar com cachorro é uma das experiências mais comuns. Afinal, eles estão presentes em nossas vidas há muito tempo, sempre leais e prontos para brincar, servir e proteger. Mas sonhar com cachorro mordendo pode ter um significado oposto aos nossos sentimentos mais frequentes em relação aos nossos melhores amigos.

Os cachorros vivem ao nosso lado há muito tempo. No início, eram apenas companheiros de caça, mas eles aprenderam a desenvolver as mais diversas atividades – de controlar uma manada de bois e servir de babás para nossas crianças. Por isso, sonhar com eles é recorrente: cães fazem parte da nossa rotina diária.

Para descobrir a mensagem exata de um sonho, é necessário procurar lembrar os mais mínimos detalhes. Quanto mais evocações forem trazidas ao consciente, melhores são as possibilidades de interpretação.

O significado do sonho

Faz muito tempo que humanos e caninos estabeleceram fortes vínculos de amizade. É possível que os nossos avós olhassem desconfiados para os lobos que espreitavam os acampamentos, com seus olhos grandes, garras e dentes.

O medo, no entanto, desapareceu com a convivência. Os cachorros aprenderam a fazer uma série de expressões fisionômicas, para demonstrar os seus pensamentos e sentimentos. Eles se tornaram gradativamente mais e mais confiáveis. Por isso, sonhar com um cachorro mordendo vai de encontro a tudo o que sentimos pelos nossos peludos.

O comportamento exibido pelo cachorro no sonho muda completamente a interpretação. Sonhar com uma ninhada de cãezinhos mordiscando os nossos dedos é muito diferente de deparar-se com um cão violento. O porte do animal também modifica a mensagem que está se desenvolvendo na nossa mente.

Cachorros grandes sempre significam uma ameaça, mesmo que eles não “apresentem as armas”. Os animais pequenos e amistosos se traduzem em sensações de confiança, bem-estar, alegria, serenidade e esperança.

significado-sonho-cachorro-mordendo

Os cães estão presentes em praticamente todos os sistemas simbólicos construídos pelos humanos ao longo da história. Eles desempenham funções importantes na cultura, religião, organização social, etc.

Na astrologia chinesa, por exemplo, o cachorro recebeu uma das 12 casas do zodíaco. Os celtas, que colonizaram o oeste da Europa, acreditavam que os cães eram dotados de poderes mágicos, especialmente os relacionados à cura.

Em geral, os cachorros são símbolos de amizade, lealdade, proteção, amor incondicional, prosperidade, fortuna e até mesmo sacrifício. Um cachorro mordendo, por outro lado, simplesmente inverte os sinais.

As mordidas

Sonhar com um cachorro mordendo não deve receber uma interpretação liberal: é muito difícil que seja um sonho profetizando um ataque físico inesperado. Este sonho, aliás, não é frequente em nossos descansos noturnos.

O sonho pode indicar para deslealdade, desobediência, decepção, quebra de confiança. Mas, como é quase impossível que o cachorro protagonize uma situação que envolva qualquer uma destas condições, o significado provavelmente está relacionado a outras pessoas – especialmente, pessoas próximas, como amigos e parentes.

O significado também depende da gravidade da mordida e de quem foi mordido. Neste caso, a reação do sonhador em reação ao fato também deve ser interpretada:

• quando assistimos ao ataque de um cachorro, mordendo uma pessoa próxima, e apenas observamos a situação, pode ser sinal de que estamos negligenciando as nossas obrigações e o inconsciente está cobrando uma atitude mais enérgica;

• quando vemos o cachorro mordendo e partimos para a defesa do agredido, isto se traduz em uma preocupação, real ou infundada, de que pessoas próximas estão em apuros e não reúnem condições para superar os problemas;

• quando impedimos o ataque antes que ele se concretize, estamos organizando as nossas estratégias de relacionamento. É possível que estejamos identificando um problema e tenhamos condições de ajudar a resolvê-lo.

As reações do cachorro

Quando sonhamos que um cachorro investe contra nós, perseguindo-nos mas não nos alcançando, é possível que apenas estejamos nos preocupando demais com os desafios cotidianos. O ideal é relaxar, meditar sobre as situações rotineiras e não valorizar em excesso situações que não se configurarão como grandes problemas.

Um cão raivoso, grande e assustador quase sempre é um mero reflexo dos nossos medos íntimos (quando ele não consegue nos agredir), mas ele também pode ser um símbolo de fatores externos que estão comprometendo a nossa tranquilidade (quando as mordidas se tornam efetivas).

Em geral, um cachorro enraivecido e agressivo significa apenas uma decepção ou perda recente. Caso o animal desapareça no sonho depois da situação amedrontadora, é um sinal de que estamos supervalorizando relacionamentos e situações que não devem merecer tanta atenção de nossa parte.

Os sonhos recorrentes do cachorro mordendo indica problemas não superados. Podemos estar remoendo ingratidões e traições – por exemplo, quando um amigo não corresponde a nossas aspirações e necessidades.

A recorrência também pode significar que não estamos conseguindo lidar com as necessidades geradas por pessoas que não corresponderam aos nossos pedidos, que viraram as costas ou simplesmente “puxaram o nosso tapete”: um colega de trabalho que “roubou” uma promoção, por exemplo.

É importante aprender a superar estas situações. A vida não é um roteiro de cinema, em que os personagens agem exatamente de acordo com o que foi planejado pelo autor. Cada um tem os desejos e necessidades próprios e, muitas vezes, eles não podem ou não querem suprir as nossas carências e vontades.

Sonhar com cachorro mordendo também pode ser o reflexo de uma situação desagradável, em que fomos expostos. Muitas pessoas próximas aproveitam as nossas falhas e aspectos negativos para se valorizar.

Este sonho aponta para a necessidade de encontrar novas estratégias de relacionamento, especialmente quando o cachorro agressor é desconhecido (não vive conosco nem com vizinhos ou parentes, não está no nosso trajeto diário).

Os desconhecidos e as pessoas pouco próximas a nós estão correndo atrás dos seus projetos e podem não ter nenhuma necessidade íntima de suprir as nossas necessidades. É importante saber exatamente com quem se pode contar e quem é apenas “figurante” em nossa trajetória de vida.

Sonhar com cachorro mordendo também pode ser apenas uma forma simbólica de relembrar situações comuns, em que pessoas não foram simpáticas e gentis, não fizeram o que estava ao alcance para garantir o nosso bem-estar.

A intensidade do sonho revela se esta pessoa é próxima, como um amigo ou parente, ou apenas um desconhecido, que não segurou a porta do elevador ou não esperou alguns segundos até que alcançássemos um ônibus, por exemplo.

Em outras palavras: podemos estar vivenciando um caso grave de traição (a mordida inesperada) e, neste caso, precisamos refletir e equacionar a situação, inclusive identificando as perdas, para superar o luto.

Mas também podemos estar valorizando demais uma situação desagradável, mas que pode ter ocorrido de forma inadvertida: o vizinho que não segurou a porta do elevador poderia estar com pressa, ou simplesmente não ter percebido que você estava se aproximando.

Um sonho importante é quando o cachorro agressor exibe sinais de doença ou maus tratos. A experiência indica que você está convivendo com pessoas nocivas, que não querem, não têm condições de ajudá-lo ou estão empenhadas em prejudicá-lo, mas você não está conseguindo perceber isso.

Mas, quando um cachorro amistoso é o autor da mordida, isto quer dizer que você pode não estar sendo tão cuidadoso e responsável quanto deveria. Caso o cachorro seja conhecido, você está sendo negligente com aspectos importantes.

As mordidas também podem acontecer “sem querer, querendo”. Se, no sonho, você está interagindo amistosamente com um cachorro (em uma brincadeira, por exemplo) e ele morde a sua mão, isto indica que você está abusando dos amigos – e principalmente dos amores. É preciso cuidar dos nossos afetos.

Fim de ciclo

Por fim, sonhar com cachorro mordendo significa que algumas questões ou ciclos da sua vida estão encerrados. O sonho pode estar relacionado à sua vida pessoal, profissional ou afetiva. O cachorro é amistoso e leal: se ele exibe outros comportamentos, é sinal de que um relacionamento está encerrado.

As demais experiências do sonho indicam como você está reagindo a este ‘fim”. As mordidas reiteradas indicam que você está tentando prolongar o que já está terminado. Se o cachorro alterna as agressões entre você e outra pessoa, isto significa que alguns pontos ainda não estão claros para você.

Nestas interpretações, tudo o que deve ser feito é seguir em frente. O inconsciente está revelando que novas experiências estão próximas e você deve se mostrar receptivo a elas. Alguns relacionamentos não terminam bem, mas é imprescindível deixá-los de lado e abrir-se para as coisas novas que estão chegando – elas chegarão apenas se você estiver receptivo.

Medos fóbicos

A situação, evidentemente, se inverte, quando o sonhador é uma pessoa que sofre de cinofobia, o medo fóbico e injustificado dos cães.

Assim como todas as fobias, a cinofobia se desenvolve a partir de experiências traumáticas – e, muitas vezes, estas não estão relacionadas a cachorros e outros animais de estimação. Quando um fóbico sonha com cachorros mordendo, ele está dando vazão a inseguranças e ansiedades íntimas.

A cinofobia, assim como outras fobias (acrofobia: medo de lugares altos. Agorafobia: medo de lugares superlotados; etc.) deve ser tratada de acordo com a gravidade dos sintomas e com a forma como ela afeta o bem-estar. A psicoterapia comportamental cognitiva (PCC) é bastante útil para superar os traumas e pavores, proporcionando resultados rápidos e consistentes.