Como manter uma boa qualidade de vida para o cachorro, que tem problema de coluna? Confira!

Muitos cães têm problemas de coluna, principalmente, os mais idosos. Alguns casos são difíceis de detectar, sobretudo se o cachorro não faz exames de rotina ou só vai ao veterinário quando apresenta algum problema. Sabia que o seu melhor amigo pode ter algum problema de coluna, mesmo que ele pareça saudável? Por exemplo, existem raças que são predispostas a desenvolver problema na região, como o beagle ou basset, que têm estruturas mais compridas.

Mesmo com problemas na coluna, o cachorro pode ter uma vida saudável. Neste sentido, um dos principais exercícios, que ele pode fazer é a hidroginástica. Existem profissionais no mercado, que são habilitados em fisioterapia veterinária, podendo assim auxiliar o seu melhor amigo e acompanhá-lo durante as sessões.

problema-coluna-caes

O seu cachorro tem muita dor na coluna? Nos dias em que ele estiver sentindo muitas dores, uma boa dica é usar compressas quentes na região. Todavia, isso deve ser feito com a coluna reta. Além disso, cuidado com a temperatura da água, ou seja, tenha certeza de que ela não vai estar muito quente, para não queimar o seu cachorro, ok?

O chão também faz a diferença. Neste sentido, os cachorros que vivem em chão muito liso, podem escorregar com muita frequência, e, isso, pode ser muito perigoso para os cães que têm problema de coluna.

Um dos tratamentos mais comuns, também, é a acupuntura, e o método tem mostrado bons resultados. Porém, lembre­-se de que o procedimento deve ser feito por um veterinário, ok? O seu melhor amigo não deve ficar subindo ou descendo muita escada, pois isso requer boa flexibilidade da coluna, e pode provocar muita dor para o seu cachorro.

Os problemas musculares podem ser aliviados com uma boa massagem. Desta forma, aproveite para fazer muito carinho e mimo no seu cachorro. Mas, nem pense em usar nenhum tipo de gel ou hidratante.

Vai carregar o seu melhor amigo? Segure-­o pela região do tórax e pélvica, de forma simultânea. Não suspenda-­o somente pela parte do tórax, porque isso pode provocar muito incômodo e dor para o seu cachorro.

Não permite que o seu cachorro suba em lugares altos como sofás ou cadeiras, por exemplo. O movimento pode causar impacto na coluna. Além disso, cuidado com peso e não permita que o seu melhor amigo fique obeso. O sobrepeso prejudica a coluna. Por isso, procure passear com o seu cachorro e manter uma alimentação equilibrada. Gostou das dicas? Deixe a sua opinião!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui