A acupuntura é uma técnica milenar que tem sido muito usada no controle de várias doenças caninas. Saiba as vantagens e o benefícios.

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar usada nas pessoas, e também pode ser utilizada nos Pets para proporcionar bem estar e equilíbrio. A técnica consiste na colocação de agulhas finas no corpo, com a finalidade de curar algum tipo de mal estar ou até mesmo para controlar doenças como dor de cabeça.

O benefício da acupuntura para os cães

De acordo com a medicina chinesa, a doença é resultado de um desequilíbrio das energias presentes no corpo, e a acupuntura é utilizada para restaurar e equilibrar essas energias. As agulhas são inseridas em pontos vitais do corpo.

Algumas pesquisas e estudos desenvolvidos relatam, que sempre que o cão realiza alguma sessão de acupuntura a atividade elétrica do corpo é alterada e a circulação sanguínea aumenta, e desta forma tem-se a diminuição dos espasmos musculares, assim como, a liberação de endorfinas e outras substâncias químicas presentes no cérebro. Atualmente, existem vários profissionais que têm credibilidade para atuar na área e fazer sessões de acupuntura.

A técnica chinesa é usada para o tratamento de várias doenças caninas como, por exemplo, dores ortopédicas, obstétricas e cirúrgicas, alergias, artrites, paralisia, inflamação não infecciosa, problemas reprodutivos, doenças de pele, distúrbios cardiovasculares e distúrbios neurológicos.

Outra vantagem da acupuntura é que ela não tem efeito colateral. Entretanto, se o animal está com muita sensibilidade para a dor, à colocação das agulhas no lugar pode provocar muito incômodo. Neste caso, uma solução viável é a busca por outros tipos de tratamento que estimule os mesmos pontos da acupuntura ou retira a dor que está presente no lugar.

O número de sessões de uma acupuntura canina pode variar muito, porque cada doença apresenta um tempo de resposta diferente. O recomendado é que as sessões ocorram, em média, uma vez por semana e o preço pode variar de R$ 60,00 a R$ 150,00, dependendo do profissional.

Mas, como saber quando é o momento de levar o cão para fazer uma sessão de acupuntura? Isso deve ser estabelecido pelo veterinário do cão. A acupuntura é uma excelente alternativa para o tratamento de várias doenças e têm tido bons resultados. Por isso, apenas o veterinário vai saber informar se a técnica pode ser usada ou não, assim como, o número de sessões.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui