InícioCuriosidadesOs cães vão para o céu?

Os cães vão para o céu?

Nuvens em forma de cachorros fazem pensar se, depois que morrem, os cães vão para o céu.

Praticamente, todas as crianças – e alguns adultos também – gostam de observar as nuvens e tentar adivinhar as formas que elas sugerem: um castelo, um urso, uma árvore. Algumas dessas nuvens tomam a forma de cachorros. Será que isso significa que eles vão para o céu, quando morrem?

Todos nós gostamos de pensar que, quando nossos entes queridos terminam os dias aqui no planeta, a essência deles se transporta para outro lugar, para outra dimensão, para uma expressão de vida mais perfeita. É uma crença que conforta e reanima a maioria das pessoas.

Nuvens em forma de cachorro, sempre que se tornam públicas, reacendem a discussão. Se os cães vão para o céu, eles continuariam cuidando de nós, mesmo invisíveis e fora do alcance físico?

os-caes-vao-para-o-ceu

As imagens

Com a popularização da internet e das redes sociais, um fato cotidiano das novas gerações, muitos internautas postam fotos de nuvens que lembram a forma de cachorros. O formato dura apenas um momento e logo se dissipa, formando uma nova imagem.

Mas, a cada nova foto, muita gente curte e comenta sobre os cachorros no céu. É uma forma de esperança, de vencer a finitude da vida material. Os céticos provavelmente nunca concordarão, mas, se não é possível afirmar que os cachorros vão para o céu quando morrem, é igualmente impossível provar o contrário.

os-caes-vao-para-o-ceu

Os cachorros vão para o céu?

As religiões tradicionais no Ocidente são unânimes em afirmar que não. De acordo com a teologia clássica, os cachorros são dotados de uma alma que lhes confere movimento e alguma forma de raciocínio, mas esta se dissipa com a morte física.

No entanto, há alguns anos, em 2014, o papa católico Francisco disse em uma aparição pública, na Praça de São Pedro, que “o paraíso está aberto a todas as criaturas do Senhor”. Talvez ele estivesse apenas tentando alegrar um garotinho desconsolado com a morte do cachorro, mas a declaração foi contundente.

Não se sabe se o garoto se sentiu confortado com a fala do papa, mas entidades como a PETA (People for Ethic Treatment of Animals) e a Humane Society repercutiram a declaração e ficaram satisfeitas com as vagas reservadas “para todas as criaturas do Senhor”.

os-caes-vao-para-o-ceu

Muitas vertentes evangélicas afirmam que “os animais têm alma”. Por exemplo, pode-se afirmar que cães  e gatos têm alma porque têm sentimentos, vontades e raciocínio. Essas capacidades podem ser muito inferiores às humanas, mas são incontestáveis.

Para tentar responder, muitos comentaristas bíblicos citam um versículo de Eclesiastes: “Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce à terra?”. Se ninguém pode afirmar com certeza, a resposta à questão permanece em aberto.

O mais importante

Não se pode dizer que os animais vão para o céu. Portanto, as nuvens em forma de cachorros não são provas de que eles, depois que se despedem da vida material, transferem-se para lá. É uma crença bonita e pode aquecer o coração de muitas pessoas que se preocupam com o bem-estar dos seus pets.

os-caes-vao-para-o-ceu

A discussão mais importante, no entanto, deveria ser: “os cachorros vivem bem?”. Enquanto eles estão “a caminho conosco”, para citar outra passagem bíblica, é importante que façamos o melhor possível para que eles tenham uma vida digna.

Não é possível dizer se eles vão para o céu. Não é possível afirmar nem mesmo se existe um paraíso para alguns depois da vida na Terra. Para os que acreditam, não há o que discutir. Para os incrédulos, a questão também se encerra em si mesma.

Garantir alimentação, saúde, brincadeiras, carinho, atenção e educação deve ser a pauta da discussão. Estas devem ser as nossas preocupações. Não apenas para os cachorros e os humanos, mas também para gatos, cavalos, porcos, macacos, elefantes e todos os demais.

os-caes-vao-para-o-ceu

Tornar a Terra um lugar melhor para viver deve estar na pauta de quem se preocupa com a vida. Não há nada de errado em sonhar e, ao ver um cachorro em uma nuvem, pode inclusive ser saudável imaginar que há um peludo latindo no paraíso. O mais importante, no entanto, é o aqui e agora.

Se os cachorros realmente forem para o céu, eles certamente encontrarão os tutores responsáveis, os ativistas dos direitos dos animais, os ambientalistas e todos os que defendem a vida no mesmo lugar.

Mas é fundamental que transformemos a vida atual em um paraíso. Melhorando um pouquinho a cada dia, estaremos todos nós no céu, cães e humanos.

Cães Online
Cães Online tem por objetivo trazer informações confiáveis sobre os melhores amigos dos humanos. Nosso contato: [email protected]
RELACIONADOS

Últimas Publicações