Uma raça muito conhecida em Portugal e rara no Brasil, que se destaca pela habilidade de caça e pela inteligência.

A origem da raça Podengo Português é desconhecida, mas uma das teorias sugere que a raça tenha como antepassado o cão faraônico existente no alto do Egito, que, atualmente, tem como referência o Farao Hound. Este tipo de cão espalhou dentre várias regiões como as da Ásia Menor ao Norte. Além disso, espalhou-se, também, por toda a região do Mediterrâneo. Hoje em dia, a raça é mais comum ao norte de Portugal.

podengo-portugues-2

Características do cão Podengo Português

O Podengo Português pode ser encontrado nos tamanhos médio, pequeno e grande. Eles podem pesar, respectivamente, 16-20 Kg, 4-5 kg e 55-70 cm. A pelagem do cão pode-se apresentar curta ou comprida e, além disso, quando o pelo é liso, ele é mais curto, e se for mais comprido permanece um pouco áspero. As cores predominantes no Podengo Português é o amarelo, fulvo (de claro a escuro), ou preto desbotado, uniforme ou com manchas brancas. O tamanho também é bem variável, sendo 20 a 30 cm nos cães pequenos, 40 a 55 cm nos médios e nos adultos eles podem medir 55 a 70 cm.

Temperamento do Podengo Português

Os cães desta raça são dispostos, inteligentes e cheios de coragem. São afetuosos com os donos, sendo excelentes cães de companhia. Além disso, contam com boas habilidades para caçar.

O Podengo Português é muito ativo, rústico e está sempre pronto para brincar. Ele não gosta de ficar sozinho, por isso, adora estar ao lado da família e do dono.

Este cão está sempre em alerta, sendo um bom cão de guarda, também. Ele tem boa convivência com outros cães, mas devido ao seu instinto de caça, é preciso ter cuidado quando é colocado ao lado de outros animais menores.

Estes cães precisam de muita atividade física no dia a dia, por isso, os donos devem sempre leva-los para correr e brincar. Devido à inteligência desta raça, o Podengo Português consegue aprender coisas novas com muita facilidade e rapidez, e responde rápido aos comandos do dono.

Saúde e cuidados com Podengo Português

A raça é muito saudável e os pelos precisam ser escovados periodicamente, para evitar a formação de nós. O Podengo Português (médio e grande) deve ser criado em locais amplos e com muito espaço. O tamanho pequeno adapta-se bem a vida em apartamento, mas precisa de atividade física no cotidiano.

Fotos da raça Podengo Português

 


2 COMENTÁRIOS

  1. Também sou a cuidadora,TRATADORA E RESPONSÁVEL de uma cadelinha podengo que se chama- BEA MAGALHÃES E FAZ PARTE DO MEMBRO DA FAMILIA.
    É a MINHA ANJINHA EU SEI QUE FOI-ME ENVIADA.
    É extremamente fiel ,meiga( muito doce), muito inteligente, sempre atenta , TODA A INFORMAÇÃO QUE LI DESCREVE PERFEITAMENTE COMO A BEA É.
    E esta cadelinha tem o poder de curar, outros que estiveram em situações de maus tratos.
    Porque o seu historial foi esse, a bea estava amarrada a uma palete dentro de uma barraca, sem luz um caus, sem alimento,sem agua escanzela era só pele e osso, MAS FOI ELA QUE LADROU ,UIVOU COM UM SOM ASSUSTADOR DE DESESPERO E MAIS UNS 10.
    MAS FELIZMENTE ESTA COMNOSCO À JÁ 4 ANOS.
    COMO A DE FINO
    GUERREIRA
    E QUANDO SAIO COM ELA ADORA DIZER O MUITO BOM DIA A TODAS AS PESSOAS E A CACHORROS COMO ELA.
    É MUITO TRAQUINA E BRICALHONA ADORA ATENÇÃO E DETESTA FICAR SOZINHA.
    SÓ TENHO TODOS OS DIAS QUE AGRADECER A DEUS POR ME A TER ENVIADO, POIS É A MINHA FILHA CANINA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui