O Billy é um cão apaixonante, cheio de energia, vitalidade e disposição. A raça é famosa na França, mas pouco conhecida em outras regiões.

História da raça Billy

A raça Billy foi originada da França, em região conhecida como Haut-Poitou. A raça desapareceu depois da revolução Francesa, mas depois foi cruzada com cães suíços de pequeno porte, para originar novamente a raça Billy.

cao-raca-billy-2

No passado, a raça era usada para caça de animais como javali e veado. Depois, o Billy ficou bem estabelecido e a raça ganhou o primeiro standard escrito no ano de 1886. Entretanto, as guerras do século XX extinguiram a maior quantidade de exemplares da raça. Após a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, restavam, em média, 10 exemplares. Após um tempo, o criador Du Rivault recuperou a existência da raça Billy.

Atualmente, existem muitos exemplares da raça Billy. Ela não é muito conhecida fora da França, e no seu país de origem ela é famosa pela habilidade de caça de pequenos animais.

Características da raça

A raça Billy apresenta pelos curtos, ásperos e finos. As cores podem apresentar diferentes tonalidades como branca com manchas castanhas, café ou pretas. Os machos medem entre 60 cm a 70 cm e as fêmeas variam entre 58 cm e 62 cm.

A cabeça do Billy tem o comprimento médio e é um pouco fina, também. O nariz é muito bem desenvolvido e os olhos são abertos e expressivos. A cauda é longa, forte e pode ter pelos maiores.

Temperamento do Billy

O Billy é muito leal, companheiro, inteligente, afetuoso, sendo um excelente cão de companhia. Ele é um caçador experiente, porque possui um olfato bem apurado e desenvolvido, e uma voz melodiosa que expressa de forma clara a presa que detectou.

Os Billys têm o hábito de caçar em matilha e devido a isso são sociáveis com outros tipos de cães. Entretanto, ele não é muito indicado para conviver com animais de pequeno porte.

A raça é apegada com a família e, principalmente, com o dono, que gosta de agradá-lo de todas as maneiras. Além disso, são muito sociáveis com crianças e obedientes. O Billy precida de muitos exercícios físicos diários, por isso, passear com ele é fundamental. Não devem ser criados em apartamentos, porque necessitam de espaço para correr e brincar.

Dicas e Curiosidades

O Billy é um cão de cuidados fáceis, principalmente, porque a manutenção no pelo é fácil, porque necessita de pouca escovação na semana. A expectativa media de vida do Billy é entre 10 e 14 anos de vida. Dentre as principais preocupações, destacam-se a as otites, que podem ser provocadas pelas orelhas pendentes.

Fotos com Billy

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui