Originário da Escócia, o Cairn Terrier era usado na Idade Média para caça de raposas, lebres e lontras. O nome dessa raça é proveniente das pilhas de pedras (cairn) usadas como esconderijos pelas lontras.

Raça Cairn Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

De acordo com especialistas, a raça Cairn Terrier é uma das poucas que mantiveram suas características primárias no decorrer dos anos. Antes do início do século XX, essa raça era conhecida como Short-haired Skye e eram feitos cruzamentos, que resultavam em filhotes brancos, denominados West Highland White Terrier. Na época, essa prática foi suspensa como uma tentativa de banir esse tipo de cruzamento.

A presença em exposições caninas teve início em 1860, com o nome Skye Terrier de Pelo Duro, em homenagem à ilha em que os exemplares mais típicos da raça eram encontrados.

O Cairn Terrier se popularizou no mundo inteiro graças à participação de um exemplar da raça no filme “O Mágico de OZ”. A partir de então, muitas pessoas que assistiam ao filme queriam ter um cachorro igual ao Totó, que era o bicho de estimação da protagonista da história.

Características – Padrões da Raça Cairn Terrier

A pelagem da raça é rebelde e arrepiada, em função da composição do pelo com textura dura e do subpelo macio, denso e curto. Como ele não perde muitos pelos, escovações semanais são o bastante e banhos devem ser raros, para evitar a perda de oleosidade e a textura natural dos pelos. No caso de animais que participam de exposições, há uma forma diferenciada de remoção dos pelos.

Raça Cairn Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

São permitidas as seguintes tonalidades: areia, cinza-rajado, vermelho, sal-e-pimenta ou quase preto. Já o tamanho da raça varia entre 28 e31 cme o peso é de, aproximadamente,7 kg. Mesmo sendo uma raça pequena, o Cairn Terrier requer atividades físicas diárias.

Temperamento da raça Cairn Terrier

O Cairn Terrier pode ter aptidões naturais para a caça, mas suas características mais marcantes são a fidelidade, a alegria e a tranquilidade. Por isso, esse cão é um ótimo companheiro para todos os momentos. Além disso, ele é bastante ativo, ágil, afetuoso e valente.

Raça Cairn Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Por ser bem pequeno, muitas pessoas acreditam que ele é ideal para viver em apartamentos, mas o Cairn Terrier precisa de bastante espaço para circular à vontade. Por isso, é melhor que ele more numa casa com um bom espaço disponível, de preferência com um quintal ou jardim.

Leve seu Cairn Terrier para passear diariamente e ajude a estimular os instintos de caça com brincadeiras, que também servem para preservar o caráter jovial dessa raça.

Esses cães não se sentem bem sozinhos, o que pode levar a comportamentos destrutivos caso eles sejam abandonados pelas famílias com quem convivem.

Os contratempos dessa raça estão ligados aos latidos e à obediência. Eles costumam latir com frequência, o que é bom como sinal de alarme em determinadas situações, mas péssimo para quem vive em condomínios e apartamentos. Já a dificuldade para obedecer se deve à sua origem independente, quando tomava decisões por conta própria.

Dicas e cuidados com a raça Cairn Terrier

Além de cuidados comuns a toda raça, como alimentação saudável e consultas regulares com um veterinário, você deve prestar atenção a sinais de atrofia progressiva da retina, alergias a pulgas ou comidas e subluxação da patela.

Raça Cairn Terrier – Características da raça, fotos e vídeos

Com exceção desses fatores, essa raça conta com uma saúde excelente, principalmente por ser muito rústica.

Fotos da raça Cairn Terrier

Vídeos da raça Cairn Terrier


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui