A origem do Cão D’Água Português está ligada com a região da Ásia central cerca de 700 anos A.C., seguindo para a península Ibérica no século VII. Nessa época, ele era considerado o cão mais valioso, devido à qualidade de santo atribuída com base em suas habilidades.

Raça Cão D’Água Português - Características da raça, fotos e vídeos

Essa raça era usada como mensageira entre quem estava em navios e quem se encontrava em regiões costeiras. A aptidão para nadar também ajudava na hora de recuperar redes equipamentos que caíam no mar.

O desenvolvimento da tecnologia náutica, que inclui desde rádios até radares, quase levou esse “cão marinheiro” à extinção. Só em1972 araça voltou a ser relevante, graças à criação do Clube do Cão D’Água Português, que ficava na América.

Quando a família real e a corte portuguesa fugiram da invasão comandada por Napoleão Bonaparte, muitos exemplares do Cão D’Água Português embarcaram junto. Esses cães serviram como precursores dos sistemas de apitos náuticos utilizados hoje, pois ao avistar perigos no nevoeiro, o Cão D’Água Português sempre latia como forma de aviso.

Como a pesca artesanal caiu drasticamente, esses cães quase foram extintos. A raça só não desapareceu por completo porque criadores de Portugal e dos EUA criaram associações e clubes destinados à proteção desse animal.

Características – Padrões da Raça Cão D’Água Português

Com um porte médio, o Cão D’Água Português possui o corpo musculoso e uma estrutura óssea bem forte. Sua estatura varia entre 43 e57 cme ele pode pesar de19 a 25 kg quando adulto.

Raça Cão D’Água Português - Características da raça, fotos e vídeos

Um dos principais diferenciais desse animal é a sua pelagem, que cresce indefinidamente e não tem subpelos. Logo, essa raça não solta pelos e nem troca a pelagem, o que é uma vantagem para pessoas com problemas alérgicos.

A pelagem pode ser enrolada ou ondulada, nas cores marrom e preta, com ou sem manchas brancas. Há ainda uma variedade branca com ou sem manchas.

A cauda é longa e apontada levemente para cima. Caso você queira que o seu Cão D’Água Português participe de exposições organizadas por países integrantes da Federação Internacional de Cinologia (FCI), quando o seu bicho de estimação completar 1 ano de idade, é recomendado fazer a chamada Tosa Leão, que facilita as atividades aquáticas. Além disso, essa tosa protege do frio, pois apenas a metade do corpo é tosada, inclusive o focinho, os posteriores e ¾ da cauda, deixando uma borla na ponta.

Temperamento da raça Cão D’Água Português

A raça é bastante leal, afetuosa e se comporta de maneira independente. Por isso, esse animal serve como um ótimo cão esportivo e de companhia.

Raça Cão D’Água Português - Características da raça, fotos e vídeos

Os donos desse cão devem ser ativos, permitindo a realização de muitas atividades com a família. O Cão D’Água Português se sentirá infeliz se você abandoná-lo em casa, mesmo que seja num jardim espaçoso, pois esse cachorro precisa de contato para se alegrar.

Mesmo se adaptando sem problemas a ruídos urbanos, essa raça prefere ambientes silenciosos e, a qualquer instante e sem uma razão aparente, podem começar a correr freneticamente.

Eles também preferem dormir ao lado de seus donos, não só pela companhia, mas para a proteção durante a noite. Eles podem ficar ao lado de seus donos por períodos longos, costume decorrente de sua origem, quando acompanhavam pescadores em seus barcos. O convívio constante, até em ambientes restritos, é fundamental para que ele se sinta bem e seja um animal solícito e carinhoso.

Portanto, se você não passa muito tempo em casa, nem pense em ter um Cão D’Água Português. Ele será infeliz e fará a sua vida mais difícil, pois quando não recebem a devida atenção, tornam-se dominadores e apresentam comportamento tempestuoso.

Dicas e cuidados com a raça Cão D’Água Português

Além dos cuidados habituais, como boa alimentação, higiene e exercícios físicos regulares, é preciso verificar os ouvidos toda semana, pois as orelhas são dobradas pendentes, e qualquer cheiro ou sujeira em demasia pode ser sinal de uma Otite.

Raça Cão D’Água Português - Características da raça, fotos e vídeos

Caso ele tome banho de água salgada, a pelagem deve ser molhada em água doce em seguida e a secagem precisa ocorrer o quanto antes. Como os pelos são compridos, a escovação deve ocorrer semanalmente e um ou dois banhos por mês são o suficiente.

A tosquia dos pelos consiste no corte dos pelos da parte traseira (a partir da última costela), deixando um pequeno tufo na ponta da cauda. O focinho também é tosado até a região da garganta. Esse tipo de tosa é uma tradição que visava facilitar os movimentos do animal dentro da água.

Leve o seu Cão D’Água Português ao veterinário sempre que possível, pois essa raça está predisposta a ter Displasia Folicular e Hipoadrenocorticismo.

Fotos da raça Cão D’Água Português

Vídeos da raça Cão D’Água Português


1 COMENTÁRIO

  1. Tenho um cao aqui mas não sei a raça dele. Estou em duvida se é o Cão D’agua Portugues ou se é da raça Bordoodle. Como faço pra descrobir?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui