Originária do extremo sudeste da Irlanda, mais precisamente nos montes Kerry (no condado de Kerry), a raça Kerry Blue Terrier foi desenvolvida no século XVIII. A descendência da raça está ligada a diversas versões, como a história de um rei celta que desposou a filha de um faraó e levou para sua terra esses cães, que se derivavam dos Terriers irlandeses e do Irish Water Spaniel. Há também uma lenda de um naufrágio ocorrido no condado de Kerry, em que o único sobrevivente foi um cão azulado.

Raça Kerry Blue Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Na Irlanda, o Kerry Blue Terrier é conhecido como Irish Blue e a teoria mais disseminada considera o Irish Terrier, o Dandie Dinmont Terrier e o Bedlington Terrier como os antepassados da raça.

Os irlandeses queriam produzir cachorros que tivessem características boas para o trabalho, como porte médio (para defender rebanhos e proteger seus donos), fácil manutenção (pelagem propícia por não ocasionar mau cheiro, devido à ventilação entre os pelos), obediência, lealdade, coragem e agilidade.

O potencial do Kerry Blue Terrier chamou a atenção dos Estados Unidos, onde a criação foi tão bem sucedida a ponto de ser considerado um centro de excelência dos Kerriers. No Brasil, a raça chegou em 1978 e, desde então, conquistou espaço em exposições oficiais.

Características – Padrões da Raça Kerry Blue Terrier

Esse cão de médio porte tem uma altura aproximada de45 cme peso médio de16 kg. Já a pelagem é longa, dura e do tipo arame. Para mantê-la bonita, é preciso escovar os pelos diariamente e apará-los (trimming) na medida em que eles crescem. É comum encontrar cães da raça com uma pelos mais compridos na cabeça, como se fosse uma longa barba.

Raça Kerry Blue Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

Nos filhotes, a pelagem é totalmente preta, passando por mudanças até chegar à idade adulta, ficando mais clara até atingir uma coloração azul, com variações de cinza (claro ou escuro), podendo ser branca e, em alguns casos, a cabeça, a cauda e as patas são negras. A ondulação da pelagem fica mais acentuada quando o animal completa 12 meses.

Os dentes são grandes, a mordedura é poderosa e eles podem pular a uma altura de até1,8 m. Esse impulso gerado pelas patas traseiras serve para que esse cão, além de uma boa companhia, proteja a casa de seus donos caso algum visitante indesejado apareça.

Temperamento da raça Kerry Blue Terrier

O Kerry Blue Terrier é um cachorro versátil, valente, impetuoso, ágil, independente e muito ativo. Apesar de ser bastante afetuoso, é necessário que o dono tenha paciência (e até experiência com outros cães da raça) para lidar com esse animal, que possui um temperamento que requer uma personalidade para que ele seja disciplinado.

Raça Kerry Blue Terrier - Características da raça, fotos e vídeos

 

O porte médio facilita a adaptação em espaços variados, desde casas grandes até apartamentos pequenos. O ideal é que esse bicho de estimação tenha uma área para que ele possa circular e correr durante o dia. Se a sua residência não tem um espaço amplo, como um quintal ou garagem, prepare-se para sair com ele em passeios diários.

O convívio com crianças é ótimo, pois a raça é tão agitada quanto as crianças. Já o contato com outros cães deve ser evitado, principalmente se for um cachorro do mesmo sexo.

Dicas e cuidados com a raça Kerry Blue Terrier

Por ser uma raça muito rústica, você não precisa se preocupar tanto com a saúde do Kerry Blue Terrier. Fique de olho apenas nos hábitos alimentares e nas vacinas e vermífugos necessários para manter seu cão sadio.

O Kerry Blue Terrier não tem propensão a doenças genéticas, mas pode apresentar alergias e problemas de pele. Para tratar esses e outros possíveis problemas, dirija-se a uma clínica veterinária de qualidade.

Fotos da raça Kerry Blue Terrier

Vídeos da raça Kerry Blue Terrier


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui