Um cão que chama a atenção pela aparência e olhar expressivo. Conheça um pouco mais sobre essa raça tão exótica!

História da Raça Puli

A raça Puli é originada da Hungria, e foi trazida pelos nômades, que eram denominados magieros. Os cachorros desta raça eram usados para pastoreio de ovelhas, devido a sua agilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça foi reduzida a poucos exemplares, mas com os esforços de criadores e cruzamentos controlados ela conseguiu se recompor para garantir a sobrevivência.

raca-puli-3

Características Físicas da Raça

O Puli tem porte médio e os machos podem pesar entre 13 kg e 15 kg, enquanto às fêmeas oscilam entre 10 kg e 13 kg. Os cães desta raça chamam a atenção devido ao pelo, que é denso e pode ter vários tipos de cores: preto, branco, preto ferrugento ou tons de pêssego e cinzento.
A camada externa da pelagem é encaracolada e um pouco sedosa, e a interior é mais macia. A cabeça tem o tamanho mediano e os olhos são bem expressivos, e eles podem ter cores com tons de castanho escuro ou tons de cinza.

Temperamento do Puli

O Puli tem uma personalidade forte, sendo muito inteligente e ágil. Ele é bem sensível, apegado ao dono, com o qual mantém uma forte ligação de amizade e companheirismo. Além disso, este cão é muito comunicativo e não passa despercebido em lugar nenhum.

raca-puli-2

O Puli tem muita energia, disposição e adora brincar, por isso, o dono precisa fazendo sempre atividades diferentes para deixar o cachorro bem alegre e feliz. Quando ele está perto de estranhos, não costuma ter uma postura muito agressiva, mas pode latir se sentir ameaçado.

O Puli é bem apegado a família, sendo um excelente cão de companhia. Eles são fáceis de serem adestrados e são disciplinados.

Dicas e Curiosidades

O Puli consegue viver bem em apartamentos ou casas, mas precisa de passeios diários, porque eles adoram correr e alguns até gostam de nadar, também.

A pelagem precisa de cuidados especiais, por isso, a escovação é fundamental para evitar que os pelos fiquem muito embolados. Os banhos também são simples, mas depois é preciso secar os pelos com secador. Se deixa-los secando naturalmente, pode demorar alguns dias.

A raça é forte e resistente, mas pode apresentar alguns problemas de saúde, como, por exemplo, displasia. É fundamental ter um veterinário de confiança para a realização de exames e acompanhamento da saúde do Puli.

O Puli é um cão adorável, dócil e um verdadeiro amigo, e mesmo tendo uma pelagem abundante e farta, estes cães conseguem enxergar muito bem e são muito usados em provas de agilidade.

Fotos com Raça Puli

 

Vídeo com Raça Puli

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui