Raça Pumi: história, característica e temperamento

Pumi é uma raça rara e pouco conhecida no Brasil, que foi originada na Hungria. Os cães são inteligentes, amigos e têm muita energia. Conheça!

A raça Pumi foi originada da Hungria sendo originada por meio de cruzamentos entre o Pumi primitivo com outros cães pastores. O Pumi é um excelente cão de companhia e foi desenvolvido a partir do século 17. No ano de 2004, a raça foi reconhecida pelo Kennel Club americano e depois foi fundado o Hungarian Pumi Club Of America, que tem o objetivo de proteger os cães desta caça. O Pumi é uma raça considerada muito rara.

Características do Pumi

pumi

O Pumi tem o tamanho médio e apresenta o focinho alongado e as orelhas eretas, mas com a parte superior dobrada para frente. Os pelos são ondulados e podem se apresentar em várias tonalidades diferentes: cinza – quando os filhotes nascem os pelos são, geralmente, pretos e ao longo do tempo tornam-se cinzas-, preto, fulvo – cores básicas como vermelho, amarelo e creme-, e branco.

Em relação à altura, os machos podem medir entre 41 a 47 cm e as fêmeas podem alcançar 38 a 44 cm. O peso, também, é variável, sendo de 10 a 15 Kg para os machos e as fêmeas variam entre 10 a 11 Kg.

O focinho dos cães desta raça também são bem característicos, porque são alongados e os olhos possuem o tamanho médio e cor castanho escuro. O que caracteriza muito a raça Pumi é a pelagem, que ao longo do seu comprimento forma típicos cachos que também podem ser encontrados em outras raças húngaras.

Temperamento da raça Pumi

pumi-1

O Pumi é cheio de energia, confiante, corajoso e tem muita disposição. Extremamente valente, ele atrai a atenção em todos os lugares. É um cão pastor com muito vigor e também um excelente cão de guarda, porque esta sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor. Mas, o Pumi é reservado com pessoas estranhas.

Devido a sua energia, eles precisam de muito espaço para correr e brincar. São ativos e precisam de atividades físicas diárias como corridas ou caminhadas. Por isso, o dono precisa passear com ele várias vezes ao dia.

O Pumi, raramente, demostra alguma timidez, ou seja, ele esta sempre correndo, brincando e se divertindo. A raça é sensível, inteligente e aprende as coisas com muita facilidade. É um cão muito carinhoso com o dono e os familiares, sendo companheiro e leal. Adora estar na companhia das pessoas.

Gostou de conhecer um pouquinho sobre a raça Pumi? Conhece outras raças raras? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *