A origem da raça Rhodesian Ridgeback está associada aos séculos XVI e XVII, quando os alemães e os holandeses chegaram à África do Sul. Ao chegarem à região, eles fizeram contato com a tribo Khoikoi, cujos cães foram cruzados com os exemplares de Mastifes, Dogue Alemães, Greyhounds, Bloodhounds e Terriers levados pelos imigrantes. Antes do acasalamento com os cães dos Boers (como eram denominados os imigrantes), os cachorros nativos do local se destacavam por uma faixa de pelos no meio das costas, que nascia no sentido oposto do restante da pelagem.

Raça Rhodesian Ridgeback - Características da raça, fotos e vídeos

O reverendo Charles Helm é visto como o principal difusor da raça, por ter levado exemplares para a Rodésia (atual Zimbábue) em 1877. Esses cães se popularizaram devido à sua resistência e ao ótimo desempenho como caçadores, principalmente de grandes animais, como leões. A perseguição ainda é uma prática recorrente em sua terra natal, pois essa raça é bastante destemida e inteligente. Matilhas de Rhodesian Ridgeback tem a seguinte tática: fazem as presas correrem até ficarem exaustas, o que dificulta a defesa.

Em 1992, um grupo de criadores definiu os padrões da raça, que são seguidos até hoje. No Brasil, os Rodhesians já eram encontrados em 1947, mas só a partir da década de1970 apresença foi documentada e as primeiras ninhadas datam de 1984.

Características – Padrões da raça Rhodesian Ridgeback

O Rhodesian Ridgeback possui uma pelagem curta e nas cores caramelo, trigo pálido ou fulvo avermelhado. Além disso, o padrão da raça aceita uma mancha branca no peito.

Raça Rhodesian Ridgeback - Características da raça, fotos e vídeos

A principal característica física da raça é a crista, que precisa ser bem formada e simétrica. O porte do animal é grande, com uma altura que oscila de61 a69 cme peso variável entre 29 e39 kg.

O corpo é musculoso e esguio. Já o crânio é largo e cheio entre as orelhas, enquanto seu pescoço é forte e comprido. As patas são compactas e a cauda tem inserção média, diminuindo na ponta e com uma leve curva para cima quando está levantada e em movimento.

Temperamento da raça Rhodesian Ridgeback

A personalidade da raça é bastante forte, valente e confiante. Se você vai deixar o seu exemplar sozinho por longos períodos, só faça isso se ele for acostumado desde filhote, pois a raça adora o contato humano e não deve ser abandonada.

Raça Rhodesian Ridgeback - Características da raça, fotos e vídeos

Como eles são caçadores por natureza, os Rhodesian Ridgeback precisam ser estimulados constantemente, caso contrário eles podem ficar entediados e até desenvolver comportamentos inapropriados. Para evitar que eles saiam destruindo tudo quer aparecer pela frente, mantenha um programa de exercícios regulares, além da interação com outros cães.

O convívio com outros animais precisa ser incentivado desde cedo, para que o Rhodesian Ridgeback não enxergue os outros bichos como possíveis presas. Apesar de avisarem quando houver algo estranho acontecendo em seu território, eles não são cães de guarda e latem pouco.

Dicas e cuidados com a raça Rhodesian Ridgeback

Como os pelos da raça são curtos, eles não requerem muitos cuidados em relação a esse aspecto, com exceção de escovações para a retirada dos pelos mortos durante as duas épocas de muda.

Da mesma forma que a maioria dos cães de grande porte e de crescimento acelerado, o Rodhesian pode ter displasia coxo-femural e de cotovelos.

Outros problemas comuns à raça são a tiróide, a catarata e a Dermadoid Sinus (DS), também conhecida como cisto de cabelo ou cisto africano. Para diagnosticar qualquer doença é fundamental que você leve o seu cão a uma clínica veterinária. Ao conversar com um veterinário, tente se informar a respeito de todas as características de cada doença.

Além disso, ofereça uma alimentação balanceada e garanta que o seu Rhodesian Ridgeback seja devidamente vacinado.

Fotos da raça Rhodesian Ridgeback

Vídeo da raça Rhodesian Ridgeback


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui