O Schnauzer é uma raça originária da Alemanha e seu nome significa “focinho”em alemão. Osprimeiros exemplares da raça eram utilizados para acompanhar as carruagens em viagens por toda a Europa. Eles costumavam correr ao lado dos cavalos e, às vezes, adiantavam-se e corriam na frente. A presença dos cães nessas viagens era indispensável, pois eles ajudavam a inspecionar o caminho, latindo caso avistassem algum perigo à frente deles.

Raça Schnauzer – Características da raça, fotos e vídeos

A primeira vez que o Schnauzer apareceu foi em 1879. Nessa época, ele era conhecido como Pinscher de Pelo Duro. A principal teoria sobre os cruzamentos que geraram a raça indicam que o Schnauzer surgiu a partir de vários cruzamentos a partir do Pinscher de Pelo Duro. Inicialmente, só se conhecia o Schnauzer Standard (ou Médio), mas com o tempo, apareceram outros dois formatos: Schnauzer Miniatura e Schnauzer Gigante.

Antigamente, o Schnauzer era usado no combate a ratos e muitos acreditam que os pelos longos no focinho ajudavam a proteger o cão das mordidas dos roedores. Durante a Segunda Guerra Mundial, essa raça se popularizou em todo o mundo. No Brasil, o Schnauzer é um dos cães mais populares.

Características – Padrões da raça Schnauzer

O Schnauzer é uma raça atlética, com peito largo e dorso curto. Seus membros são musculosos e avantajados. Por sua vez, a cauda tem inserção alta e costuma ser cortada em torno da 3ª vértebra. O corte é exigido para que a cauda fique ereta.

Raça Schnauzer – Características da raça, fotos e vídeos

A cabeça desse animal é longa e o focinho bastante saliente. Os olhos são escuros e ovais. Já as orelhas apresentam inserção alta e em forma de “V”, caídas para frente. Já o tamanho e o peso variam conforme o tipo de Schnauzer.

A pelagem da raça é dupla, com uma camada externa mais áspera e um subpelo macio e denso. Geralmente, a máscara é escura, podendo ser das seguintes colorações: preto, branco, preto e prata (preto com marcações brancas) ou sal e pimenta (cinza com marcações brancas).

Temperamento da raça Schnauzer

Bastante esperto e carinhoso, o Schnauzer tem o costume de ser possessivo com seus donos. Por conta disso, é preciso controlá-lo desde filhote. Brincadeiras são fundamentais para que ele gaste a energia e os donos não encontrem dificuldades para ensinar a melhor forma de agir, evitando que o cão se torne briguento.

Raça Schnauzer – Características da raça, fotos e vídeos

Os Schnauzers são ágeis cães de guarda e de vigília, pois identificam o perigo rapidamente e não têm medo de defenderem a propriedade e a sua família.

Dicas e cuidados com a raça Schnauzer

Como o Schnauzer tende a comer mais do que poderia, é necessário controlar a quantidade de ração dada ao animal. Já em relação à pelagem, não há necessidade de muitos cuidados. Basta dar banhos quando o cão estiver sujo (no máximo, uma vez por semana). Os principais cuidados com os pelos incluem a escovação e a tosquia na Primavera e no Outono.

Sua expectativa de vida é longa, de aproximadamente 15 anos, podendo viver até mais se o bicho for bem cuidado. Contudo, é preciso atenção aos sinais das seguintes doenças: hipotireoidismo, pancreatite, infecções urinárias e renais e atrofia progressiva da retina.

Além disso, as vacinas devem ser sempre atualizadas e o Schnauzer precisa ser levado a um veterinário com regularidade, para checar a saúde do animal. Por fim, recomenda-se que ele se exercite constantemente e receba bastante atenção de seus donos.

Fotos da raça Schnauzer

Vídeos da raça Schnauzer

 


3 COMENTÁRIOS

  1. meu schnauzer, e lindo chama-se nic, mas ele só atende por filhinho, muito carinhoso meu filho costuma dizer que ele e gente em formato de cão. resumindo e o centro das atraçoes da casa.

  2. Tenho um shnauzer lindo, Snoop, ele tem seis anos, e estamos passando um aperto com ele, a mais de seis meses ele está com uma diarreia crônica e nada resolve, já levamos em três veterinário diferentes! Se alguém puder nos ajudar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui