A raça Shiba Inu, ou simplesmente Shiba, é uma das mais antigas, o que dificulta afirmações precisas em relação à sua origem. Alguns estudiosos acreditam que a raça foi introduzida no arquipélago japonês aproximadamente1000 a.C., mas há quem conteste essa informação.
Especula-se que a raça teve início na China, onde havia cachorros selvagens com características similares. A chegada ao Japão teria acontecido da mesma forma que as migrações humanas, por meio da Coréia.
O que se sabe é que o nome Shiba foi dado na década de 1920, e significa “cão pequeno”. Seu reconhecimento oficial aconteceu em1936. Aprincípio, existiam três variedades da raça (San In Shiba, Mino Shiba e Shin Shu Shiba), cada uma vivia em uma região diferente.
Apesar de ser a menor raça nativa do Japão, esses cães costumavam caçar tanto animais pequenos (aves, lebres e texugos) como bichos grandes (javalis, veados e até ursos).
Depois da Segunda Guerra Mundial, a raça esteve perto da extinção devido a uma epidemia de cinomose, mas o esforço de criadores conseguiu recuperar a criação da raça Shiba, graças ao cruzamento das três linhagens. O padrão atual data de 1992 e se distingui do anterior no que diz respeito à coloração aceita, pois as cores branca e tigrada foram excluídas do padrão.
No Brasil, o Shiba não é muito conhecido. Muitas pessoas confundem a raça com o Akita, que apresenta características semelhantes, mesmo sendo maior.
Características – Padrões da raça Shiba
O Shiba mede de36 a39 cme seu peso oscila entre 9 e14 kg. Já a pelagem é dupla, de comprimento médio, densa e macia. São aceitas as seguintes cores: vermelho, sésamo, preto sésamo, vermelho sésamo e preto com marrom.
Uma peculiaridade dessa raça é o chamado Urajiro, que corresponde a pelos esbranquiçados nas laterais do focinho e das bochechas, embaixo da mandíbula e do queixo, na parte inferior da cauda, na parte interna das pernas e no peito e estômago.
Temperamento da raça Shiba
O comportamento da raça reflete o temperamento típico do Oriente: fidelidade ao dono, reservado com desconhecidos e valentia. O Shiba faz bastante sucesso em seu país de origem porque é um cão muito independente, que não fica o tempo todo tentando agradar seu dono.
Esse cachorro de porte pequeno é muito esperto, atento e brincalhão. Ao passear com ele, é bom levá-lo na coleira, pois ele costuma sair em disparada ao ver algo que chame a atenção. Além disso, essa raça é ideal para acompanhar seus donos em diversas atividades, pois ele é um cão bem resistente.
Se você mora em apartamentos, não terá problemas com um Shiba, afinal, a estatura pequena e o comportamento silencioso e limpo fazem dele um ótimo exemplar para ambientes pouco espaçosos.
Quando não estão satisfeitos com algo, os Shibas emitem um som diferenciado. Outra característica importante é a convivência conflitante com outros cachorros. Por isso, é melhor evitar esse tipo de contato.
Dicas e cuidados com a raça Shiba
Além de vacinas em dia e de uma alimentação balanceada, é preciso escovações diárias, para manter o pelo saudável e bonito.
O Shiba deve consultar um veterinário de confiança com regularidade, pois a raça tem propensão a desenvolver luxação da patela, displasia coxo-femural, catarata, dermatite alérgica e problemas hereditários de visão.
Fotos da raça Shiba
Vídeos da raça Shiba
Amei essa raça! Foi paixão à primeira vista!!!! Tenho uma yorkshire de 2 (dois) anos, eh a Cleo, e ainda vou comprar uma shiba, ano que vem. O nome dela vai ser Bali, e a cor, branca. Soube que não é admitida pelo padrão, mas eu amo essa cor.