Sonhar com cachorro preto: qual o significado?

Pode ser um sinal bom ou ruim depende de cada um. Veja qual é o significado de sonhar com um cachorro preto.

Qual o significado de sonhar com cachorro preto? Muitas pessoas descrevem a cor preta como um sinal de mau agouro, um anúncio de que alguma coisa ruim está por vir. Decerto, a escuridão favorece os acidentes e tocaias, mas há uma certa dose de preconceito na associação. É o caso de sonhar com cachorro preto, que pode ter um significado positivo, dependendo dos outros elementos que compõem a experiência onírica.

Nenhuma interpretação do sonho está totalmente certa ou errada: o significado depende de algumas condições orgânicas e mentais, além dos possíveis elementos sobrenaturais ou paranormais, que são vinculados às crenças pessoais do sonhador – ou do intérprete.

Sonhar com cachorro preto: qual o significado?

Sonhando com cachorro preto

Para a imensa maioria das pessoas, um cachorro, qualquer que seja a cor, é um símbolo de fidelidade, companheirismo e proteção. Neste sentido, um cachorro preto pode significar a aproximação de um evento favorável: ele seria uma espécie de “sombra” do que está por vir.

Por outro lado, ele também pode ser o lado “sombrio” de alguém muito próximo, como um parente ou amigo. Portanto, o significado depende das condições em que o cachorro preto aparece no sonho.

Este sonho pode ser uma representação dos nossos medos e ansiedades, mas também podem ser avisos de que algum perigo está se aproximando. Entre intérpretes de sonhos, a figura do cachorro preto é quase sempre um sinal de que estamos abrigando sentimentos negativos em nosso íntimo, como medo, raiva ou tristeza excessiva.

Sonhar com cachorro preto atacando alguém

Se o cachorro preto aparece no sonho atacando alguém, é um sinal de que alguma pessoa – parente, amigo, colega de trabalho – não é confiável. Se o ataque é contra o próprio sonhador, muito provavelmente ele está prestes a sofrer uma traição – ou, pelo menos, está desconfiado de que um companheiro próximo pode traí-lo a qualquer momento.

Quando o cachorro preto está agressivo, o sonho pode ser um sinal de que uma ameaça está próxima: afinal, os cães mordem apenas quando se sentem agredidos ou intimidados.

Sonhar com cachorro preto bravo

Sonhar com um cachorro preto bravo também pode significar as nossas limitações e defeitos. É provável que o sonhador não esteja sendo muito honesto na autocrítica: o animal feroz surge como a representação dos aspectos sombrios da nossa personalidade, que insistimos em negar ou, pelo menos, justificar de algum modo.

Sonhar com dois cachorros pretos brigando

Dois cachorros pretos brigando indicam que estão ocorrendo desavenças no núcleo familiar. Se eles estiverem atravancando o caminho, essa briga pode ter reflexos imediatos na vida do sonhador: ao ter de escolher um caminho alternativo, será necessário optar por apoiar (ou seguir) um dos dois conhecidos que estão em conflito.

Sonhar com cachorro preto parado

Um cachorro preto parado, apenas observando, pode revelar que o sonhador está preocupado com a avaliação das pessoas que estão à sua volta. O animal representa a sombra das opiniões de amigos e parentes (pessoas importantes na vida).

Quando o cachorro preto está parado, mas não foca a atenção no sonhador, é sinal de que estamos supervalorizando as opiniões dos outros: nós queremos a aprovação para algum projeto ou ideia, mas as pessoas à nossa volta não estão preocupadas com isso.

Sonhar com cachorro preto: qual o significado?

Tamanho do cachorro preto

Quanto maior for o cachorro que surge no sonho, maior será o problema com que estamos lidando – ou, talvez, maior será o valor que estamos dando ao problema. A cor preta simboliza os aspectos externos e objetivos, aos quais nós não podemos interferir.

Para pessoas que sentem medo de cachorros no dia a dia, o sonho com características ameaçadoras deve ser interpretado como um aviso sobre os desafios que a vida propõe. Os elementos considerados negativos (neste caso, um cachorro preto) podem refletir a aproximação de riscos, mas o mais provável é que seja um convite para estudar as formas de superação da situação que está incomodando.

Alguns sensitivos consideram que um cachorro preto amistoso, querendo brincar e pedindo atenção é afeto é o sinal de que um ciclo está chegando ao fim. O sonhador deve entender que o que passou ficou no passado, por mais prazeroso que tenha sido.

Sonhar com cachorro preto e branco

Um cachorro preto e branco simboliza as nossas qualidades e defeitos: as manchas escuras no fundo branco indicam as manchas que reconhecemos em nós. Tentar, no sonho, ignorar o animal é um sinal de que não estamos sabendo lidar com os obstáculos e as limitações.

Interagir com o cachorro preto e branco, por outro lado, indica que o sonhador está se esforçando para vencer as dificuldades e clarear o caminho para as conquistas.

O que é o sonho?

Trata-se de uma experiência ancestral, que acompanha a humanidade há milhares de anos. Diversos outros animais, como os demais primatas, cachorros, gatos, cavalos e até baleias sonham pelo menos durante alguns minutos do sono.

Para a ciência, o sonho é um reflexo das muitas vivências do dia a dia. Nele, quase sempre surgem vultos e lugares familiares: os desconhecidos são quase sempre coadjuvantes. Ele é útil para fixar aprendizados: os bebês, por exemplo, refazem movimentos que aprenderam durante o dia.

Exames neurológicos indicam que os sonhos surgem em um momento específico do repouso noturno (e, às vezes, também durante cochilos rápidos). É o chamado sono REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”). Esta excitação já foi identificada inclusive em fetos, ainda no útero materno.

Mesmo assim, praticamente todos os povos antigos emprestaram aos sonhos características de profecias, previsões e augúrios. O certo é que o sonho reflete as nossas vontades, necessidades e preocupações. Para a psicanálise, eles podem ser um afloramento do inconsciente, onde estão depositados (e reprimidos) os nossos medos e desejos.

Desta maneira, os sonhos são uma espécie de diálogo entre a nossa consciência em vigília e os aspectos ignorados, negligenciados, desvalorizados da nossa vida íntima e de relação. Nos sonhos, é representada simbolicamente a nossa natureza verdadeira.

O psicólogo suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud (o “pai” da psicanálise), que desenvolveu a psicoterapia analítica, os sonhos vão além da apresentação dos desejos e receios reprimidos no inconsciente.

Para Jung, o simbolismo dos sonhos é um guia da nossa existência, que ao mesmo tempo revela o estado íntimo da psique e indica os fatores da nossa experiência cotidiana que precisam ser repensados e reequilibrados. Em outras palavras, os sonhos revelam as ações e pensamentos que precisam ser modificados.

Para diversas correntes filosóficas, o sonho é um desprendimento do ser real – que pode ser chamado de alma, espírito, etc. De acordo com estas interpretações, a psique se afasta do corpo e entra em contato com outros seres e experiências. Ao despertar, as informações e conhecimentos assimilados surgem em forma de signos, cuja interpretação auxilia nas ações do dia a dia.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas