Você está aqui: Home > Raças > Fila Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos

Fila Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos



A raça Fila foi a primeira brasileira a ser reconhecida pela FCI, ou Federação Internacional de Cinofilia. Sua origem data da época das colonizações do Brasil e acredita-se que a raça tenha se originado do cruzamento com raças que foram trazidas pelos portugueses na época, tais como Mastiff Inglês, Bloodhound e Buldogue.

Fila Brasileiro   Características da raça, fotos e vídeos

Os Filas Brasileiros exerceram muitas atividades antigamente, tais como recaptura de escravos e proteção dos Bandeirantes quando onças ou outros animais apareciam em seus caminhos.

O cachorro Fila Brasileiro alcançou grande popularidade entre os anos de 1970 e 1980, sendo que até hoje está entre as dez raças mais populares.

Características – Padrões da raça Fila Brasileiro

Existem diversos padrões de cores aceitos para a pelagem dos Filas Brasileiros. Cachorros malhados, totalmente brancos ou azuis não são aceitos, sendo que as versões sólidas e tigradas são as mais comuns.

Fila Brasileiro   Características da raça, fotos e vídeos

Os cães machos medem de 65 a 75 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas possuem de 60 a 70 centímetros de altura. O peso mínimo dos machos é de 50 kg e para as fêmeas este valor desce para 40 kg.

Em função de seu tamanho, é bastante comum que os exemplares da raça apresentem torção gástrica, muito recorrente quando os cães ingerem grandes quantidades de comida de uma só vez, displasia coxo femural e de cotovelo, inflamações do intestino e do estômago e complicações no parto, visto que as cadelas normalmente dão à luz diversos filhotes.

Temperamento da raça Fila Brasileiro

Até meados dos anos 70 era bastante comum que a imagem do cachorro Fila Brasileiro estivesse associada à agressividade e violência. Foi então que uma entidade de cinofilia brasileira, a CBKC, decidiu alterar os padrões da raça. Os criadores começaram então a promover cruzamentos entre os exemplares menos agressivos e a promover a socialização. O padrão agressivo da raça, no entanto, não sumiu por completo, uma vez que o Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro, que não concordou com as mudanças de padrão impostas, decidiu preservar a agressividade dos cães, inclusive uma característica bastante comum da raça antigamente, a de total aversão a pessoas estranhas.

No geral, os cães da raça Fila Brasileiro apresentam um temperamento forte e precisam de donos que saibam impor limites. Os cães são ainda bastante apegados à família, muito tolerantes com crianças e se comportam de maneira segura e serena. É característico da raça também a coragem.

Dicas e cuidados com a raça Fila Brasileiro

Quando se adquirir um filhote de Fila Brasileiro é importante que não se deixe o cão exposto a pisos excessivamente lisos, que podem ocasionar lesões às articulações ainda não desenvolvidas por completo.

Fotos da raça Fila Brasileiro

Vídeos da raça Fila Brasileiro

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

18 Comentários para “Fila Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. benjamim disse:

    eu amo a raça fila eu tenho um de quatro messes

  2. DEILSON GOMES disse:

    sou dono rescem adquirido de um fila brasilheiro malhado e lindão e fiquei muito contente com as informações sobre a raça.
    obrigado!!!
    continuem.

  3. valeria ferreira rodrigues disse:

    Eu amo cães de porte alto, forte. tenho duas filas, amo elas, mas são teimosas de mais. o que posso faser para educa-las um pouco melhor.
    obrigada valeria.

  4. simone yonamine disse:

    sou do vale do ribeira e gostaria de adquirir um filhote de cao fila, alguem poderia me indicar um canil mais proximo da minha cidade? que se chama pedro de toledo

  5. luis disse:

    tengo un cachorro fila de 3 meses, y me gustaria tener otro, es muy dificil criar 2 cachorros machos juntos? da problema? gracias por las respuestas.

  6. Camili disse:

    eu acho ele o cachorro mais feio que tem

  7. yasmin disse:

    eu amooooooo a raça fila,tenho 5 filhotes de 13 dias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. EU TENHO UM FILA DE 3 MESES E O CACHORRO MAIS LINDO MAIS FORTE E LE PROTEGE MUITO BEM

  9. eu tenho um fila de 3 meses ele e muito lindo nunca fez raiva ao povo ele e otimo para cria em casa

  10. danilolucas disse:

    tenho uma fila de 10 meses ela é linda e muito forte=”))

  11. João Brito disse:

    Eu tenho um fila de 05 meses, gostaria de adquiri uma fila fêmea, alguém pode e ajudar adquiri-la? por favor!..

  12. rodrigo disse:

    tenho um de e poucos quilos.

  13. CLAUDIO RIOS disse:

    Amigos, fui criador da melhor época do Fila no Brasil, meados dos anos 70, onde eram muitas as exposições desta maravilhosa raça. Foi quando o Dr. Paulo Santos Cruz determinou o que realmente era a raça pura. Tive um grande Campeão ( BALAUM DA ALDEIA DOS VENTOS ) filho do famos TRINITI o Best in Show da época, e também vendi muitos filhotes a personalidades famosas. Muito me entristece com a raça decaiu, é muito ver filas nas ruas ou em casa, chácaras, fazendas, etc. Mas pra mim continua sendo o melhor cão da face da terra. Parabenizo aqueles que ainda continuam com a criação.
    Abçs

  14. jhuly paz disse:

    eu tenho ama cadela da raça fila ,e ela e muito danada derruba tudo que ve pela frente ,mais e muito querida e amada pela familia amamos mito ela o nome dela e pretinha

  15. Ganhamos um fila de presente, ela tem 4 meses, mas nao sei se ela é pura , como faço pra ter certeza que ela é ? Ela é toda manchada, so que sua cor é preta . Ainda é considerado com fila ?

  16. Lucas disse:

    Boa noite, gostaria de saber se posso fazer um cruzamento de uma fila tigrada com um macho amarelo (sólido)? Como serão os filhotes?

  17. dani disse:

    Meus pais já tiveram uma fila brasileira e me mentira esse negocio dela ser agressiva q idiotice

Faça o seu Comentário