Fila Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Fila foi a primeira brasileira a ser reconhecida pela FCI, ou Federação Internacional de Cinofilia. Sua origem data da época das colonizações do Brasil e acredita-se que a raça tenha se originado do cruzamento com raças que foram trazidas pelos portugueses na época, tais como Mastiff Inglês, Bloodhound e Buldogue.

ACOMPANHE CÃES ONLINE!
Inscreva-se no Canal: https://goo.gl/HU37EA
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/caesonline/
Participe do Grupo: https://www.facebook.com/groups/caesonline/
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/caes.online

Os Filas Brasileiros exerceram muitas atividades antigamente, tais como recaptura de escravos e proteção dos Bandeirantes quando onças ou outros animais apareciam em seus caminhos.

O cachorro Fila Brasileiro alcançou grande popularidade entre os anos de 1970 e 1980, sendo que até hoje está entre as dez raças mais populares.

Características – Padrões da raça Fila Brasileiro

Existem diversos padrões de cores aceitos para a pelagem dos Filas Brasileiros. Cachorros malhados, totalmente brancos ou azuis não são aceitos, sendo que as versões sólidas e tigradas são as mais comuns.

Os cães machos medem de 65 a 75 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas possuem de 60 a 70 centímetros de altura. O peso mínimo dos machos é de 50 kg e para as fêmeas este valor desce para 40 kg.

Em função de seu tamanho, é bastante comum que os exemplares da raça apresentem torção gástrica, muito recorrente quando os cães ingerem grandes quantidades de comida de uma só vez, displasia coxo femural e de cotovelo, inflamações do intestino e do estômago e complicações no parto, visto que as cadelas normalmente dão à luz diversos filhotes.

Temperamento da raça Fila Brasileiro

Até meados dos anos 70 era bastante comum que a imagem do cachorro Fila Brasileiro estivesse associada à agressividade e violência. Foi então que uma entidade de cinofilia brasileira, a CBKC, decidiu alterar os padrões da raça. Os criadores começaram então a promover cruzamentos entre os exemplares menos agressivos e a promover a socialização. O padrão agressivo da raça, no entanto, não sumiu por completo, uma vez que o Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro, que não concordou com as mudanças de padrão impostas, decidiu preservar a agressividade dos cães, inclusive uma característica bastante comum da raça antigamente, a de total aversão a pessoas estranhas.

No geral, os cães da raça Fila Brasileiro apresentam um temperamento forte e precisam de donos que saibam impor limites. Os cães são ainda bastante apegados à família, muito tolerantes com crianças e se comportam de maneira segura e serena. É característico da raça também a coragem.

Dicas e cuidados com a raça Fila Brasileiro

Quando se adquirir um filhote de Fila Brasileiro é importante que não se deixe o cão exposto a pisos excessivamente lisos, que podem ocasionar lesões às articulações ainda não desenvolvidas por completo.

Fotos da raça Fila Brasileiro

Vídeos da raça Fila Brasileiro

26 Comentários

Deixe um comentário
  1. sou dono rescem adquirido de um fila brasilheiro malhado e lindão e fiquei muito contente com as informações sobre a raça.
    obrigado!!!
    continuem.

  2. Eu amo cães de porte alto, forte. tenho duas filas, amo elas, mas são teimosas de mais. o que posso faser para educa-las um pouco melhor.
    obrigada valeria.

  3. sou do vale do ribeira e gostaria de adquirir um filhote de cao fila, alguem poderia me indicar um canil mais proximo da minha cidade? que se chama pedro de toledo

  4. Amigos, fui criador da melhor época do Fila no Brasil, meados dos anos 70, onde eram muitas as exposições desta maravilhosa raça. Foi quando o Dr. Paulo Santos Cruz determinou o que realmente era a raça pura. Tive um grande Campeão ( BALAUM DA ALDEIA DOS VENTOS ) filho do famos TRINITI o Best in Show da época, e também vendi muitos filhotes a personalidades famosas. Muito me entristece com a raça decaiu, é muito ver filas nas ruas ou em casa, chácaras, fazendas, etc. Mas pra mim continua sendo o melhor cão da face da terra. Parabenizo aqueles que ainda continuam com a criação.
    Abçs

    • poxa comprei um fila macho ele tem 3 mês já esta estranhado ele não deixa passar a mão nele se ele não conhece,isso e normal já esta atacando pessoas estranha e serio todo mundo fica de boca aberta kkkk eu também fico …. ele e valente de mais….

  5. eu tenho ama cadela da raça fila ,e ela e muito danada derruba tudo que ve pela frente ,mais e muito querida e amada pela familia amamos mito ela o nome dela e pretinha

  6. Ola alguem sabe me responder se uma cadela fila cruzada cm pitbull , os filhotes dela cruzado cm um fila puro ele fik grande? E parecido cm pitbull??

  7. Tenho uma fila tigrada a pelagem! E o nome dela é Tigresa,dos olhos azuis tem só 4 meses,companheira e amorosa,adoro essa raça.

  8. Sem comentários,….os Filas Brasileiros puros por origem., são os Filas da criação do Dr. Paulo Santos cruz. CANIL PARNAPUAN. Infelizmente a política tentou acabar com esses cães….mas ainda sobrevive em algumas fazendas e temos alguns criadores de sensibilidade e conhecedor do que é realmente um Fila “puro”.
    Abraços

  9. Tenho 2 casais de Fila Brasileiro, moro em sítio e tenho criação de ovelhas, meus cães são mansos e obedientes, nunca tive problemas com outros animais e eles, tenho gatos, patos, galinhas de angola etc… é a melhor raça de cães, só não gostam de estranhos, o que é ótimo para defesa do território

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *