Fila Brasileiro – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Fila foi a primeira brasileira a ser reconhecida pela FCI, ou Federação Internacional de Cinofilia. Sua origem data da época das colonizações do Brasil e acredita-se que a raça tenha se originado do cruzamento com raças que foram trazidas pelos portugueses na época, tais como Mastiff Inglês, Bloodhound e Buldogue.

Os Filas Brasileiros exerceram muitas atividades antigamente, tais como recaptura de escravos e proteção dos Bandeirantes quando onças ou outros animais apareciam em seus caminhos.

O cachorro Fila Brasileiro alcançou grande popularidade entre os anos de 1970 e 1980, sendo que até hoje está entre as dez raças mais populares.

Características – Padrões da raça Fila Brasileiro

Existem diversos padrões de cores aceitos para a pelagem dos Filas Brasileiros. Cachorros malhados, totalmente brancos ou azuis não são aceitos, sendo que as versões sólidas e tigradas são as mais comuns.

Os cães machos medem de 65 a 75 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas possuem de 60 a 70 centímetros de altura. O peso mínimo dos machos é de 50 kg e para as fêmeas este valor desce para 40 kg.

Em função de seu tamanho, é bastante comum que os exemplares da raça apresentem torção gástrica, muito recorrente quando os cães ingerem grandes quantidades de comida de uma só vez, displasia coxo femural e de cotovelo, inflamações do intestino e do estômago e complicações no parto, visto que as cadelas normalmente dão à luz diversos filhotes.

Temperamento da raça Fila Brasileiro

Até meados dos anos 70 era bastante comum que a imagem do cachorro Fila Brasileiro estivesse associada à agressividade e violência. Foi então que uma entidade de cinofilia brasileira, a CBKC, decidiu alterar os padrões da raça. Os criadores começaram então a promover cruzamentos entre os exemplares menos agressivos e a promover a socialização. O padrão agressivo da raça, no entanto, não sumiu por completo, uma vez que o Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro, que não concordou com as mudanças de padrão impostas, decidiu preservar a agressividade dos cães, inclusive uma característica bastante comum da raça antigamente, a de total aversão a pessoas estranhas.

No geral, os cães da raça Fila Brasileiro apresentam um temperamento forte e precisam de donos que saibam impor limites. Os cães são ainda bastante apegados à família, muito tolerantes com crianças e se comportam de maneira segura e serena. É característico da raça também a coragem.

Dicas e cuidados com a raça Fila Brasileiro

Quando se adquirir um filhote de Fila Brasileiro é importante que não se deixe o cão exposto a pisos excessivamente lisos, que podem ocasionar lesões às articulações ainda não desenvolvidas por completo.

Fotos da raça Fila Brasileiro

Vídeos da raça Fila Brasileiro

19 Comentários

Deixe uma resposta