A castração serve não só para evitar uma gravidez indesejada para os cães, mas ela também pode prevenir muitas doenças. Saiba mais sobre o procedimento e a sua importância para o bem estar do cão.

Você sabe qual a importância da castração para os cães? Infelizmente, ainda existem muitos tabus em torno deste assunto, mas a castração pode proporcionar muitas melhoras e garantir um bem estar para o animal. Ela pode apresentar diversas vantagens para as fêmeas como a ausência de comportamentos sexuais, prevenção do risco de infecção e trauma para o coito, evita infecções uterinas, diminui o risco do tumor de mama, evita o stress emocional do cio, assim como, o físico e evita gravidez indesejada.

A importância da castração

Em relação aos mitos da castração, os mais comuns são:

– O acasalamento deixa os cães mais inteligentes
– Se o cão não for castrado, ele vai ficar triste e deprimido.
– A cadela precisa cruzar uma vez antes de ser castrada
– A cirurgia da castração é difícil e o cachorro pode vir a falecer. Muito pelo contrário, o procedimento é simples e o cão não precisa ficar internado, ou seja, ele retorna para a casa no mesmo dia.

A idade correta para a castração é depois dos 4 meses, mas o recomendado para a fêmea é que ela seja castrada antes que ocorra o primeiro cio. Existem algumas situações em que o procedimento é obrigatório como os cachorros que possuem problemas genéticos transmissíveis como, por exemplo, a displasia, problemas de pele que são crônicos, entre outros.

Outra situação em que é recomendada a castração é quando os cães que ficam soltos e podem ter contato físico com outros animais, desta maneira evita-se a gravidez indesejada, assim como, a transmissão de doenças venéreas. Outra situação comum para o procedimento é quando a pessoa possui vários cães de sexo diferentes.

Desta maneira, a castração possui muitos benefícios para a saúde do cão, e a vantagem é que este procedimento não é complicado, pelo contrário, é simples e rápido. Depois da castração, os cães não, necessariamente, vão aumentar o peso, e, além disso, muitos cachorros são abandonados nas ruas, ainda filhotes ou recém-nascidos, e essa situação poderia ser mudada com a castração.

Portanto, quem deseja realiza o procedimento deve procurar um veterinário de confiança para que ele possa fazer a castração. O profissional vai explicar todo o procedimento e esclarecer as dúvidas. Lembre-se de que o procedimento é bem simples tanto nos cães machos, quanto nas fêmeas, por isso, não precisa ter receio.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui