Água: fundamental para a saúde do cão

A água é essencial para manter o cão hidratado e livre de muitas doenças. Saiba o porquê ela é tão importante para a saúde do seu melhor amigo!

A água é de fundamental importância para manter a saúde e bem estar do cão. É fundamental que os donos monitorem a ingestão de água, porque ela previne muitas doenças, além de manter o seu melhor amigo sempre hidratado e saudável. Desta forma, no decorrer do dia a dia verifique se o cachorro esta bebendo água e se hidratando bem, principalmente, nos dias de muito calor.

Geralmente, um cachorro deve beber, em média, 15 a 30 mL de água para cada 0,5 kg de peso corporal por dia. Por exemplo, se um filhote pesa, aproximadamente, 9 Kg ele deveria ingerir por dia 300 mL a 600 mL de água, para manter uma boa hidratação.

As vasilhas de água dos cães, também, devem ser trocadas com frequência. Ou seja, tenha o hábito de trocar a água diariamente, porque o líquido parado pode formar um resíduo que auxilia na formação de fungos e bactérias, e isso prejudica a saúde do seu melhor amigo.

Após a alimentação, é comum sobrarem alguns resíduos alimentares na água. Por isso, fique atento e se notar alguma sujeira troque a água da vasilha. Porém, lembre-se de também lavar a vasilha e limpá-la bem de modo que toda a sujeira seja removida.

Existem fatores que contribuem para uma maior ingestão de água, dentre alguns podem-se citar:

Clima quente: no verão, é comum os cães beberem uma maior quantidade de água devido ao calor. Por isso, mantenha sempre a água do seu melhor amigo limpa e fresca.
Exercícios: durante o passeio carregue água suficiente para que o cachorro possa se manter hidratado . É comum que eles sintam a necessidade de água.

Alimentação: cães que têm o costume de comer apenas rações, costumam sentir mais sede. É importante que se evitem alimentos que tenham muito sódio na composição, porque eles aumentam a sede.

Remédios: a ingestão de água pode ser maior ou menor em cães que estejam tomando algum tipo de medicamento. Por isso, é fundamental conversar com o veterinário para saber a quantidade correta.

Doenças: existem algumas doenças que aumentam a ingestão de água como diabetes e infecção na bexiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *