O aleitamento artificial auxilia na alimentação do filhote, ajudando-o a crescer forte e saudável. Veja dicas!

A sua melhor amiga já teve filhotinhos? Muitas vezes, as cachorrinhas têm um número maior de filhotes, que podem amamentar ou devido a uma dieta fraca durante a gestação, quando pare, elas podem ficar fracas, sem força ou mesmo ter alguma deficiência metabólica. Nestes tipos de situações, para garantir uma alimentação e nutrição adequada para os filhotes, o aleitamento artificial é adequado.

O que é o aleitamento artificial?

É uma forma de manter os filhotes nutridos, para que eles possam crescer fortes e saudáveis. Quando as cachorras podem amamentar adequadamente os seus filhotes, o aleitamento artificial é considerado um auxílio para ajudar na nutrição. Entretanto, quando a cachorra apresenta algum tipo de problema e não pode amamentar, o aleitamento artificial é utilizado para garantir a nutrição adequada. Requer muita dedicação, amor e carinho.

Como os cães vão aprender que devem mamar na mamadeira?

No início, toda a família deverá ajudar e o leite oferecido aos filhotes deve estar sempre morno e fresco. Além disso, lembre-se de que os filhotes ainda não conseguem mama, por isso, as pessoas devem ajuda-lo. Os cachorrinhos devem ficar na posição de como é amamentado pela mãe, ou seja, com a barriguinha para baixo e com a cabeça elevada.

A quantidade de leite administrada a cada vez deve ser pequena, porque o estômago ainda é pequeno. Assim, peça auxílio ao veterinário, para orientar sobre a quantidade certa de leite que deve ser administrada, o tempo médio, entre outras informações sobre o aleitamento artificial. É importante que consulte um veterinário, para que ele possa passar o procedimento da forma correta.

Que leite é usado para aleitamento artificial?

Nos Pet’s Shop existem leites específicos para os próprios filhotes. Desta forma, você pode procurar nos estabelecimentos. Além disso, aos cachorros lactantes não devem ser oferecidos leite de vaca, porque pode causar deficiência nutricional ou mesmo diarreia. Você sabia, por exemplo, que o leite de vaca conta com menos proteína e gorduras, e possui uma quantidade maior de lactose, do que o leite das cachorras?

Portanto, não dê leite de vaca para os cachorrinhos, porque contempla uma alta quantidade de lactose e possui pouca gordura.

Por isso, é importante consultar um veterinário para maiores informações e esclarecimentos, para essa situação. Assim, o aleitamento artificial auxilia a manter a saúde e a boa alimentação dos cães filhotes.

Gostou das dicas? Você já fez ou conhece alguém que realizou a técnica do aleitamento artificial? Como foi?

1 COMMENT

  1. A pouco mais de um mês, meu namorado achou 10 filhotes, com menos de um mês de vida num caixote largado num terreno baldio. Não tivemos outra alternativa senão em cuidar deles com aleitamento artificial, não podíamos comprar o leite para pets, que seria indicado porém muito caro, então compramos o leite em pó normal e enrriquecemos com farinha lactea, alimentávamos eles de 3 em 3 horas. Depois de 4 dias começamos a perceber alguns dentinhos e introduzimos ração molhada, tipo papa mesmo, até batíamos no liquidificador, e eles comeram muito bem, foram crescendo e logo ja pudemos dar a ração pra filhotes seca, uma bem pequenina. Foi muito rápido nesse caso, eu morri de medo deles ficarem com fome, não sobreviverem, mas no fim todos ficaram muito fortes. Hoje todos eles ja tem um lar, meus filhos eternos <3

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here