Que tal ensinar um comando divertido para o seu melhor amigo? Veja como ele pode aprender o comando “Procure”!
Nada melhor, que brincar com o seu melhor amigo, não é? Que tal ensinar a ele o comando “procura”, que é um jogo divertido e fácil para ele aprender? Além de ser uma atividade muito divertida, o jogo auxilia no desenvolvimento da sensibilidade olfativa. Além disso, este comando é ideal manter o cão entretido, principalmente, em dias chuvosos.
Inicialmente, escolha uma guloseima que ele adore como, um biscoito, por exemplo. Mas, lembre-se de que deve ser um petisco específico para cães. (não é bom dar comida para o seu melhor amigo, porque pode fazer mal).
A ideia principal é fazer com que o cachorro associe o “comando” procure com algo agradável e delicioso. Um bom petisco, por exemplo, são àqueles tem tamanho pequeno e cheiro forte. Quando o cachorro estiver sentado, mostre a ele a guloseima e faça coo que ele permaneça sentado.
Depois, afaste-se, aproximadamente, dois passos e coloque o petisco no chão e volte para o seu cachorro e repita com firmeza:” procure”. Assim, que ele chegar próximo a guloseima elogie-o bastante. Use frases do tipo “ Muito bom”, “Parabéns”, “Isso ai”. Depois, que ele comer o petisco elogie, novamente. Essa fase há duas situações: a primeira em que ele aproxima do petisco e depois quando o cão come. Ambas devem ser elogiadas, certo?
Durante o treinamento aumente a distância em que o cão tem que andar para encontrar a guloseima, mas sempre deixe o petisco a vista dele. Inicie com três ou quatro passos, e se o cachorro tentar levantar faça com que ele fique no lugar, até você determinar que ele pode ir até o petisco, por meio do comando “ procure”.
À medida que ele for aprendendo, vá aumentando a dificuldade do comando, ou seja, coloque a guloseima atrás de uma perna de mesa ou de outro objeto que desejar.
Porém, é importante que o seu melhor amigo esteja sempre observando. Sempre que ele encontrar a recompensa, faça muitos elogios. Desta forma ele vai associar a palavra “procure” com a recompensa.
Escolha um local para fazer o treinamento e somente após ele ter assimilado mude o local. As dificuldades devem ser aumentadas de forma gradual e aos poucos. Além disso, lembre-se de que seu melhor amigo pode aprender em poucos minutos ou dia. Por isso, durante o treinamento tenha paciência, amor e muito carinho com ele.
Lembre-se de elogiá-lo bastante a cada novo aprendizado.