As causas das tosses nos cães

Por

Você já viu seu cachorro tossir? Sabe por que isso acontece? Que tal aprender um pouco sobre as tosses nos cães?

Você já viu seu melhor amigo tossir? A tosse é comum nos cães, principalmente, nos dias frios do inverno, por exemplo. Mas, você já se perguntou por que ela acontece? Quais são as causas e o que você pode fazer para ajudar o seu melhor amigo? Que tal aprender por meio deste artigo um pouco mais sobre as tosses nos cães? Vamos, lá?

causas-tosses-nos-caes

A tosse consiste em uma resposta do organismo do cachorro. Este reflexo é provocado devido ao resultado de uma irritação mecânica ou química de várias partes do corpo, tais como faringe, laringe, entre outras. Mas, quais os sintomas que provocam a tosse nos cães? Os motivos são vários, mas as principais causas são:

– Inflamações diversas, bronquite ou até mesmo pneumonia.

– Problemas no coração, também, podem causar tosses nos animais como, por exemplo, a formação de êmbolos na região.

– Insuficiência pulmonar ou edema no local podem ser responsáveis por tosses

– Traumatismos, presença de corpo físico estranho, gases irritantes, inalação de líquido ou sólido tendem a provocar tosse nos cães também.

– Alguns parasitas também, tais como: larva migrans visceral e Pneumocistose

Todavia, existem alguns fatores que são responsáveis por desencadear tosses diárias e que não precisam de estímulo como, por exemplo, bronquite e a pneumonia.

Essas crises agravam-se muito pela frequência, assim como, pelo exercício.

Você já viu seu melhor amigo tossindo, após comer? Por exemplo, ele acabou de comer a ração e, em seguida, já começou a tossir? Essa situação pode ser decorrente devido à obstrução das vias aéreas respiratórias.

Além disso, é fundamental prestar atenção ao “som” da tosse do seu melhor amigo, porque ele pode indicar a causa.

– Se a tosse for mais úmida e suave, pode indicar um tipo de pneumonia ou alergia por causa de algum líquido que seu cachorro bebeu.

– Se a tosse for mais seca, pode representar origem cardíaca, bronquite, traqueobronquite, tonsilite ou até mesmo alergia.

– Se o som lembrar “grasnar dos gansos” pode indicar problemas relacionados à traqueia.

O que fazer se você notar que seu melhor amigo está tossindo? Você deve leva-lo imediatamente ao veterinário, para que ele possa falar a causa da tosse, assim como, indicar os melhores e principais tipos de tratamento. Desta forma, se você notar que seu cachorro está tossindo, leve-o ao veterinário, certo? Não dê medicamentos por conta própria ao seu cachorro, porque pode ser muito prejudicial para a saúde dele.

Gostou de aprender um pouquinho mais sobre a tosse nos cães? Compartilhe a sua opinião com a gente aqui no blog!